TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA - Antimicrobianos e Resistência Microbiana

Por:   •  23/5/2022  •  Resenha  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE PESCA E AQUICULTURA
ALUNO: MATHEUS JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA SILVA

Resenha Critica

Nogueira, Léa Lemos; Marquetti, Cesar; Ribeiro, Leandro; Panetta, José Cezar. RESÍDUOS DE ANTIMICROBIANOS EM SALMÃO DO ATLÂNTICO (Salmo salar L. 1758): ASPECTOS ECONÔMICOS, AMBIENTAIS E SANITÁRIOS.  Ciências da saúde, São Paulo,  Higiene alimentar ; 31(264/265): 18-23, 27/02/2017.

O ramo da aquicultura é um campo de produtividade animal o qual demonstra ascensão em larga escala e, tal e qual em qualquer sistema intensivo, nele igualmente é necessário a utilização de medicamentos veterinários, como os antimicrobianos. O emprego desorientado pode provocar à ocorrência de incontáveis questões de caráter sanitário, entre as quais a chance de seleção de estirpes bacterianas resistentes ao agente originariamente aplicado, o qual tem sua eficiência extremamente reduzida ou anulada e possibilitando, por essa razão, uma série de bacterioses que podem influenciar decisivamente o rendimento e a produtividade da exploração aquícola mostrando assim, a importância do controle e bom manuseio de tais substancias.

O artigo publicado dá ênfase no cultivo do salmão do Atlântico (Salmo salar L, 1758), onde o Chile o país produtor referenciado, já que ocupa o segundo lugar no ranking mundial dos produtores de salmonídeos, tendo sua produção exportada para muitos países e sendo o Brasil um de seus importadores, tem sido caracterizado pela sua utilização relevante de antimicrobianos (FORTT; BUSCHMANN, 2007). Apuração feita pelo Servicio Nacional de Pesca y Acuicultura (Sernapesca) do Chile, descobriu que o Salmão do Atlântico caracteriza 70% na participação de porcentagem com uso de antimicrobianos, e em segundo lugar, a Truta Arco Iris com 18% (CHILE, 2014).  Antimicrobianos são substâncias com peculiaridade químico ou biológico eficazes de impedir a proliferação microbiana. Todavia, nas produções racionais de peixes, o emprego de antimicrobianos é capaz de provocar o surgimento de estirpes resistentes de micro-organismos saprófitos, diminuindo a riqueza das criações e, apesar de micro-organismos patogênicos, prejudicando a saúde pública. Consentem entre os antimicrobianos licenciados apto a uso em peixes: oxitetraciclina, ácido oxolínico, flumequina, amoxicilina, florfenicol.

Com base nos dados sobre a utilização de antimicrobianos, fica evidente a necessidade de que haja um maior controle não só entre os produtores, mas também pelas autoridades sanitárias, para que não seja acarretado: efeitos negativos no consumo humano, disseminação de bactérias resistentes, contamino meio aquático e que não prejudique o bem estar animal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (279.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com