TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Barragem de Terra

Por:   •  21/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 3

As barragens de terra podem causar diversos impactos ambientais, sociais e econômicos, dependendo do seu tamanho, localização e operação. Alguns dos principais impactos associados às barragens de terra são:

  • Impactos ambientais: As barragens de terra podem alterar significativamente os ecossistemas locais, afetando a fauna e flora da região. O represamento da água pode levar à inundação de áreas de vegetação, resultando em perda de habitat e fragmentação de ecossistemas. Além disso, as barragens de terra podem afetar a qualidade da água, uma vez que podem acumular sedimentos, nutrientes e substâncias tóxicas.
  • Impactos sociais: As barragens de terra podem afetar comunidades locais, especialmente as que vivem nas proximidades da barragem. A construção da barragem pode levar à remoção forçada de pessoas de suas casas e terras, o que pode resultar em perda de identidade cultural e social. Além disso, a construção da barragem pode afetar a economia local, por exemplo, por meio da perda de áreas de produção agrícola e pesqueira.
  • Impactos econômicos: As barragens de terra podem ter impactos positivos e negativos na economia local e nacional. Por um lado, elas podem ser importantes fontes de geração de energia hidrelétrica e fornecimento de água para irrigação e abastecimento urbano. Por outro lado, a construção da barragem e sua operação podem ter custos significativos, e os impactos sociais e ambientais podem resultar em custos adicionais para a sociedade. Além disso, as barragens de terra podem ter um impacto negativo na pesca e na agricultura, afetando a produção de alimentos e a renda de comunidades locais.

É importante que os impactos das barragens de terra sejam avaliados de forma adequada durante o processo de licenciamento e construção da barragem, a fim de minimizar seus efeitos negativos e maximizar seus benefícios

Infelizmente, o Brasil já foi palco de vários rompimentos de barragens de terra, causando grandes impactos socioambientais e humanos. Alguns dos casos mais recentes e trágicos incluem:

  1. Rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG) - em 2015, uma barragem de rejeitos de mineração, pertencente à empresa Samarco (joint venture entre a Vale e a BHP Billiton), se rompeu, liberando cerca de 62 milhões de metros cúbicos de lama e resíduos tóxicos que percorreram o rio Doce, atingindo diversas comunidades ao longo de sua trajetória. O desastre resultou em 19 mortos, além de desabrigados e prejuízos ambientais incalculáveis.
  2. Rompimento da barragem de Brumadinho (MG) - em 2019, outra barragem de rejeitos de mineração, pertencente à Vale, se rompeu, liberando cerca de 12 milhões de metros cúbicos de lama e resíduos que soterraram a área administrativa da empresa, além de comunidades próximas. O desastre resultou em 270 mortos e desaparecidos, além de prejuízos ambientais e sociais irreparáveis.
  3. Rompimento da barragem do Quati em Pedro Alexandre (BA) - em 2019, uma barragem de água de responsabilidade da empresa Cerb (Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia) se rompeu, causando inundações e danos materiais em comunidades locais. Felizmente, não houve mortos ou feridos graves.

Esses casos evidenciam a importância de uma gestão adequada das barragens de terra, incluindo monitoramento constante, manutenção adequada e fiscalização eficiente por parte dos órgãos competentes.

A instrumentação geotécnica, bem como o sistema de monitoramento, são componentes essenciais para a segurança e operação das barragens de mineração. O mau funcionamento dessas estruturas, pode causar ou contribuir para a perda de vidas e graves danos à propriedade e ao meio ambiente. A Instrumentação de Monitoramento de Barragens tornou-se necessária, por fornecer informações sobre o desempenho da barragem, ao mesmo tempo em que dá um aviso antecipado em caso de qualquer problema que possa surgir. O escopo da instrumentação não depende inteiramente da complexidade ou do tamanho do reservatório, mas também da possibilidade de perda de pessoas e de propriedade a jusante. Neste estudo, relatou-se a importância da segurança em barragens de terra por meio de instrumentação geotécnica, e de como as falhas estruturais de barragens de terra podem causar danos irreparáveis. Para tanto, foram analisados os tipos de instrumentação para o efetivo monitoramento de barragens, bem como seu funcionamento, propriedades e segurança para o projeto. O objetivo geral desta pesquisa é apresentar um estudo teórico onde se avalia o papel da instrumentação geotécnica na estabilidade de barragens. Uma ampla pesquisa bibliográfica foi feita referente ao tema. Como resultado, foram apresentados diferentes tipos de instrumentação e várias questões relacionadas à instrumentação, monitoramento e vigilância no programa de segurança de barragens de terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (533.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com