TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação do Teor de Ácido Acético em Vinagre por Volumetria de Neutralização

Por:   •  20/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 8

Consórcio Cederj – Fundação Cecierj

Curso: Licenciatura em Química

Priscila Herculano Nunes

Matrícula: 19214070069

Relatório da aula experimental virtual 6

Determinação do teor de ácido acético em vinagre por Volumetria de Neutralização

NOVA IGUAÇU - 21/11/2021

  1. Introdução

A análise química é uma prática muito utilizada em laboratório, onde um conjunto de técnicas são aplicadas para identificação de espécies químicas em amostras desconhecidas (análise qualitativa) ou de suas concentrações (análise quantitativa) em diversos produtos que consumimos.

Dentre as técnicas quantitativas existentes, a volumetria é a mais utilizada. Neste método, a determinação da concentração dos componentes é realizada através da técnica de titulação da amostra utilizando uma solução padrão, cuja concentração é conhecida. A volumetria pode ser classificada em 3 tipos:

1) Por precipitação: Quando ocorre a precipitação de um dos reagentes envolvidos na reação;

2) Por neutralização: Quando se observa a reação entre um ácido e uma base, promovendo a sua neutralização;

3) Por oxirredução: Quando reações de oxirredução são utilizadas para quantificar as espécies presentes.

Na volumetria, as soluções envolvidas devem apresentar reatividade entre si, pois o volume de solução padrão gasto para reagir completamente com a solução de concentração desconhecida será a variável responsável por determinar a concentração dos componentes desta. A figura abaixo representa o aparato utilizado durante este processo:

[pic 1]

Figura 1 - Esquema utilizado na titulação. Disponível em: https://img.passeidireto.com/material/59553038/83ffaabe-5a8b-4ad6-9180-b660a7ca461c.png. Acesso em: 21/11/21.

O volume de solução padrão gasto é obtido através da leitura do menisco na graduação bureta, quando a reação atinge o equilíbrio. Para permitir a visualização deste ponto de equilíbrio, é adicionado ao Erlenmeyer algumas gotas de um indicador, uma substância que altera sua cor de acordo com o meio reacional.

O vinagre é uma solução aquosa de ácido acético (CH3COOH), cujo nome oficial é ácido etanoico. A  legislação brasileira considera que para ser vendido comercialmente, este  deve ser de 4% (m/v), ou seja, conter  40 gramas  de ácido acético por litro de solução (ANAV, 2012). A determinação da concentração deste ácido é feita por titulação de neutralização com solução de NaOH e o indicador utilizado é a fenolftaleína.

  1. Objetivo

        Determinar o teor de ácido acético em vinagre por Volumetria de Neutralização.


  1. Reagentes e materiais

3.1 Reagentes

  • Ácido acético (vinagre) (CH3COOH)
  • Hidróxido de sódio 0,1 mol/L (NaOH)
  • Fenolftaleína (C20H14O4)
  • Água destilada (H2O)

3.2 Materiais

  • Balão volumétrico 100 ml
  • Bureta
  • 3 Erlenmeyer de 250 mL
  • Béquer 1L
  • Proveta de 500 ml
  • Suporte universal
  • Garras
  • Pissete

  1. Procedimento experimental

        Transferiu-se 10 ml de uma amostra de vinagre comercial para um balão volumétrico de 100 ml e avolumou-se com água destilada.

        Com auxílio de uma pipeta volumétrica de 10,00 ml, transferiu-se 10 ml da solução diluída de vinagre para um erlenmeyer de 250 ml, identificado como erlenmeyer 1. Repetiu-se o processo para mais 3 erlenmeyer identificando-os como 2 e 3 respectivamente.

        Adicionou-se 15 ml de água destilada no erlenmeyer com uma proveta de 50ml. Adicionou-se  ainda, 2  gotas  do indicador fenolftaleína.

        Rinsou-se a bureta com a solução de Hidróxido de sódio 0,1 mol/L (NaOH). Prendeu-se a bureta ao suporte universal com  a garra metálica. Zerou-se a bureta  com  a solução padrão de Hidróxido de sódio 0,1 mol/L (NaOH).    

        Titulou-se  a amostra do erlenmeyer com a solução  padrão  de Hidróxido de sódio 0,1 mol/L (NaOH) contida na bureta,  com  agitação constante  até  o  aparecimento  de  uma  leve  cor  rosada  persistente  na solução do erlenmeyer.

        Registrou-se o volume gasto na titulação. Repetiu-se  o  procedimento  para as outras duas  alíquotas  de  vinagre (erlenmeyer 2 e 3)  e  calculou-se  o  teor médio  de  ácido acético no vinagre.

  1. Resultados e discussão

Para início da técnica de titulação foi necessário limpeza e preparação das vidrarias rinsando com a solução a ser utilizada, principalmente as vidrarias volumétricas para que nenhuma gordura ou sujeira interferisse na precisão das medições.

Foi aferida a bureta colocando-se a solução titulante na vidraria até que o menisco do líquido tomasse a posição da graduação zero, somente após abertura da torneira, para preenchimento total do volume da vidraria, inclusive sua ponta inferior. A aferição foi realizada com a bureta na altura dos olhos, para que não houvesse erro de paralaxe da altura do menisco do líquido.

A abertura da bureta deve ser realizada com a mão esquerda apoiada no corpo da vidraria para melhor controle da torneira de abertura, e consequentemente velocidade de escoamento do titulante, que deve ser lenta para que possamos visualizar o momento final da reação.

[pic 2]

Figura 2 - Apoio correto das mãos na técnica de titulação. Disponível em:

https://static.todamateria.com.br/upload/pr/oc/processodetitulacao-cke.jpg.  Acesso em: 21/11/21.

A solução titulante precisa ter algumas características para que haja como um padrão de referência para determinamos a concentração do analito de interesse: ser suficientemente estável para que seja necessário determinar sua concentração apenas uma vez, reagir rapidamente e de forma completa com o analito para que o tempo requerido entre as adições de titulante seja mínimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (276.1 Kb)   docx (733.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com