TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)

Por:   •  19/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é um método que consiste na análise de todos os impactos ambientais relacionados a um bem ou serviço. Para isso, são levantadas todas as etapas do ciclo de vida do produto ou processo, desde a obtenção da matéria prima na natureza até o descarte dos resíduos de materiais após o uso, levando em consideração todos os processos intermediários como o transporte, uso, estocagem, transformação, etc. É um método muito utilizado a fim de conhecer o instante em que se pode diminuir a quantidade de insumos utilizados.

Desta forma, este método auxiliou na sustentabilidade da produção do café na Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé, pois influenciou diretamente no transporte e estocagem do produto, reduzindo a quantidade dos insumos utilizados. O transporte passou a oferecer maior capacidade de embarque do produto, reduzindo assim a quantidade de veículos necessários para transportar a mesma porção do produto, impactando diretamente na redução da poluição gerada. Do mesmo modo, outro ponto que auxiliou na sustentabilidade na produção do café da cooperativa foi a diminuição da quantidade de embalagens utilizadas para alocar o produto, pois os big bags e containers comportam uma quantidade bem acima da quantidade suportada pelas sacas de juta.

REFERÊNCIAS

GOTTI, Isabella Alice; SOUZA, Ana Cláudia Oliveira de. Gestão ambiental . Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. 208 p.

AVALIAÇÃO do ciclo de vida. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2018.

O QUE é avaliação de ciclo de vida (ACV) de produtos e quais seus impactos sobre o desenvolvimento sustentável?. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2018.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com