TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Conflitos

Por:   •  15/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.610 Palavras (7 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Negociação_adm_conflitos

Módulo: EAD

Aluno:  EDECIO N. CORDEIO FILHO

Turma: 1121_1_28

Tarefa: ATIVIDADE FINAL

Introdução

O mundo em que vivemos é uma roda infinita de negociações. A todo momento estamos negociando, muitas vezes entre aliados, outras entre oponentes, mas a negociação faz parte do cotidiano. Ser negociador nao se trata de dom, mas sim de uma forma, boa e valiosa, de conduzir aquilo que está sendo negociado a seu termo final com êxito

Desta forma, nosso objetivo nas linhas abaixo será fazer uma analise de uma cena onde os negociadores, agora oponentes tentam o melhor resultado para si.

Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito

De início verificaremos as principais partes envolvidas que dominam todo o enredo e desenlace da negociação. Temos por um lado o comandante da embarcação, pessoa treinada e acostumada a negociar conflitos, tanto que comanda o navio e pelo que se percebe toda a tripulação o segue com vontade e admiração. É objetivo, calmo e perspicaz. Sua contraparte, o pirata, tambem demonstra inteligência que se usada para o bem sua vida seria muito diferente de um reles ladrão.

Todavia, este como em toda situação de crime organizado (ou não) tem táticas ofensivas, uma forma de tudo ou nada misturado com nada a perder. Pessoas deste tipo tem pouco espaço de negociação visto que comumente possuem chefes e regras que se infringidas causam a sua morte ou de seus parentes.

I - descrição da cena Analisada

Analisamos o intervalo 60min - 65 mim, do filme Capitão Phillips que conta a historia, de casos de pirataria em mares na costa da Somalia cujo alvo desta vez foi um cargueiro norte americano comandado pro Rich Phillips.

A cena demonstra claramente lados opostos em negociação para que o navio fosse libertado bem como um dos piratas que ao longo do filme foi feito refém pela tripulação que ofereceu resistência, o acordo iniciado seria a troca do capitão pelo navio de resgate e o pirata refém. Alem disso os piratas levariam uma quantia de 30.000 USD.

II - partes envolvidas.

Como ja descrito linhas acima, temos duas partes envolvidas nesta negociação, o Time Navio - liderado por seu capitão e o Time pirata liderado por um, mas acreditamos ser de forma precária, visto que sempre enfrenta um dos seus para fazer prevalecer sua tratava.

Numa escala de classificação, os envolvidos podem ser identificados como oponentes, aliados, adversários interlocutores ou intermediários.

O filme deixa claro que o time do navio é aliado assim como o time pirata tambem é aliado, ambos entre si. Todavia em sede negociações, apesar da total desconfiança de todos os lados e ate mesmo entre pessoas do próprio time pirata, podemos verificar que estes nao sao adversários, visto que existe um item em comum, que é a liberdade dos tripulantes e a fuga dos piratas, aquele vamos acordo em que cada um cede um pouco e segue seu rumo.

III – Identificação das fontes de poder, ferramentas e táticas

Filme é uma rica fonte de de fatores de poder como um todo podemos fazer as seguintes anotações:

Conhecimentos: O Capitão é audacioso, visto que usa todo o conhecimento sobre sua embarcação para continuamente atrasar o encerramento das negociações com a clara intenção de ter o apoio da marinha America na solução do caso. Até mesmo na hora da evasão do barco salva vidas com os piratas e a quantia em dinheiro ele faz toda a explicação dos procedimentos com a máxima calam possível para o momento, cria sucintos e quase despercebidos impasses para a troca dele com o outro pirata. Tudo isso somado ao longo de todo o filme fez enorme diferença para que pudesse ao final ser auxiliado pelos militares.

Recompensa: A vontade cara do pirata e ser recompensado em dinheiro por seus esforços em piratear um navio. Para tanto o capitão oferece a quantia que carregavam dentro do cofre do navio. Ao que parece tudo seria resolvido e acordado, mas os piratas voltaram atras quando descobriram que o navio era Americano. Na cena estudada, aconteceu o mesmo, o acordado era a troca de reféns pelo dinheiro e o barco de fuga, porem mais uma vez a ganância dos piratas os levou a trair toda a negociação ora ajustada.

Amaciamento: Na cena analisada nao foi possível identificar uma forma de amaciamento, visto que o dito acordo estava fechado, a troca seria feita e a parte pirata traiu e desfez unilateralmente todo o acordado.

Riscos: A negociação ocorreu sob muito risco, pois uma das partes envolvida estava armada e realizando diversas ameaças de morte a todo tempo. Eminente risco de morte.

Investimento:Na cena analisada investimento seria a troca do valor em dinheiro e o barco pela liberdade do capitão e de toda a tripulação, o que não ocorreu.

Persuasão: Verificamos a persuasão quando o capital convence sua tripulação em libertar o refém pirata mesmo antes de sua libertação, correndo mais uma vez o risco de ter sua negociação e tambem sua liberdade obtida, o que de fato ocorreu.

