TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ergonomia e Segurança do Trabalho

Por:   •  27/10/2022  •  Monografia  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Atividade de Estudo 1

Acadêmico: Leandro Alves Lidugerio

R.A. 1921082-5

Disciplina: Ergonomia e Segurança do Trabalho

Curso: Engenharia de Produção

1.INTRODUÇÃO

O processo de rebarbação na indústria de fundição é um método de acabamento utilizado para aparar bordas irregulares ou saliências das peças após serem desmoldadas. As peças se submetem a diferentes procedimentos como, jateamento, desbaste e quebra de massalotes (metal agregado na peça no processo de moldagem), com a finalidade de entregar peças em conformidade com as especificações de cada cliente.

Devido ao auto custo e complexidade de automatização deste processo, esta atividade em grande parte das fundições no Brasil, são realizadas de forma manual, e geralmente realizadas por um grande número de operadores.

Para garantir a eficiência deste processo, além de contar com operadores treinados a empresa precisa garantir a higiene ocupacional destes indivíduos, o que lhe trará maior retorno tanto de qualidade quanto financeiro.

Para alcançar estes resultados de Higiene Ocupacional, trataremos dentro deste trabalho das NR 17 que visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente , NR15 que definem os Limites de Tolerância para agentes físicos, químicos e biológicos, quando é possível quantificar a contaminação do ambiente, ou listando ou mencionando situações em que o trabalho é considerado insalubre qualitativamente e por fim a NR12 que tem a finalidade de garantir padrões básicos de segurança para o ambiente de trabalho e profissionais que atuam na montagem e operação de máquinas de diversas natureza.

Além das Normas regulamentadoras trataremos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  (ODS) conforme agenda 2030 dando ênfase a Saúde e bem-estar, Trabalho decente e crescimento econômico e Consumo e produção responsáveis.

1.1. Objetivo Geral

Este trabalho tem como objetivo apresentar um Projeto de Segurança do Trabalho dentro de um processo de rebarbação de peças fundidas e os impactos que este pode trazer quando atendidas as metas propostas.


 1.2. Objetivos Específicos

 Atingir os objetivos estabelecidos nas NRs abaixo:

NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Tem a finalidade de garantir padrões básicos de segurança para o ambiente de trabalho e profissionais que atuam na montagem e operação de máquinas de diversas natureza.

NR 15 – ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

Definem os Limites de Tolerância para agentes físicos, químicos e biológicos, quando é possível quantificar a contaminação do ambiente, ou listando ou mencionando situações em que o trabalho é considerado insalubre qualitativamente

NR 17 - ERGONOMIA

Visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente

Além dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) conforme agenda 2030.

Saúde e bem-estar – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

Trabalho decente e crescimento econômico – promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (874.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com