TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXPOSIÇÃO À AGENTES QUÍMICOS

Por:   •  6/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 7

UNISC – UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Abner Costa da Silva

 Bárbara Meier da Costa

Bruno Prass Heinze

 Fabrício Ivan Kappel

EXPOSIÇÃO À AGENTES QUÍMICOS

Santa Cruz do Sul

2017

SUMÁRIO

1        Objetivo        4

2        AGENTES QUÍMICOS        4

3        dESCRIÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO        5

4        DESCRIÇÃO DO PROCESSO        5

5        iDENTIFICAÇÃO DOS AGENTES QUÍMICOS ENVOLVIDOS        5

6        MEDIDAS DE CONTROLE        6


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 -        Sistema de exaustão móvel        7

Figura 2 -        Sistema de exaustão fixo        7


  1. Objetivo

O presente trabalho possui caráter acadêmico. O objetivo principal destina-se a identificar o agente químico – Manganês - existente para a atividade de solda, possibilitando a elaboração de programa efetivo e medidas corretivas adequadas nas áreas de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho.

  1. AGENTES QUÍMICOS

A produção e a utilização de produtos químicos nos locais de trabalho em todo o mundo, apresenta- se como um dos desafios mais importantes dos programas de proteção no local de trabalho. Os produtos químicos são essenciais para a vida e os seus benefícios são generalizados e amplamente reconhecidos. Desde os pesticidas, que melhoram a quantidade e a qualidade da produção de alimentos, até aos fármacos, que curam as doenças, aos produtos de limpeza, que ajudam a criar condições de vida higiénicas, os produtos químicos são indispensáveis para uma vida saudável e bem-estar da vida moderna. São igualmente uma parte crítica de muitos processos industriais, de desenvolvimento de produtos que são importantes para os padrões de vida mundiais. Porém, os controles das exposições a estes produtos químicos no local de trabalho, assim como a limitação das emissões para o meio ambiente, continuam a ser alvo dos esforços dos governos, empregadores e trabalhadores.

De acordo com a Convenção da OIT sobre a segurança na utilização dos produtos químicos no trabalho, 1990 (N.º 170), a expressão produtos químicos designa os elementos e compostos químicos e respetivas misturas, naturais ou sintéticos, como os obtidos através dos processos de produção. Os produtos químicos perigosos são classificados em função do tipo e do grau dos riscos físicos e dos riscos que representam para a saúde. As propriedades perigosas das misturas formadas por dois ou mais produtos químicos são determinadas através de avaliações dos riscos intrínsecos dos produtos químicos que as compõem. (OIT, 2014)

  1. dESCRIÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO

A empresa é constituída por prédios compostos por estrutura em concreto armado, perfazendo uma área de 375 m2, vedados com paredes em concreto, pé-direito de 5 metros, piso em concreto polido, cobertura em estrutura de madeira e metal com telhas metálicas duplas e sanduíche, iluminação artificial por luminárias com lâmpadas fluorescentes locais de trabalho.

  1. DESCRIÇÃO DO PROCESSO

O trabalhador ocupa o cargo de funileiro, atuando no processo de soldagem elétrica de componentes metálicos para fabricação principalmente de estruturas metálicas destinadas as ocupações residenciais e por ventura industriais.

  1. iDENTIFICAÇÃO DOS AGENTES QUÍMICOS ENVOLVIDOS

A Portaria Nº 3214 de 08 de junho de 1978, a aprova as Normas Regulamentadoras – do capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do trabalho, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho. O artigo 1º da referida lei aprova as Normas Regulamentadoras. A NR 15 no seu anexo N.º 12 determina os Limites de Tolerância para Poeiras Minerais. Um dos principais agentes químicos envolvidos no processo de solda está relacionado a geração de fumos metálicos.

Os fumos metálicos são partículas sólidas de óxidos de metais muito finas, formadas pelo processo de soldagem, por isso se caracterizam como um dos riscos químico envolvido na função do soldador. São formadas principalmente pelo produto da vaporização, oxidação e condensação dos componentes presentes nos consumíveis utilizados (MATHEUS, 2009).

Dentre os fumos metálicos o mais comum é o manganês, este agente químico está descrito na Norma Regulamentadora 15 Atividades e Operações Insalubres, no seu anexo N.º 12 (Limites de Tolerância para Poeiras Minerais).

A determinação da presença deste agente químico se dá pela metodologia que envolve a quantificação, pois a legislação determina que é considerado atividade insalubre, logo leia-se prejudicial à saúde do trabalhador exposição a poeiras do manganês ou de seus compostos é de até 5mg/m3 no ar, para jornada de até 8 (oito) horas por dia.

MANGANÊS E SEUS COMPOSTOS

(Incluído pela Portaria DNSST n.º 08, de 05 de outubro de 1992)

1. O limite de tolerância para as operações com manganês e seus compostos referente à extração, tratamento, moagem, transporte do minério, ou ainda a outras operações com exposição a poeiras do manganês ou de seus compostos é de até 5mg/m3 no ar, para jornada de até 8 (oito) horas por dia.

2. O limite de tolerância para as operações com manganês e seus compostos referente à metalurgia de minerais de manganês, fabricação de compostos de manganês, fabricação de baterias e pilhas secas, fabricação de vidros especiais e cerâmicas, fabricação e uso de eletrodos de solda, fabricação de produtos químicos, tintas e fertilizantes, ou ainda outras operações com exposição a fumos de manganês ou de seus compostos é de até 1mg/m3 no ar, para jornada de até 8 (oito) horas por dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (266.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com