TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Conflitos

Por:   •  11/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de análise

Disciplina: Negociação e administração de conflitos

Módulo: 1122-3 - MBA_NACMBAEAD-

Aluno:

Turma: 24_21112022_3

Tarefa: A análise da negociação retratada do Filme La Casa de Papel

Introdução

Esta atividade será desenvolvida usando como base uma nogiação realizada na série La Casa de Papel, seguindo o seguinte roteiro: Um breve resumo da cena a ser analisada, classificação das partes envolvidas (atores da negociação), identificação das fontes de poder, ferramentas e táticas, avaliação das etapas de negociação, descrição da comunicação verbal e não verbal, avaliação dos aspectos positivos da negociação observada e sugestão de melhorias e estabelecimento de um paralelo com sua realidade profissional.

A série La Casa de Papel, produção da plataforma de streaming Netfix, trata-se de uma produção espanhola em que um inteligentíssimo estrategista chamado Sérgio Marquina, ou como ele mesmo se auto-intitula O Professor, recruta uma série de especialistas em diferentes áreas com antecedentes crminais variados, para roubar não apenas um banco e sim a Casa da Moeda da Espanha. O Grupo após entrar no banco e trancar o estabelecimento, faz reféns e age de maneira estrategicamente planejada, pois ao longo da trama vamos perceber que trata-se do maior roubo da historia, ou nada menos que 2,4 bilhões de euros, em notas que o próprio grupo ajudará produzir durante o roubo.

Os oitos integrantes do grupo foram recrutados pelo líder, o Professor, pelo motivo de cada ter suas habilidades específicas e por isso ter as suas funções adequadas na equipe, não se conheciam e para manter esse anonimato, por influência do professor, passam a usar codinomes, sendo estes nomes derivadas de cidades pelo mundo. São eles: Berlim, Tóquio, Nairóbio, Rio, Denver, Moscou, Helsinque e Oslo.

Durante o desenrolar da trama entram novos integrantes no grupo e acontecem várias momentos onde há negociações entre os assaltantes e a policia, as vezes com intuito de ganhar tempo e produzir dinheiro ou então para conseguir dar o próximo passo do assalto.

Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito

A cena escolhida foi retirada da temporada 5 no segundo episódio da série La Casa de Papel. Esta parte, inicia com uma negociação entre a ex inspetora da policia que foi nomeada como Lisboa (líder dos bandidos) e o líder da policia Tamayo. Nesta cena, a líder dos bandidos dentro do banco irá fazer uma negociação com a policia, após uma despedita do líder de todo grupo que estava fora do banco informar que havia sido encontrado e que o plano do assalto havia dado errado. Lisboa (Raquel Murillo) então, resolve sair de dentro do banco juntamente com mais duas bandidas, Tóquio e Estocolmo afim de realizar uma negociação e tentar ganhar tempo para seguir um próximo passo do plano no qual eles não sabiam o que fazer, pois para todos os bandidos, tudo estava acabado após a suposta prisão do professor em sinal de paz elas acenam uma bandeira branco, nisto, Tamoio fica enlouquecido e quer logo acabar com tudo, mas seu colega de trabalho o acalma dizendo que se ele tomar uma ação errada poderá colocar tudo a perder, pois elas estavam desarmadas, descalças e balançando uma bandeira branca em pedido de paz, sendo este um símbolo de pas muito respeitado. Neste momento o coronel respira e ouve seu colega e vai para a negociação usando da mesma forma que as bandidas, para mostra para todos que estavam acompanhando que era duro e que iria falar de igual para igual. Na negociação elas mostram um vídeo de um dos policiais que estava baleado dentro do banco e necessitava de atendimento médico com urgência. Estava tudo preparado para um grande invasão do banco e neste momento da negociação Tamayo diz pra Lisboa que ela estava usando a única carta que ela tinha na manga, sofrendo uma forte pressão por parte da policia já preparada para entrar no banco e acabar logo com tudo. Só que durante a negociação, a líder do grupo percebeu que eles não usaram uma carta vencedora na negociação, que era a de que o cérebro da organização estava preso, o professor, neste momento a negociação ganhou outro tom, pois os bandidos sentiram que ainda estavam no jogo. A Lisboa aceita a proposta da policia de soltar o policial bandido e pede um tempo para fazer isto, pois elas precisavam consultar o professor.

