TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional, Criatividade, Inovação, Produtividade e Competitividade

Por:   •  27/5/2018  •  Dissertação  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 2

Duque de Caxias, 21 de Maio de 2018

Universidade Unigranrio

Graduação: Administração

Cultura Organizacional, Criatividade, Inovação, Produtividade e Competitividade.

O conceito de cultura organizacional é tudo que envolve a rotina de uma empresa e funciona como diretriz para guiar o comportamento e pensamento de seus membros, ou seja, suas práticas, hábitos, comportamentos, valores, princípios, crenças, políticas, sistemas...

Cultura organizacional e liderança andam lado a lado. Sendo assim, é importante que as pessoas mais influentes na organização decidam o que é bem aceito e praticado lá dentro.

E por que isso é importante? Sem a cultura organizacional provavelmente qualquer outra ação em gestão de pessoas é ineficiente. De que adianta trazer o melhor profissional para a sua empresa se você não souber se ele estará alinhado com a cultura? De que adianta você ter uma empresa com desempenho excepcional se o ambiente de trabalho não é bom?

Schein define cultura de uma forma interessante: Cultura organizacional é um padrão de premissas básicas compartilhadas que foram aprendidas por um grupo, na medida em que resolveram seus problemas de adaptação externa e integração interna, um aprendizado compartilhado. 

A empresa SquarSpace me chama muita atenção neste quesito pois a sua cultura organizacional é horizontal e focada na flexibilidade. Por exemplo, ela permite que os funcionários negociem seus períodos de férias, frequentem cursos EAD e consumam produtos culturais que mais acharem interessantes. Na Square Space, trabalha-se com liberdade para que todas as vozes sejam ouvidas. Essa liberdade que os funcionários tem é de suma importância para o crescimento da empresa, pois com isso os funcionários se dedicam e se empenham cada dia mais. Pensam, criam e desenvolvem novos conceitos, estratégias, técnica, etc. Isso ajuda no crescimento da organização e o que toda empresa quer e precisa é de funcionários que gostam daquilo que fazem.

A cultura organizacional muita das vezes atraem os colaboradores, em alguns casos não, mas na empresa SquarSpace é bastante aceita pelos seus funcionários, fazer assim que eles se agradem ao máximo da organização.

Além da cultura organizacional, as empresas devem ter criatividade e inovação. Um país, uma empresa ou qualquer outra organização que almeje se manter à frente de seus competidores, precisará de sistemas inovadores e criativos. E não se trata apenas de inovações científicas ou criação de demandas inteiramente novas, com foco total nos clientes e consumidores potenciais, mas em tudo: como se executa os serviços, como vende, como posiciona o produto no mercado, etc. A importância e necessidade real para o sucesso organizacional, a busca de um diferencial, oferecer algo mais ao cliente, atrair preferências, estabelecer estratégia diferenciada, se adaptar às mudanças, modificar produtos e buscar soluções para os problemas, fugindo do convencional, são os principais fatores a serem trabalhados, por meio da multiplicação de ideias. A multiplicidade de ideias, produtos e serviços criativos e inovadores são transformados em vantagem competitiva para a empresa, isso leva a necessidade de melhoria no relacionamento humano interno, deste modo o aumento da produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (455.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com