TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ergonomia e Segurança do Trabalho

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 9

Exercícios de Revisão – Ergonomia e Segurança do Trabalho

  1. Conceitue:
  1. CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes se compõe de uma equipe de funcionários e tem objetivo de observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes, Cabe à CIPA investigar os acidentes e divulgar o zelo pela observância das normas de segurança.

  1. SESMT

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e é uma equipe de profissionais da saúde, que ficam dentro das empresas para proteger a integridade física dos trabalhadores, são responsáveis por conjunto de ações, medidas e programas, previstos em normas e regulamentos, além daqueles desenvolvidos por livre iniciativa da empresa, tendo como objetivo a prevenção de acidentes e doenças, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida, a promoção da saúde do trabalhador e do meio ambiente de trabalho.

  1. Sobre Segurança em Eletricidade, o dentre os riscos envolvidos, o principal deles, é o choque elétrico. Sobre o que permeia este conceito, explique:
  1. Choque elétrico

O Choque Elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Esta passagem de corrente pode não causar nenhuma conseqüência mais grave além de um susto, porém também pode causar queimaduras, fibrilação cardíaca (anormalidade nos batimentos cardíacos) ou até mesmo a morte.

  1. Intensidade da Corrente Elétrica

A intensidade da corrente elétrica consiste na quantidade de carga elétrica que atravessa. a secção reta de um condutor na unidade de tempo é o fator mais importante no fenômeno choque elétrico porque existem zonas de efeitos para correntes alternadas considerando o KG e um trajeto de corrente entre mão/mão ou mão/pé.

  1. Percurso da Corrente Elétrica no Corpo

O corpo humano é condutor de eletricidade e sua resistência varia de pessoa para pessoa e ainda depende do percurso da corrente. A corrente no corpo humano sofrerá variações conforme for o trajeto percorrido e com isso provocará efeitos diferentes no organismo, quando percorridos por corrente elétrica os órgãos vitais do corpo podem sofrer agravamento e até causar sua parada levando a pessoa à morte.

  1. Resistência do Corpo Humano

O corpo humano é um condutor de eletricidade e sua resistência varia de pessoa pra pessoa e ainda depende do percurso da corrente. A corrente no corpo elétrico sofrerá variações conforme for o trajeto percorrido e com isso provocará efeitos diferentes no organismo: Quando percorrido por correntes elétricas os órgão vitais do corpo pode sofrer agravamento.

  1. Tempo de duração da passagem da corrente

o tempo de duração da passagem da corrente varia de acordo com a fibrilação da Corrente Continua (CC) e corrente alternada (CA). Ocorrem também diferenças nos valores de intensidade de corrente para vitimas do sexo feminino ou masculino.

  1. Explique:
  1. Arco Elétrico

O arco elétrico é a fonte de calor mais comumente utilizada na soldagem por fusão de materiais metálicos, apresentando uma combinação ótima de características que incluem uma concentração adequada de energia para a fusão localizada do metal de base, facilidade de controle, baixo custo relativo do equipamento e um nível aceitável de riscos à saúde dos

seus operadores.

  1. Energização da Estação

É um procedimento que contendo premissas de energização, migração de classe de tensão (A4/A2).

  1. Desenergização da Estação

Procedimento composto de desenergização que retira toda energia acumulada.

  1. Reenergização da Estação

Procedimento contrario da desenergização dando enérgia novamente subestação.

  1. Sobre proteção e combate a incêndio, explique o conceito de:
  1. Fogo

É uma reação química que se processa em alta velocidade, com liberação de energia sob forma de luz e calor.

  1. Ponto de Fulgor

Temperatura mínima em que um combustível começa desprender vapores inflamáveis, que expostos a fonte de calor se inflamam, todavia, retirada a fonte de calor as chamas se extinguem.

  1. Ponto de Combustão

Temperatura mínima em que um combustível começa desprender vapores inflamáveis em quantidade suficientemente capazes de manter a combustão, mesmo depois da retirada a fonte de calor que iniciou o processo.

  1. Ponto de Ignição

Temperatura mínima em que um combustível se inflama pelo simples contato com o oxigênio, independente de qualquer outra fonte de calor.

  1.  Explique quais são os tipos de extintores e sua aplicação de acordo com as classes.

Extintor de água: É indicado para incêndios de classe A (madeira, papel, tecido,          materiais sólido.

 Extintor com gás carbônico: Indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser     condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B.

Extintor com pó químico e seco: Indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento. Pode ser usado também em incêndios de classes A e C.

Extintor com pó químico especial: Indicado para incêndios de classe D (metais inflamáveis). Age por abafamento.

  1. Quais são as medidas gerais de máquinas e equipamentos?

A Norma Regulamentadora NR 12 e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos. O empregador deve adotar medidas de proteção para o trabalho em máquinas e equipamentos, capazes de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, e medidas apropriadas sempre que houver pessoas com deficiência envolvidas direta ou indiretamente no trabalho. Devem atender no mínimo os seguintes requisitos Arranjo físico e instalações, Instalações e dispositivos elétricos. Dispositivos de partida, acionamento e parada, sistemas de segurança, dispositivos de parada de emergência e aspectos ergonômicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com