TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE DA GUERRA

Por:   •  21/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 2

CAPÍTULO III –

SunTzu

Para o entendimento do grande administrador de guerra que foi o Sun Tzu, quis dizer que é melhor manter seu concorrente intacto, analisando seus pontos fortes e fracos, para atacar seus pontos fracos, entendendo seus pontos fortes, com o objetivo de esmagar e vencer nessa guerra de mercado.

Dominar seu concorrente é melhor do que destruí-lo.

É importante conhecer a si mesmo e ao concorrente. Não enxergue o inimigo com seu concorrente, que queira te derrubar, mas o reconheça como seus medos, que te impedem de agir. Faça perguntas a si mesmo e perceberá que as respostas serão o conhecimento necessário para enfrentá-lo.

Por isso se diz:

Aquele que não conhece nem o concorrente e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas.

CAPÍTULO IV – Posições Táticas

Sun Tzu disse:

“Ser invencível significa conhecer a si mesmo, ser vulnerável significa conhecer ao outro”

Aplicando na administração este capítulo do livro do grande Sun Tzu, devemos conhecer primeiro nós mesmos, tendo sempre uma base forte de defesa. Estudando o concorrente para, enfim, atacar no momento certo.

Tendo em mãos uma definição de estratégia, que é muito importante porque ela funcionará como um guia. Mostrando a posição atual e permite traçar a melhor trajetória para se chegar à outra determinada posição. Através disso, pode-se saber onde queremos chegar e o caminho para alcançar esse lugar.

Não se esquecendo da tática, visto que enquanto que a estratégia é abstrata e baseada em objetivos de longo prazo, a tática é concreta e baseada na descoberta da melhor ação a tomar de imediato.

A estratégia pode ser compreendida como a elaboração do planejamento. A tática faz parte da implementação da estratégia definida, ou seja, fazer as ações corretas para atingir a estratégia escolhida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com