TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Assistência De Enfermagem Ao Portador De Transtorno Do Espectro Autista

Por:   •  28/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CAMPUS NITERÓI

Assistência de enfermagem ao portador de Transtorno do Espectro Autista

Francielly S. da F. do Nascimento (201801228159)

Gabrielle Martins da Silva Sales (202003240362)

 Letícia de Souza Gouvêa (201808098951)

Luciene de Souza Vitipo (201904056441)

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito para aprovação na disciplina de PTCC em enfermagem

Orientador (a): Alexandro Ribeiro

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO.......................................... 3

2.        OBJETIVOS ............................................................................................................ 5

2.1  GERAL .....................................................................................................

2.2  ESPECÍFICOS..........................................................................................

3.        METODOLOGIA DA PESQUISA......................................................................... 6

4.        CRONOGRAMA ..................................................................................................... 7

5.        REFERÊNCIAS  ...................................................................................................... 8

  1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por um conjunto de sinais resultantes da deficiência crônica do neurodesenvolvimento, comprometendo a interação social do indivíduo através de padrões de comportamentos estereotipados, como o comprometimento da comunicação verbal e não verbal e a presença de padrões de comportamentos repetitivos e restritivos. Essa condição pode ser causada por fatores genéticos, ambientais, biológicos e/ou imunológicos, de acordo com Magalhães (2022)¹.

Segundo Camelo (2021)², o Transtorno do Espectro Autista não afeta somente o indivíduo, mas também sua família, sendo de extrema importância o papel da enfermagem na assistência (SAE) adequada aos portadores do Transtorno do Espectro Autista, identificando sinais, causas, necessidades e assim prestando os cuidados adequados, considerando que cada portador exige tratamento específico, individualizado e multidisciplinar de acordo com suas necessidades. A observância dos sinais e identificação do diagnóstico precoce do TEA, promove a possibilidade do desenvolvimento cognitivo do indivíduo, bem como uma melhor qualidade de vida, alcançando mais independência e autocuidado através da estratégia multidisciplinar traçada de forma individualizada, considerando as necessidades de cada indivíduo e o meio em que vive.

  1. OBJETIVOS

  1. GERAL

Analisar a importância da assistência de enfermagem ao portador do Transtorno do Espectro Autista.

  1. ESPECÍFICOS

Identificar os sinais e grau do cliente portador do TEA, traçando um diagnóstico multidisciplinar, bem como os cuidados específicos de enfermagem de forma individualizada, garantindo uma assistência integral e com garantia de equidade, bem como compreender a importância do seu tutor para obter o tratamento e acompanhamento adequado às suas necessidades.

  1. METODOLOGIA DA PESQUISA

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica no acervo da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), acerca do Transtorno do Espectro Autista e a assistência de enfermagem.

5. CRONOGRAMA

O cronograma é a representação gráfica do tempo que será utilizado para a confecção de um trabalho ou projeto. As atividades a serem cumpridas devem constar no cronograma. Serve para ajudar no controle do andamento do trabalho. (podem constar mais atividades)

P. ex.

Atividades

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Pesquisa        do tema

Pesquisa bibliográfica

Coleta        de Dados (se for o caso)

Apresentação e discussão dos dados

Elaboração        do trabalho

Entrega        do trabalho

REFERÊNCIAS

  1. Magalhães JM, Sousa GRP, Santos DS, Costa TKSL, Gomes TMD, Rêgo Neta MM, et al. Diagnóstico e intervenções de enfermagem em crianças com transtorno do Espectro Autista: Perspectiva para o autocuidado. Rev baiana enferm.

2022;36:e44858.

  1. Camelo IM, Camelo EC, Neves KR, Aragão GF. Percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre autismo. Enferm Foco. 2021;12(6)1210-6.

  1. Corrêa IS, Gallina F, Schultz L. Indicadores para triagem do transtorno do Espectro Autista e sua aplicabilidade na consulta de puericultura: Conhecimento das enfermeiras. Rev. APS. 2021.
  1. Freitas DF, Guimarães D. Relações de cuidados junto a pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo. Psicologia USP, 2021, vol. 32, e190015.
  1. Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de Atenção à reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Brasília: Ministério da Saúde, 2014

NITERÓI 2022

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com