TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Finalidade de se Fazer uma Liga

Por:   •  26/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

1. O que é uma liga? Qual a finalidade de se fazer uma liga?

2. O que é um cristal? O que é uma célula unitária?

3. O Molibdênio é adicionado ao aço (a base da estrutura é de ferro) para melhorar as propriedades de dureza do material. O ferro possui um raio atômico de 1,26 Å sua estrutura cristalina é do tipo CCC, seu peso atômico é 55,85 g e sua eletronegatividade é de 1,8. O Molibdênio possui raio atômico de 1,39 Å, seu peso atômico é 95,94 g, sua estrutura cristalina é do tipo CCC e sua eletronegatividade é de 1,8. Na formação desta liga o Molibdênio formará uma solução sólida substitucional ou uma solução sólida intersticial? Explique sua resposta.

4. Nos materiais podem aparecer diferentes tipos de defeitos na estrutura cristalina. Mas isto não implica em um problema, pois os defeitos microestruturais trazem comportamentos macroestruturais muito interessantes. Podemos citar como defeito pontual o defeito classificado como Frenkel. Explique que tipo de defeito é este? Este tipo de defeito pode estar presente no aço ferramenta? Explique sua resposta.

5. Cite e descreva os diferentes tipos de defeitos.

6. Em que tipo de deformação a lei de Hooke é seguida. O que ela prevê? Quando ela deixa de ser válida.

7. Determine analisando o gráfico abaixo os valores de limite de escoamento, e, limite de resistência a tração, LRT , valor do módulo de Young, E, e tensão de ruptura, rup.

8. Explique o que significa MICROSCOPICAMENTE (átomos) as variáveis calculadas na questão 7.

• Limite de escoamento, e :

• Limite de resistência a tração, LRT :

• Módulo de Young, E:

• Tensão de ruptura, rup. :

9. Cite as três maneiras de aumentar a resistência de um material metálico e explique de que forma isto melhora a resistência. Faça o mesmo para as cerâmicas e para os polímeros.

10. Você aprendeu que quando os materiais estão em serviço, eles estão sujeitos a aplicações de algum tipo de força, que pode ser de tração, compressão ou cisalhamento. Dependendo da carga do material ele pode sofrer uma quebra. Esta fratura pode ser do tipo dúctil e do tipo frágil dependendo do tipo de material usado. Explique o mecanismo de quebra de cada uma desta fraturas.

11. Explique a diferença entre as fraturas especiais dos materiais (transição dúctil-frágil, fadiga e fluência). E diga qual a semelhança entre eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com