TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Barragem de terra

Por:   •  18/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

Barragem de terra

Antigamente todas as barragens de terra eram projetas de forma empírica, por esse motivo encontra-se diversos casos de acidentes e rupturas dessas barragens. As barragens de terra foram criadas com a intenção de armazenar água para irrigação. Esse tipo de barragem é o mais comum nas obras, geralmente são usadas em todos os tipos de fundações.

A estrutura da barragem de terra é constituída de solo ou enrocamento. Os dois requisitos básicos que precisam ser atendidos é a eficiência e segurança.

Antes da construção é necessário escolher um local adequado, no caso, um lugar com solo estável, sem afloramento rochoso, fazendo parte do curso da água, possuindo declividade a montante sendo que ela deve ser mais espraiada possível, não possuir nascentes nem estratificações salinas no leito da represa, possibilitando o uso da água por gravidade e estar perto do ponto de extração da terra usada para o aterro. (Apostila de Fundamentos de Hidráulica, 2006, p.117)

O professor Leonardo da Silva (Apostila de Fundamentos de Hidráulica, 2006, p.114 ) aponta como finalidades da construção dessa barragem os seguintes pontos: a obtenção de energia elétrica, o controle de cheias e regularização de vazões, as navegação, o abastecimento doméstico, a irrigação, os bebedouros para animais, a criação de peixes, a recreação, dentre outras.

   As vantagens de se construir uma barragem de terra de pequeno porte  são: os requisitos menos exigentes, pequenos ativos fixos tangíveis, os projetos são mais simples e os matérias naturais usados são do local. Além de resistir ao assentamento e movimento, tornando-as adequadas para áreas onde os movimentos do solo acontecem com mais frequência. Porém possuir também pontos de desvantagens, são esses: a facilidade de ser danificada ou destruída pela corrente da água, a necessidade de descarregadores/vereadores que são tecnicamente difíceis de ser construídos, o risco de integridade estrutural fraco pelo erro adequadamente compactado, possui pontos preferências de infiltração e necessitam de manutenções continuas para evitar erosão e ouras coisas.: Em geral o corpo dessa barragem possui um núcleo impermeável, dois maciços na montante e na justaste do núcleo que garantem a estabilidade do corpo, um conjunto de drenos e filtros para o escoamento de água e para reduzir o risco de fendilhação e uma proteção talude de montante sob efeito da ação da água. A sua fundação é feita por matérias permeáveis que cumprem a sua função de suportar cargas transmitidas pelo aterro e diminuir a deslocação da água de montante para jusante. (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO, 2011, p.13)

Existem dois tipos de barragem de terra, são elas (M. Marangon, D. Sc, 2004) :

 Homogêneo – possui apenas um tipo de material, que deve ser impermeável, e exclui o uso de taludes.

 Figura1:[pic 1] (Slideplayer, 2014)

Zonado – possui o núcleo central impermeável e as suas zonas ao redor são feitas de materiais permeáveis, tais zonas servem para a proteção do núcleo.

Figura 2:

[pic 2]   

(Slideplayer, 2014)

Referências:

Da Silva, LEONARDO. Apostila Fundamentos de Hidráulica. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em:  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (197.1 Kb)   docx (105.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com