TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ergonomia no trabalho e sua aplicação

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

Ergonomia no trabalho e sua aplicação

Este trabalho tem como objetivo demostrar a importância da aplicação da Ergonomia no trabalho e como a sua aplicabilidade implica na vida do trabalhador e na organização.

Ergonomia é o estudo cientifico das relações entre o homem e a máquina, está ligado à segurança e eficiência do modo com que os dois agem entre si e com o meio. Ela influencia diretamente na capacidade produtiva e na saúde física e psicológica do trabalhador.

Aplicar a ergonomia no ambiente de trabalho não é uma tarefa tão fácil e simples quanto parece. Para aplicá-la adequadamente faz-se necessário primeiro a elaboração de seu programa que consiste no levantamento das informações dos riscos à saúde e na concepção do programa de ergonomia, depois é importante conscientizar os trabalhadores da importância do plano de ergonomia, demostrando os riscos e a necessidade que existe que cada um da equipe colabore para sua própria segurança e para a segurança de todos, isso através de palestras e correções e aplicando as melhorias no ambiente de trabalho.

O objetivo da ergonomia é oferecer conforto ao trabalhador, prevenir acidentes no trabalho como lesões, diminuir o cansaço. Um local de trabalho adequado é aquele onde o trabalhador se sinta bem, onde a iluminação não seja simplesmente suficiente, mas seja adequada ao trabalhador, onde a temperatura não cause problemas ou riscos para a saúde, que existam pausas para o trabalhador poder descansar de acordo com o tipo e duração de carga horária, o ambiente de trabalho deve ser seguro, os riscos isolados, tem que ter conforto, boa higiene, deve ser respeitado o sistema psicológico do trabalhador.

Sua aplicação dentro da empresa traz benefícios tanto para os empregados quanto para a organização, uma vez que funcionários felizes, sadios e motivados rendem mais do que funcionários tristes, com dores, estressados e cansados, o que consequentemente influencia na produção empresarial.

É claro que para dar certo não depende somente da empresa, mas depende muito mais da colaboração de cada trabalhador, pois se faz necessário que cada um se conscientize da utilização dos meios e técnicas de melhorias aplicadas na empresa para sua própria saúde física e psíquica.

As empresas que querem sobreviver no mercado globalizado e extremamente competitivo devem sim desenvolver uma estrutura ergonomicante projetada para seus colaboradores, visando não apenas o lucro e a produtividade, mas sim a saúde e o bem estar do trabalhador melhorando consequentemente a imagem da empresa frente a sociedade juntamente com seus colaboradores. Hoje, os melhores trabalhadores buscam um trabalho onde eles se sentem bem, onde eles gostam de estar lá, já não importa somente o dinheiro, mas a qualidade de vida que a organização lhe proporciona conta muito, atualmente as pessoas não pensam somente no hoje, elas querem crescer, ganhar mais e principalmente querem poder viver uma vida feliz, sem dores causadas pelo uso incorreto de equipamentos de trabalho ou por acidentes de trabalho, elas querem se sentirem bem, e a empresa que quer crescer também tem que investir nesse bem estar do trabalhador se quiser se perpetuar nesse universo de concorrências.

REFERÊNCIAS

MARQUES, Cícero. Organização, sistemas e métodos – Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com