TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICABILIDADE DA FILOSOFIA LEAN MANUFACTURING NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE PASCHOAL DANTAS

APLICABILIDADE DA FILOSOFIA LEAN

MANUFACTURING NAS ORGANIZAÇÕES

                                 

                                                      SÃO PAULO

2015

FACULDADE PASCHOAL DANTAS

Equipe

LUCAS DE OLIVEIRA MORI

PAULO SERGIO PALHARES

JANAINA F. TEIXEIRA

Professor Orientador

Renato Erich Kleiber

SÃO PAULO

2015

APLICABILIDADE DA FILOSOFIA LEAN

MANUFACTURING NAS ORGANIZAÇÕES

O Conceito da lean manufacturing, traz como as empresas produzir sem desperdícios e sem perde a lucratividade. Desenvolvida a metodologia em cima dos estudos de documentos das empresas Malwee e Weg, também de informações bibliográficas retirada de livros e sites.

Para entender um pouco da lean manufacturing, precisamos entender a historia, o Japão após a segunda guerra mundial, precisava se reconstruir depois de todo destruição. Dois japoneses aceitaram o desafio de construir um sistema de produção para a Toyota, esse sistema foi tornando referencia e com isso sendo aplicada em todo pais, assim com o passar do tempo sendo aplicado nos Estados unidos e também na Europa, e nos dias de hoje ganhando força em outros continentes.

A filosofia Lean traz uma combinação de técnicas de redução de estoques através da produção de pequenos lotes, com isso uma maior qualidade e assim a diminuição do tempo de processo (lead time).

A aplicabilidade da filosofia, trás alguns métodos na produção como: Just time, produção puxada, 5s, KANBAN e produção celular. O Just time trabalha de uma forma onde a empresa precisa estar numa sintonia  harmônica, pois uma matéria irar chegar no seu setor no momento certo que acabar a anterior, assim contendo um produção enxuta, evitando muita movimentação com a peça, com isso evitando desperdícios com peças quebradas ou perdidas, assim reduzindo seus custos por ter uma produção enxuta, trabalhando com só com o necessário.

Já a produção puxada e quando o cliente determina a produção, focalizando o preço concorrencial no mercado, e focalizar nos custos, considerando isso com a redução dos custo teremos também redução nos preços, com isso não perdendo clientes para os concorrentes.

KANBAN é um termo japonês,  com significado “cartões” ou “sinalização” . Que seria literalmente a utilizações de cartões para indicar o fluxo da produção, nesses cartões vem com informações sobre a produção por exemplo, a produzir, em produção e finalizado.

Para um empresa adotar os sistema, a melhor forma é aplicar o 5s a mesma, pois o 5s trás é um sistema de qualidade formado em 5 passos, senso de utilização: eliminar informações que não são mais úteis, senso de ordenação: todas informações úteis sempre estarem bem visíveis, com isso reduzindo a perde de tempo para procura da mesma, senso de limpeza: manter o local limpo, trabalhando em um local agradável, senso de saúde: cuidar da saúde mental e física, ter bons hábitos, e por fim o senso de disciplina: fazer com que os passos anteriores sejam em aplicados e seguidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com