TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Contextualizada Ensino Digital

Por:   •  8/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  3.164 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITO DE EDUCAÇÃO DIGITAL

Nome

Matrícula

Curso Engenharia Civil

         Negar a importância de se pensar e discutir a educação digital atualmente é quase o mesmo que negar a relevância da tecnologia no nosso dia a dia. Ou seja, não tem como fazer isso. Hoje, todos os jovens em idade escolar – e boa parte daqueles que estão na universidade – cresceram em um mundo no qual já havia internet banda larga e os celulares começavam a se popularizar e desenvolver. Tantas rotinas e comportamentos mudaram desde então, mas a sala de aula, na maioria dos lugares do país, continua a mesma de décadas atrás. O problema é que o ambiente da educação é justamente um dos que mais tem necessidade de se renovar na Era da Informação. E é assim porque, ao mesmo tempo em que a oferta de estímulos aumenta, fica cada vez mais difícil que o conteúdo expositivo desperte o interesse e a atenção dos alunos.

Desde o início da pandemia que atingiu o Brasil especificamente, os alunos tiveram de estudar de forma digital, ai em diante após mais de dois anos vem o numero de alunos digitais hoje cerca de 50 mil alunos ou cerca de 25% dos alunos das área de graduação, ensino técnico optaram por estudos digitais. (Ministério da educação – www.gov.br/mec/pt-br)

A educação digital traz novos desafios, sim, mas também novas oportunidades, pois nunca tivemos acesso a tantas fontes de informações e recursos de aprendizagem. Educação digital é a prática de utilizar meios tecnológicos em métodos de ensino, frequentemente aliada à adoção de processos mais dinâmicos de aprendizagem.

É importante destacar desde já que não existe um modelo de educação digital ou um conjunto de pilares e características que nos permita uma definição mais detalhada. Afinal, o universo da tecnologia é muito complexo e muda demais.

As novidades surgem com tanta frequência e as possibilidades são tão diversas que é impossível estabelecer uma base para gerar uma abordagem comum que sirva como referência. Cabe aos educadores e instituições de ensino encontrarem a fórmula que acredita ser mais adequada para promover ensino de qualidade, aproveitando todos os benefícios das soluções tecnológicas. Na realidade, o cenário atual oferece a oportunidade de outros agentes atuarem como promotores da educação digital.

Em um mundo conectado, com distâncias mais curtas, empresas de tecnologia e entidades sem fins lucrativos desenvolvem ferramentas de educação interessantes e de grande influência entre estudantes e educadores. Um bom exemplo são os milhares de aplicativos para dispositivos móveis que funcionam como plataformas de aprendizado e difusão do conhecimento. Alguns deles têm modelo de negócio que visa o lucro e outros apenas têm o propósito de colaborar com o desenvolvimento da educação digital.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com