Coerção: Aqui os piratas usaram deste instrumento o tempo quase que inteiro, foi usado como demonstração de poder visto que eles possam armas letais que colocam em risco toda a tripulação do navio. Na cena analisada o capitão agora mais uma vez traído foi coercitivamente reconduzido ao status de refém dentro do barco de fuga.

IV– Avaliação das Etapas de Negociação

Preliminar: Ao longo do longa pode-se perfeitamente se perceber que o ambiente ;e hostil, não sendo possível se trabalhar para que algo constritivo de natureza positiva para ambos os lados fosse criado. Na cena analisada, por um breve momento para as partes envolvidas hoje esse momento, haja vista que era tão somente realizar a troca de reféns e sair da embarcação com o dinheiro e o barco da fuga. Todavia ambiente hostil prevaleceu novamente e o capitão fora mais uma vez sequestrado.

Abertura: Na cena analisada o ambiente de abertura ja era hostil e desgastado, todavia o acordo parecia atender os anseios dos opostos. Muita discussão e perda de foco tambem foram identificados e puderam contribuir para o desfecho negativo da negociação.

Execução: tudo caminha para o desfecho acertado pelas partes. O capitão ja havia passado as informações de navegabilidade do barco da fuga, ja tinha deixado o dinheiro no interior deste barco e o refém pirata ja se encontrava a bordo. Ocorre que como todo bom bandido, seus acordos e palavras valem pouco e toda a execução formulada pelo comandante do navio foi desfeita por ato unilateral o qual mais uma vez transformou Rich Phillips em refém.

Encerramento: Não chegamos a um encerramento satisfatório das negociações, visto que não houve acordo de ambas as partes. Uma parte com ato unilaterais rompeu todo o acertado. Todavia, todo o tempo ganho pelo comandante negociador foi de crucial importância para o desfecho. Acreditamos que o comandante tinha uma visão da MACNA, sua e da contra parte Todo o tempo ganho foi importante para que seu suporte maior pudesse alcançá-los, para que o caso fosse por esta última encerrado, mesmo sem um desfecho positivo das negociações.

V – Comunicação Verbal e Não Verbal

A comunicação verbal foi amplamente explorada pelo comandante da embarcar e ao final pelos militares, positividade garante a outra parte sencacao de atendimento e acolhimento. A comunicação verbal bem feita deu a oportunidade de gerar confiança entre o negociador pirata e o comandante, apesar do muito uso de coerção.

Comunicações não verbais, no olhar mais atento, fizeram do filme o sucesso que foi. O tempo todo temos enfoques não verbais, com ou sem uso de força, com ou sem atenção dos negociadores nos detalhes, com emoção e sem Emoção. Percebemos o uso da força muito pela parte pirata e o uso da observação pelo negociador vítima. Por fim vimos que prevaleceu o melhor preparo na condução do assunto, mesmo que a negociação tenha falhado.

VI – Avaliação dos Aspectos positivos da Negociação Observada e Sugestões de Melhorias

pontos positivos:

Negociador 1 - Capitão da embarcação - Atento, honesto, ético astuto, domina o controle emocional. É calmo e tem domínio verbal e não verbal. Conhecimento, dominio do uso das informacoes, tambem sao pontos fortes deste negociador. Vislumbro o uso da MACNA ganhando o tempo necessário para seu apoio militar e Rapport no cuidado ao oponente.

Sugestões de melhorias

Na oportunidade de salvar toda a tripulação, o capitão por um momento a emoção tomar conta e fez a escolha de entrar no barco de fuga, o que jamais poderia ter acontecido,

Do Lado contrario, a inflexibilidade do pirata em negociar, causou muitos transtornos durante todo o processo e foi determina-te para o desfecho final.

Considerações finais

Hoje vivemos na era da informação e a arte de negociar nunca foi tão importante quanto agora, vidas são modificadas a partir de decisões, empresas tomam rumos certos ou errados tambem com base em negociações. Negociar hoje faz parte do cotidiano de qualquer pessoa ou empresa, esta última não sobrevive sem negociar a grande parte de seus passos. Aqui negociar não se trata mais de uma arte e sim de uma necessidade cada vez mais intrínseca ao nosso modo de vida

Desta, forma, esse longa-metragem pode proporcionar, agora que o assistimos de forma mais critica e atenta, fonte valiosa de informações e exemplos para que o sucesso em negociações seja apenas o resultado de bom preparo e uso das ferramentas aprendidas ao longo do curso.

Capitão Phillip se mostrou um bom negociador mesmo com opções contra ele e todo o estresse emocial e psicológico da situação que estava inserido, conseguindo atingir seu objetivo que era não deixarem saquear a carga, não ter nenhum tripulante ferido e ganhar tempo para o resgate.

Referências bibliográficas

CASTRO, Marcela. Negociação e Administração de Conflitos, E-book FGV.

PHILLIPS, Capitão. Direção Paul Greengrass. Nova Iorque: Sony Pictures, 2013. (134 min)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (194.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com