TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cidadania e Ética

Por:   •  10/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  2.644 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA MECATRÔNICA – M1FIENA

DOUGLAS AUGUSTO CAMARGO MACHADO - 230932014

CIDADANIA E ÉTICA

portfólio

...............................................................................................................................

Guarulhos

2017

DOUGLAS AUGUSTO CAMARGO MACHADO

CIDADANIA E ÉTICA

portfólio

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina  

Cidadania e Ética.

Prof.Célia Regina Mistro.

Guarulhos

2017

ATIVIDADE PROPOSTA

  1. O caso é realmente de conflito de valores? Quais são os valores desta empresa? E os valores são características da cultura da empresa?

Não, pois o caso retrata uma característica de personalidade do funcionário e não alguma discrepância de valores. Responsabilidade, aprendizado contínuo e etc. Não, ao direcionar o funcionário para outra empresa ocorre uma quebra dos valores da ética da empresa.

  1. Se você fosse diretor da empresa, tornaria público que você recusou a promoção ao gerente em razão de sua “falta de maturidade e de confiabilidade”? Sustentaria que era justo recusar a promoção porque ele era inteligente e bem preparado, tinha excelente qualificação técnica, grande experiência e um profundo senso de responsabilidade, mas tinha o pecado de ser alegre e expansivo, de gostar de contar casos engraçados e de rir?

Sim, faria pensar se o ocorrido foi uma atitude correta. Não sustentaria a justificativa que ele é fora do padrão da empresa por causa de sua característica da personalidade.

  1. Pelo enunciado, percebe-se que a empresa não tinha intenção de promover o gerente. A companhia foi ética? Deveria comunicar a ele que não seria promovido? Os diretores tinham obrigação de lhe dizer o que pensavam dele? Ao silenciar e deixá-lo estacionado no mesmo cargo por um longo tempo, a empresa causou-lhe algum dano, por exemplo, causou-lhe humilhação ou prejudicou sua carreira profissional ou rendimentos?

A companhia não foi ética. Sim, deveria ter transparência de empresa/ funcionário e vice-versa. Sim, mas com uma devida precaução. Se for comprovado que o funcionário teve dano, a empresa será processada.

  1. O que é confiabilidade? Como uma pessoa se torna confiável aos olhos de outra? De acordo com os dados disponíveis, a empresa tinha razões concretas para não confiar no profissional? Quais razões? Se não tinha, qual o verdadeiro problema?

Confiabilidade é fazer algo e manter seu funcionamento mesmo em ambientes hostis e inesperadas. Quando os princípios éticos da pessoa são julgados e o resultado desse julgamento é positivo. Não tinha razões suficientes. O verdadeiro problema é a diferença de personalidades dos funcionários da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com