TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Demanda Mental

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

Demanda Mental.

 Avalia o quanto de atividade mental, concentração e de percepção  é necessária para a efetuação de tarefas, tais como:  ponderar, tomar decisões, fazer cálculos, efetuando pesquisas, etc. E conforme os níveis de complexidade e exigência de esforço mental são definidos,  os limites na escala caracterizam-se como Altos ou Baixos.

Conforme De Waard (1996) a carga mental resulta da procura em relação à quantidade disponíveil de recursos que o sujeito está propenso ou capaz de empregar. Segundo Wickens, Gordon e Liv (1998), a razão entre os recursos necessários e o acessível para a execução de uma tarefa definem a carga mental de trabalho.

Demanda Física.

Avalia-se o quanto de atividade física o indivíduo consome ou é despendida para a realização da tarefa. O nível de facilidade com que a tarefa é realizada indica Limite Alto ou Baixo na escala, isto é, se a tarefa é leve, lenta -  indica Limite Baixo, se for pesada, árdua e agitada – indica Limite Alto.

Neste mesmo entendimento Kroemer, Kroemer e Kroemer-Elbert (1997) esclarecem que  a variabilidade entre os indivíduos e sua capacidade de realização do trabalho físico, e que depende muito do tamanho do seu corpo, da condição física inerente a cada um, sua idade, atitude e fatores referentes ao ambiente e sua saúde.

[pic 1]

FIGURA - Determinantes físicos da capacidade de trabalho (KROEMER, KROEMER E KROEMER-ELBRT, 1997).

 

Demanda Temporal.

É a mensuração de quanto de pressão e de tempo que  o indivíduo sofreu, ou ritmo de cobrança de determinada tarefa em relação a extensão da mesma  pelo tempo que levará para executá-la. A complexidade da tarefa é proporcional ao horário de trabalho, isto é, Caso o ritmo de trabalho seja tranquilo ou frenético , a escala indicará se o Limite está Baixo ou Alto respectivamente.

Demonstrada po Keyser (1983), torna-se evidente a demanda temporal da regulação, que se distingue como uma regulação assíncrona e uma regulação síncrona. De acordo com ela, traduz-se como assíncrona uma distribuição não igualitária da produção  em uma jornada de trabalho, enquanto que na síncrona baseia-se naquilo que o trabalhador tem ao seu dispor,  na pluralidade estratégias e em um determinado instante, nas quais  ele poderá escolher para atingir a norma de produção obtendo um nível adequado.

Desempenho.

A carga de trabalho também pode ser considerada sob o ponto de vista do desempenho. Nesta subclasse é avaliado o quanto de sucesso que o indivíduo conseguiu atingir em determinada tarefa, isto é, até que ponto ele se sente satisfeito com seu nível de rendimento.

Wickens (1987) comenta que o funcionamento de um sistema não é excelente somente quando o desempenho do indivíduo é bom, mas sim quando obtemos resultados sem ônus excessivos de processamento humano, de maneira que, exista concentração excedente para que o indivíduo atenda às necessidades de demandas imprevistas.

Esforço.

Nesta dimensão é avaliado o grau de esforço mental e físico que o indivíduo terá que realizar para a obtenção de um determinado nível de rendimento.

As atividades de trabalho circundam aspectos que se interagem e correspondem em tal grau com a carga física (consequência do esforço muscular), como também à carga cognitiva (consequência do esforço mental) Wisner (1994).

Segundo Mulder (1980, apud Cuixart, 1986) o volume de esforço requerido por uma tarefa faz com que surja fadiga mental, e isso transcende a chance de o indivíduo responder. Isto é acompanhado quando uma série de disfunções físicas e psíquicas são observadas e, como resultado, geram fadiga e diminuição do rendimento do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (176.8 Kb)   docx (330.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com