TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  20/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO (8634100)

Tarefa: NR 3 – Embargo e Interdição

Adriano Vinícius Silveira Resende

Anne Francielle da Silva Corinto

Jessica Caroline de Oliveira Mendes

Lucas Luan Rosa

Nathalia Cristina Vieira Germano

Ambiente de trabalho escolhido: Uma edificação dividida em 23 pavimentos

Perigo:  A exposição do trabalhador ao risco de queda de diferença de nível, laborando num andaime fachadeiro e tipo torre, com plataforma de trabalho acima de dois metros. Irregularidades encontradas:

  • Os acessos ao nível dos pisos de trabalho dos andaimes não são realizados de maneira segura;
  • Os pisos de trabalho dos andaimes não possuem forração completa e não estão fixados em sua estrutura com parafusos, braçadeiras ou similares;
  • Inadequado sistema de guarda-corpo e rodapé;
  • A estrutura do andaime não está fixada à edificação de forma correta;
  • Plataforma precária de trabalho, andaime mal projetado e construído;
  • Ausência de cabo guia ou cabo de segurança, no nível do piso de trabalho do andaime, para fixação do cinto de segurança tipo paraquedistas.

Exemplo andaime fachadeiro.

[pic 1]

Caracterização do grave e iminente risco:  De acordo com a NR 3, a caracterização do grave e iminente risco deve-se considerar separadamente a consequência, como o resultado ou resultado potencial esperado de um evento, e a probabilidade, como a chance de o resultado ocorrer ou estar ocorrendo. O risco é caracterizado por meio da combinação das consequências de um evento e a probabilidade dele ocorrer.

Em resumo, pela metodologia, o Auditor-Fiscal deve avaliar a diferença entre o risco encontrado no objeto da fiscalização e o risco ideal para aquela situação, chamadas de situação objetivo (risco de referência). Com isso, caracterizará um dos seguintes níveis de excesso de risco: nenhum (N), pequeno (P), moderado (M), substancial (S), ou extremo (E), conforme as seguinte tabela.

[pic 2][pic 3]

De posse dessas informações estabelecemos o excesso de risco por meio da comparação entre o risco atual (situação encontrada na empresa) e o risco de referência (situação que seria esperada).

A situação encontrada é caracterizada quanto a consequência de Morte/Severa e a probabilidade como Provável.

Nos aspectos da gestão de segurança e saúde do trabalho para todas as atividades desenvolvidas em altura com risco de queda deve ser planejada, a fim evitar a exposição do trabalho ao risco, na execução do trabalho ou mesmo por medidas que minimizem as suas consequências, quando o risco de queda com diferenças de níveis não puder ser evitado. Assim a situação de que seria esperada é um andaime bem projetado e montado de forma correta, com piso de forração completa, antiderrapante nivelado e fixado de forma segura; o usuário de andaime é obrigado a usar cinto de segurança, ligado a um dispositivo independente do andaime (Trava-quedas), dentre outras informações contidas na NR-18. Com isso a situação referência é caracterizada quanto a consequência de Morte/Severa e a probabilidade como Rara.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (168.9 Kb)   docx (399 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com