TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cadeia de Suprimentos

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Ilustre um trade-off comum que ocorre entre as áreas de trabalho da logística. Exemplifique. https://wmsalogistica.wordpress.com/2012/09/19/trade-off-logistico/

Trade-off significa “um balanço de fatores não acessíveis ao mesmo tempo, como, por exemplo, educação versus experiência; ou o abandono de uma coisa em prol de outra, troca, compensação”. As ações logísticas são tipicamente compensatórias.

Um trade-off típico em logística trata do tipo de modal de transporte e os custos de estoques. Modal de transportes significa, neste contexto, velocidade de entrega, para um mesmo trajeto. Custos de estoques significam custos financeiros de estoques, ou seja, o custo do dinheiro para manter um recurso não em uso direto, portanto dinheiro indisponível em caixa. Para modais mais rápidos, menores são os custos de estoques equivalentes. Presume-se haver, para cada aplicação, uma faixa ótima de modais que possam indicar custos de estoques razoáveis, para que a principal função do estoque seja permitida, ou seja, a proteção do processo seguinte (produção, venda, ou modal subsequente da cadeia de suprimentos).

Há, no entanto, maneiras de compor diversos modais de forma simultânea, em paralelo e em série, para parcelas do volume a transferir, de forma a permitir o uso de combinações de modais mais baratos com outros mais ágeis. Neste assunto são bem vistos os conceitos de contingência e redundância, que tomam dimensão a depender dos valores dos processos que tais estoques visam proteger. Outro trade-off de alto significado é o do próprio estoque e o custo da falta em um sistema.

  1. Por que as operações de relacionamento com o cliente normalmente são mais variáveis que as de manufatura e as de suprimento? Exemplifique.

Lidar com os diferentes tipos aspectos do atendimento ao cliente normalmente se chama Gestão do Relacionamento com os Clientes (CRM). É por meio do processo de gestão de relacionamento com o cliente que o timing e localização geográfica dos estoques se torna parte integrante do marketing. Todos os sistemas de relacionamento têm uma característica em comum: eles alinham fabricantes, atacadistas e varejistas em arranjos de cadeia de suprimentos para proporcionar a disponibilidade de produtos aos produtos aos clientes.

A área de manufatura concentra-se em administrar o estoque de produtos em processo durante seu fluxo pelas etapas da fabricação. A maior responsabilidade logística na manufatura é participar da formação de um programa mestre de produção (MPS) e arranjar sua implementação. A manufatura é significativamente diferente do CRM, que a tende aos clientes e, para isso, deve se ajustar à incerteza da demanda. A manufatura envolve a programação dos requisitos de movimentação que estão sob controle da empresa manufatureira. As incertezas provocadas pelos pedidos dos clientes e pela demanda variável não são comuns nas operações de manufatura. Do ponte de vista do planejamento geral, a separação entre a manufatura e o CRM e as atividades de suprimentos cria oportunidade para a especialização e a melhoria da eficiência.

A área de suprimentos preocupa-se com as compras e o arranjo da movimentação de recebimento de estoque de matéria prima, peças e/ou produtos acabados de fornecedores para fábricas de produção ou montagem, depósitos ou lojas. O processo de aquisição é denominado gestão de suprimentos. O desafio global da cadeia de suprimentos é integrar os processos logísticas das empresas participantes de forma a facilitar a eficiência global.

  1. Descreva as semelhanças e diferenças fundamentais entre os ciclos de atividade de suprimento, manufatura e gestão de relacionamento com os clientes em relação ao controle logístico. Exemplifique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com