TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia Lean

Por:   •  3/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.866 Palavras (20 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 20

PROPOSTA DE UM MODELO DIRECIONADOR PARA A REDUÇÃO DO MEAN TIME TO REPAIR (MTTR) BASEADO NA ANÁLISE ESTATÍSTICA DA CONFIABILIDADE E NO VALUE STREAM MAPPING (VSM)

Leonardo de Carvalho Gomes (1)

Thiago Muna Olinto (2)

RESUMO

O OBJETIVO DO presente trabalho É A CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM MODELO DIRECIONADOR PARA A REDUÇÃO DO MEAN TIME TO REPAIR (MTTR) BASEADO NA ANALISE ESTATISTICA DA QUALIDADE E NO VALUE STREAM MAPPING (VSM). O MODELO COMEÇA COM a identificação do equipamento com o pior desempenho, realizada por meio da análise estatística da confiabilidade em conjunto ao Jack-knife diagram (JKD). As oportunidades para redução/eliminação dos desperdícios foram mapeadas através da utilização do VSM. As ações implementadas para redução do MTTR foram desenvolvidas através da aplicação dos conceitos e ferramentas do Lean Manufacturing, que visaram a eliminação/redução dos desperdícios ao longo do fluxo das atividades de manutenção corretiva do equipamento. A VALIDAÇÃO DO MODELO PROPOSTO SE DEU EM UMA EMPRESA MULTINACIONAL DO RAMO DE FERTILIZANTES LOCALIZADA NO SUL DO BRASIL. Com a implementação DO MODELO PROPOSTO, reduziu-se o MTTR do equipamento em 20%, passando de 2,25h para 1,8h. Essa redução de 0,45h no valor médio, representa no ano um ganho de 12h de unidade disponível para operação, possibilitando um aumento de volume de aproximadamente 1.100 toneladas. Paralelamente a isso, com a redução do MTTR no equipamento analisado, a equipe de manutenção também ganhou essas mesmas horas no ano para execução de outras atividades de manutenção.

Palavras-chave: Lean Manufacturing, Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM), Tempo Médio de Restabelecimento (MTTR), Jack-knife Diagram (JKD), Análise Estatística da Confiabilidade.

  1. Introdução

As constantes transformações do mercado chegaram também ao setor de manutenção das empresas, setor que era visto até as últimas décadas como um mal necessário pela gestão (MOSTAFA; DUMRAK; SOLTAN, 2015). Segundo estudos de Pinjala, Pintelon e Vereecke (2006), os custos com as atividades de manutenção variam de 15 a 70% do custo total de produção, Dessa forma, o setor da manutenção tornou-se uma área vital dentro das organizações em relação ao atingimento dos objetivos estratégicos (FRASER, 2014), sendo considerado um dos fatores principais pela produtividade das empresas (FACCIO et al, 2014).

Devido a esta maior importância dada ao setor, os objetivos principais da manutenção sofreram mudanças, sendo atualmente fundamental buscar altas disponibilidades para os equipamentos, ocasionando o mínimo de paradas de produção, com o menor custo possível (KOMONEN, 2002). O atingimento de tais objetivos pode ser alcançado através da utilização das melhores estratégias de manutenção. Atualmente diversas estratégias e ferramentas são conhecidas, entretanto elas precisam ser utilizadas de forma combinada (DEKKER, 1996). As antigas estratégias de manutenção corretiva e de manutenção preventiva (troca base tempo) não podem ser descartadas, entretanto atualmente já são conhecidas as suas limitações. Segundo estudos de Vishnu e Regikumar (2016), menos de 20% dos componentes falham dentro dos prazos prescritos. Logo, a adoção da estratégia de troca base tempo para todos os componentes, independentemente da criticidade, torna-se uma estratégia onerosa para a organização. Dessa forma, a busca por um método que permita a definição da melhor estratégia de manutenção ganha peso dentro das organizações.

A análise estatística da confiabilidade é um dos métodos capazes de auxiliar na definição da estratégia de manutenção para os equipamentos, fazendo uso do histórico de falhas dos equipamentos. Além disso, a análise estatística da confiabilidade é um método que pode ser utilizado para identificação dos equipamentos que mais impactam no resultado da empresa, segundo algum critério específico, permitindo o direcionamento das ações de melhoria. Dentro da análise estatística da confiabilidade, alguns métodos de análise auxiliares podem ser utilizados, entre eles o histograma de Pareto e o Jack-knife diagram (JKD). O histograma de Pareto é amplamente conhecido nas organizações, sendo utilizado em diversos setores e tipos de análises. Entretanto, o método JKD é mais adequado para determinados tipos de análise, pois ele permite relacionar dois critérios distintos ao mesmo tempo, classificando os equipamentos em quadrantes e facilitando na tomada de decisão (KNIGHTS, 2004).

FALAR DO LEAN, VSM E FERRAMENTAS E PARA QUE USARIA NA MANUTENCAO.

Portanto, o presente trabalho tem como objetivo principal a CRIACAO DO MODELO CONFORME ESCREVI NO RESUMO...

redução do MTTR do equipamento com o pior desempenho na unidade produtiva em análise, visando deixar o equipamento o maior tempo possível disponível para a produção. A redução do MTTR será obtida através da aplicação de ferramentas do Lean para redução/eliminação dos desperdícios ao longo da atividade de manutenção, que serão mapeados com o VSM. Já a identificação do equipamento com o pior desempenho será realizada pela análise estatística da confiabilidade em conjunto ao Jack-knife diagram (JKD).

  1. Revisão Bibliográfica

Na revisão bibliográfica a seguir é realizado um estudo comparativo entre o histograma de Pareto e o Jack-Knife Diagram. 

2.1 Comparação entre o histograma de Pareto e o Jack-Knife Diagram (JKD) como métodos complementares da análise estatística da confiabilidade.        

A avaliação de desempenho dos equipamentos é um processo fundamental dentro do setor da manutenção, pois é a partir dela que são direcionadas ações de melhoria. Através da análise é possível traçar uma estratégia para cada equipamento ou família de equipamentos, onde não se deve definir uma estratégia genérica para todos equipamentos, devido as particularidades e grau de importância dentro do processo produtivo que cada um apresenta. A fim de reduzir os custos com atividades desnecessárias, a seleção da estratégia apropriada é fundamental (SHAHIN et al., 2019).

Dentre os métodos utilizados para classificação e identificação dos equipamentos com baixo desempenho na manutenção, dois deles são objeto de análise neste capítulo: histograma de Pareto e Jack-knife diagram (JKD). A análise comparativa entre os métodos levou em conta a necessidade de definição dos equipamentos que apresentam pior desempenho, segundo os critérios definidos.

O histograma de Pareto, também conhecido como regra do 80/20, foi introduzido por Vilfredo Pareto para demostrar que 80% da riqueza da Itália estava distribuída em 20% da população (CRAFT; LEAKE, 2002). O histograma de Pareto é uma técnica bastante conhecida e utilizada, não somente no setor de manutenção, mas também em outros setores e em empresas de diversos segmentos, devido a sua fácil aplicação. O histograma permite observar os itens que mais impactam em determinada análise segundo um único critério selecionado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (616.6 Kb)   docx (403.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com