TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ACESSIBILIDADE DOS PONTOS DE PARADA LOCALIZADOS AO LONGO DO TRAJETO DE UMA LINHA DE ÔNIBUS: ESTUDO DE MOBILIDADE

Por:   •  6/12/2017  •  Artigo  •  4.159 Palavras (17 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 17

ACESSIBILIDADE DOS PONTOS DE PARADA LOCALIZADOS AO LONGO DO TRAJETO DE UMA LINHA DE ÔNIBUS: ESTUDO DE MOBILIDADE.

Hector Vinícius Muniz Figueiredo

MSc. Kattylinne de Melo Barbosa

Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Escola Superior de Tecnologia – EST

RESUMO

O presente trabalho avalia a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida bem como aspectos relacionados à qualidade nas paradas localizadas no itinerário de uma linha de ônibus na cidade de Manaus-AM. Confirmando-se a hipótese de que estes espaços possuem falhas nos aspectos de mobilidade e acessibilidade potencial para pessoas com deficiência, o trabalho apresenta uma proposta de solução a esta problemática através de um projeto executado de acordo com as diretrizes impostas pelas normas regulamentadoras. Para tanto, algumas atividades visando a obtenção de dados foram executadas conforme apresentado na metodologia. Os resultados obtidos refletem a atual necessidade de intervenções e adequações nos pontos de ônibus na cidade de Manaus, confirmando assim a precariedade com relação aos preceitos de acessibilidade e mobilidade.

ABSTRACT

The present study evaluates the accessibility for people with reduced mobility as well as aspects related to the quality in the stops located in the itinerary of a bus line in the city of Manaus-AM. Confirming the hypothesis that these spaces have flaws in the aspects of mobility and potential accessibility for people with disabilities, the paper presents a proposal to solve this problem through a project executed according to the guidelines imposed by the regulatory norms. To do so, some activities aimed at obtaining data were executed as presented in the methodology. The results obtained reflect the current need for interventions and adjustments at the bus stops in the city of Manaus, thus confirming the precariousness regarding the accessibility and mobility precepts.

1.  INTRODUÇÃO

De acordo com Braga (2014), o desenvolvimento socioeconômico de uma cidade está ligado diretamente à correta gestão e planejamento do sistema de transporte público urbano, nesse contexto, o transporte coletivo se transformou em um serviço imprescindível a ser oferecido à população tipicamente urbana.

O deslocamento por transporte público quase sempre envolve as seguintes fases: caminhada a pé até o local de embarque, espera pelo ônibus e por fim, deslocamento do desembarque até o destino final. Na maioria das vezes, para se completar a viagem, ainda é necessário que o usuário faça a transferência de um veículo para outro (MARRARA, 2015).

Assim, o ponto de parada figura-se como o elo de ligação entre o sistema de circulação de pedestres (calçadas) com o sistema de transporte coletivo por ônibus. Sua inexistência torna impossível a interação entre o usuário e o sistema, por isso as paradas tornam-se importantes elementos de coesão (CARVALHO E SILVA, 2007).  

Uma parada de ônibus que atenda a necessidade de todos, deve ser acessível, informativa e funcional, para que o direito de uso do transporte público seja integral e proporcione o ir e vir a todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, sempre que necessário.

 

Segundo Pessoa (2017), as paradas de ônibus devem atender as necessidades mínimas da população, proteger das ações do clima e tempo de forma confortável. Devem possuir também os requisitos de acessibilidade para os usuários do sistema de transporte público.

A acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida tem sido um tema bastante discutido nos últimos anos por conta da atual busca pela eficiência da mobilidade urbana dentro do contexto das grandes cidades, visando uma melhor qualidade de vida para a população.

Dessa maneira, a acessibilidade é um aspecto de grande relevância para o planejamento dos sistemas de transporte público de passageiros nas cidades, para que todas as pessoas, independentemente de seu estado físico, possam fazer uso com segurança e autonomia (RABELO, 2008). Por isso a importância de se adequar os meios de acesso ao sistema, o que garantirá de maneira eficaz o uso por todos. Deste modo, calçadas e paradas de ônibus que servem de ponte para o uso do transporte público, devem obedecer aos preceitos condizentes à acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, cumprindo dessa maneira o papel de democratizar o sistema, dando acesso a todas as pessoas, de maneira igualitária e segura.

É notável a falta de preparação e adaptação dos pontos de embarque e desembarque para pessoas com restrição de mobilidade por todo o país. Esta problemática é um reflexo da falta de planejamento e preparação do espaço urbano para uma otimização da mobilidade, levando em consideração todas as pessoas com algum tipo de necessidade especial que utilizam o transporte público. Na cidade de Manaus isso não é diferente, observa-se uma falta de planejamento e estruturação nas paradas de ônibus para que as necessidades de todas as pessoas, em particular aquelas que apresentam algum tipo deficiência locomotora possam ser atendidas.

O estudo a respeito da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, justifica-se na necessidade que o sistema de transporte público atualmente existente possui em atender o maior número de usuários com equidade, independentemente de suas limitações físicas.

2.  METODOLOGIA

Para a elaboração do estudo, inicialmente foi realizada uma revisão de literatura com o intuito de se estabelecerem informações pertinentes ao tema e que se tornassem importantes à execução do trabalho. Paralelamente foram identificados problemas relacionados à mobilidade e acessibilidade, bem como medidas mitigadoras já utilizadas em áreas urbanas para amenizar a problemática.

 A base de dados foi composta por informações qualitativas e quantitativas, que depois de analisadas e tabuladas, mostraram a atual situação das paradas em Manaus, bem como as falhas atualmente existentes. A maioria das informações práticas utilizadas no trabalho decorreram das seguintes fontes:

  • Pesquisa de Satisfação com usuários do sistema por meio de questionário;
  • Visitas in loco para uma melhor percepção da problemática e coleta de informações por meio de checklist, proporcionando melhor entendimento das informações coletadas;
  • Dados e informações de projeto coletados na Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU).

Após todos os procedimentos de coleta de dados, realizou-se o processamento e análise dos mesmos, que depois de discutidos, forneceram subsídios para a compreensão da problemática com relação a acessibilidade e qualidade dos pontos de parada de uma linha de ônibus na cidade de Manaus, auxiliando desta maneira o processo de seleção de medidas atenuantes aos problemas encontrados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (495.5 Kb)   docx (780 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com