TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia de Lean

Por:   •  30/8/2021  •  Resenha  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

Filosifia de lean

Essa filosofia visa eliminar desperdícios de modo continuado a fim de resolver problemas de maneira sistemática numa corporação. Em sua essência, ao buscar eliminar o desperdício essa metodologia ajuda a reavaliar a forma como lidera, gerencia e desenvolve pessoas ligadas a determinado projeto.

Ao envolver pessoas é fundamental existir pleno engajamento das pessoas para gerar novas oportunidades de melhoria e ganhos sustentáveis para todos da equipe e da empresa.

Em termos de Lean, valor deve sempre ser considerado a partir da perspectiva do consumidor. No fim, não importa se você teve uma ótima ideia, se o consumidor não vê o valor e não está pronto para pagar por essa ideia.

A eliminação de atividades de desperdício é crucial para o sucesso da sua empresa. Elas podem diminuir a lucratividade, aumentar os custos do consumidor, baixar a qualidade e até mesmo a satisfação dos funcionários. Por esta razão, você precisa identificar as atividades que não agregam valor e tentar melhorar o processo onde elas aparecem ou, até mesmo, eliminá-lo.

[pic 1]

 Mapa de Fluxo de Valor (Value Stream Mapping-VSM)

O VSM é uma ferramenta utilizada para identificar todos os processos, analisando todas as atividades que acrescentam e que não acrescentam valor, permitindo identificar o tempo de produção e verificar as oportunidades de melhoria e os desperdícios. E com isso, estabelecer as melhorias necessárias para que o tempo de produção seja reduzido, ou seja, ajuda as pessoas a visualizar o que realmente está a acontecer no processo produtivo através da observação direta (ROTHER e SHOOK, 1999).

FERRAMENTAS LEAN

1. 5S

O 5S é uma ferramenta baseada em cinco processos simples. Ela vai medir a qualidade da produção e focar na mobilização de toda a companhia de forma lógica.

Criada pelos japoneses, o objetivo é eliminar o desperdício causado por más estações de trabalho e condições. Além disso, o intuito é fazer o monitoramento do que realmente precisa ser produzido, quando produzir e para quem produzir.

Os 5S envolvem os seguintes termos:

  • Seiri: evitar o desperdício de recursos e a falta de espaço;
  • Seiton: organizar todo o espaço de trabalho para que a produção seja mais efetiva;
  • Seiso: trabalhar para que todo o ambiente fique livre e limpo;
  • Seiketsu: determinar as normas de triagem, arrumação e limpeza que vão facilitar a ergonomia e a saúde da fábrica;
  • Shitsuke: serve para encorajar os seus colaboradores e manter todos ajudando.

2. Jidoka

Essa ferramenta busca automatizar todo o processo de manufatura e é direcionada para o controle de qualidade. A ideia é que um operário cuide de várias máquinas ao mesmo tempo, reduzindo assim o número de pessoas e aumentando a capacidade de produção.

O Jidoka permite que o operador seja capaz de parar todo o processo caso identifique algum erro que aconteceu ou possa acontecer. Dessa forma, toda a fábrica fica ciente do problema e a busca pelo acerto se torna mais efetiva.

3. JIT: Just in time

Just in Time é uma ferramenta que foca em otimizar a produção. Ou seja, evitar que haja excessos na fabricação que vão deixar o estoque cheio e atrapalhar o desenvolvimento da fábrica.

Se antigamente era comum uma grande quantidade de produtos parados, para substituição dos que saíssem com defeito, hoje em dia, a ideia é trabalhar sempre com o depósito zerado ou mínimo possível.

Assim, a empresa pode obter lucros maiores e conseguir retorno de capital investido mais rápido. Uma vez que vai reduzir os custos com estoque e melhorar a qualidade dos seus produtos.

4. Kanban

Parte essencial do JIT, o Kanban é um sistema que busca a eficiência na fabricação. Por meio de cartões coloridos e de tamanhos diferentes, é possível organizar e direcionar toda a produção para a conclusão das tarefas e demandas.

Ele pode ser feito pelo uso de softwares ou murais. O método separa as tarefas “por fazer”, “em execução” e “concluídas”. Em cada fase, são incluídas ações com uma breve descrição do que precisa ser feito.

Para verificar se o Kanban está sendo eficiente ou não, basta medir o status das tarefas. Se as “por fazer” e “em execução” forem menores que as “já entregues”, isso é um bom sinal. O importante é que o foco seja sempre a otimização do tempo e do processo produtivo.

5. Kaizen

Essa é uma ferramenta focada na qualidade do trabalho. O objetivo é mostrar que todos os funcionários de um determinado local devem se esforçar e trabalhar para reduzir os custos, o desperdício e focar no aumento do lucro.

O Kaizen prega que, para você melhorar a sua produtividade, não precisa fazer grandes investimentos. Basta incentivar os seus colaboradores para que eles se sintam envolvidos com toda a linha de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (184.2 Kb)   docx (102.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com