TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FINALIDADE E APLICAÇÃO DO TÓPICO

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

3- FINALIDADE E APLICAÇÃO DO TÓPICO

A amostragem de aceitação é o componente principal do controle da qualidade e é útil quando o custo dos testes é alto comparado ao custo de passar um item defeituoso ou quando o teste é destrutivo. A amostragem de aceitação pode ser feita em atributos ou medições do produto. É um compromisso entre fazer 100% de inspeção e nenhuma inspeção.

O propósito da amostragem de aceitação é decidir sobre o lote, e não estimar a sua qualidade. O número de não conformidades encontrados na amostra é comparado com o máximo aceitável, que já foi estabelecido, e uma decisão é tomada em aceitar ou rejeitar o lote.

Segundo MONTGOMERY a utilidade da amostra de aceitação se cabe quando:

O teste for destrutivo; o custo da inspeção 100% for muito alto, ou não for tecnologicamente executável ou demanda muito tempo; houver muitos itens a serem inspecionados e a taxa de erro de inspeção for muito alta, de modo que a inspeção 100% possa ocasionar a não detecção de uma percentagem maior de unidades defeituosas do que ocorreria com uso de um plano de amostragem; o vendedor tiver uma excelente história de qualidade, e desejar alguma redução na inspeção 100%, mas a capacidade do processo do vendedor for suficientemente baixa de modo a tornar a ausência de inspeção uma alternativa inaceitável; houver sérios riscos potenciais para a credibilidade do produto e, embora sendo satisfatório o processo do vendedor, for necessário um programa para o monitoramento contínuo do produto. (MONTGOMERY; 2004; p.432)

O uso mais eficaz da amostragem de aceitação é servir de ferramenta de verificação para garantir que a saída do processo esteja de acordo com as especificações. E tem como finalidade verificar o cumprimento ou não de determinado procedimento de controle interno, sendo uma ferramenta de controle da qualidade que assegura durante a fabricação itens ou produtos em conformidades com requisitos, o que gera risco para fornecedor e consumidor. O risco para o fornecedor é a probabilidade de que um lote venha a ser rejeitado pelo plano de amostragem. O risco para o consumidor é a probabilidade de que o lote ruim venha a ser aceito pelo plano de amostragem.

3.1- Vantagens e Desvantagens da Amostragem por Aceitação

        Entre as vantagens da amostragem de aceitação tem-se que ela é uma técnica rápida com execução simples e tem menor exigência de pessoal preparado. Seu custo é mais baixo, e reduz enormemente a quantidade de erros de inspeção. Outro ponto é que a rejeição de lotes inteiros fornece mais confiança ao vendedor em relação a melhorias na qualidade.

        Entre as desvantagens tem-se o risco da rejeição de lotes bons e/ou aceitação de lotes ruins. Além de gerar menos informações sobre o produto ou sobre o processo.

Fontes:

  • O livro;
  • http://support.minitab.com/pt-br/minitab/17/topic-library/quality-tools/acceptance-sampling/basics/what-is-acceptance-sampling/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com