Nesta negociação temos uma 2 pessoas com conhecimentos semelhantes negociando entre elas, porém, o conhecimento de protocolos e estratégias utilizadas pela policia são conhecidas pela ex policial e agora bandida Lisboa, isto faz, com que ela entre na negociação com uma certa vantagem, pois ela conhece as táticas de seu  oponente, deixando a ela uma certa vantagem.

Avaliando a cena de negociação entre Lisboa (negociadora) mais 2 (Observadoras) e Tamayo (negociador), ela traz a estratégia de rapport, persuasão e reciprocidade que tende a gerar um espelhamento na noutra parte, pois as bandidas ao saírem do banco com as mangas arregaçadas, calças dobradas e com os pés no chão, elas tentam gerar empatia das pessoas que estão assistindo e mostram um grau de confiança na nos policiais, pois elas demonstram que eles não iram matá-las e também usam a bandeira branca como símbolo da paz.

Já a postura inicial do Coronel Tamayou é de um jogador casca dura, ver o processo como uma competição, não estando ele errado, porém, seu subordinado o chama atenção para que ele tenha uma visão sistêmica daquele momento, não deixando que ele deixe ser levado pela raiva, gritando com todos da equipe e com uma face nevorsa e vermelha. Neste momento, seu colega policial leva a ele a usar a técnica vá para varanda (Go to the balcony), onde ele usa o episodio da bandeira branca para acalmar Tamayo, dizendo que este ato foi respeitado até mesmo pelos nacistas. Tamayo resolve ouvir o policial subordinado e também resolve ir em rapport, pois era uma batalha para mostrar que são as pessoas do bem e as pessoas do mal, neste momento ele começa a fase de exploração da negociação.

Tamayo percebe que quando as bandidas pedem para enviar um médio para cuidar do policial feriado, tratava-se de uma estratégia para ganharem tempo, sendo esta uma moeda que ele não quer negociar, e vendo naquela situação de usar a carta de um policial feriado como uma estratégia dos bandidos. Enetão Lisboa pergunta para Tamayo se ele irá deixar seu policial morrer ou ficar paralitico, tentando comover uma compaixão. Neste momento ele diz que a melhor opção era soltar o policial ou ele invadiriam o banco. Após a proposta de Tamayo, Lisboa pede um momento quebrando ali um clima de rapport para conversar com suas companheiras antes de tomar uma decisão. Daí a Lisboa descobre que eles não estão ainda com o professor e ainda confirma isto quando ela diz que vai confirmar com o professor e o policial aceita, trazendo a negociação para o ZOPA com isto, eles apertam as mãos e a negociação tem um fim, os bandidos ganham mais tempo ( que é o que os interessavam) e o policial liberta seu companheiro sem colocar um médico dentro do banco (que é o que o interessava)

Como aspecto positivos da negociação vimos que ambas as partes sáiram da negociação como ganha ganha (integrativa).

A mehoria nesta negociação seria por parte do Coronel, que não levou em conta que sua oponente conhecia dos protocolos policiais, podendo usar isto a seu favor, confundindo seu oponente e deixou por algumas vezes a raiva atrapalha-lo, realizando alguns ataques verbais e avançando com o corpo para o lado da Lisboa em alguns momentos.

Fazendo um paralelo com a realidade profissional, trata-se de uma negociação frequente na vida de alguns profissionais, pois diversas vezes precisamo encarar negociações em que tudo parece ter acabado e surgi uma luz no fim do túnel na qual conseguimos tirar proveito ou então quando temos que lidar com situações de extrema pressão, na qual temos que respirar para tomar tomar uma ação com emoção e deixar a razão falar mais alto.

Como gestor de pessoas, tento todos os dias entender o todo antes de tomar uma decisão, pois por mais óbvio as vezes que seja uma tomada de decisão sobre algo, é bom procurarmos uma olhar mais macro para não sermos confundidos com uma fotografia de momento ou sermos ríspidos demais em negociações.

Considerações finais

La Casa de Papel é uma série impressionante onde podemos aprender muito sobre negociar, trabalhar sobre pressão e traçar estratégias.

Nesta série fica claro que o tempo investido em planejamento é o segredo do sucesso do que desejar executar, pois é ali que você trabalha a estratégia de tudo, treina seu time, cria medidas mitigatórias para o que pode dar errado e cria uma tranquilidade antes de entrar em jogo.

Referências bibliográficas

Material do Eclass FGV e série La Casa de Papel.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com