TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO INTEGRADA

Por:   •  22/10/2018  •  Artigo  •  2.219 Palavras (9 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Manejo de Recursos Naturais


        

Engenharia Ambiental

PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DE UM COMPLEXO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MANOEL RIBAS

Gestão Integrada

        

COMPLEXO UIRUUETÊ DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

Prof. Dr. Kaiser schwarcz

    Graduandos: Claison Araújo

      Matheus Leme

      Vinícius Stevan

      Patrick Leonan

Campo Mourão

2018

Gestão Integrada

Foi definida a implantação de um complexo de três unidades de conservação (UCs) de uso sustentável - Reserva de Desenvolvimento Sustentável, no município de Manoel Ribas, Paraná.

         A aplicação da gestão integrada para gerir a unidade de conservação na categoria de uso sustentável é compreendida pelo gerenciamento de todas as atividades antrópicas que utilizam os recursos naturais das UCs, incluindo manejo e a conservação da natureza, que está previsto na Lei nº 9985/2000 (Lei que instituiu o SNUC – Sistema Nacional de Unidades de conservação da Natureza).

Identificação do uso do solo

Segundo a Instituição O Serviço Geológico do Paraná – MINEROPAR, o relevo e a cobertura vegetal, os solos predominantes na porção central município de Manoel Ribas, cobrindo mais de 50% do seu território, são do tipo latossolo roxo alico de textura argilosa. Em cerca de 30% do território do município ocorrem litossolos, também ditos solos litólicos, que compreendem solos constituídos por material mineral ou orgânico com menos de 30 cm de espessura, assentados diretamente sobre rocha ou regolito e não apresentando qualquer tipo de horizonte B. Ocorrem normalmente em relevo escarpado sobre rochas vulcânicas básicas. Nos 10% restantes do território do município ocorrem solos podzólicos vermelho-amarelos álicos, que compreendem solos constituídos por material mineral, com horizonte B reluzente, com argila de atividade baixa, textura argilosa ou muito argilosa. São, em geral, moderadamente ácidos a ácidos, com saturação por bases baixa a alta, às vezes álicos, com composição caulinítico-oxídica e, por conseguinte com argila de atividade baixa, formados sobre rochas arenosas e argilosas, predominantemente no vale do rio Ivaí.

Portanto, é notável que o uso de solo seja voltado para agropecuária e agricultura entre os fragmentos de floresta, sendo possível confeccionar o plano de manejo que seja adequado para o município de Manoel Ribas, tendo em vistas, a implantação de unidades de conservação.

Com a criação do Complexo UIRUUETÊ de Unidades de Conservação da Natureza, podemos levantar os possíveis benefícios e os impactos, sejam estes, a nível ambiental, econômico e cultural, para possível avaliação (Tabela 1).

Impactos e benefícios ambientais

Com a implantação do complexo de três unidades de conservação que estão interligados por corredores ecológicos, podemos apontar como benefícios o aumento na preservação da fauna e da flora nativa; melhor qualidade e proteção dos corpos hídricos com a preservação da vegetação ciliar, preservação da camada de solo rica em matérias orgânicas melhorando a qualidade do solo, limitação de fronteira agrícola, consequentemente melhorias dos meios de culturas no uso sustentável. Quanto aos Impactos, são positivos, visto que pode se aplicar métodos para a conservação de uso, desenvolvimento sustentável neste complexo de Unidades de Conservação e melhorias educacionais ambiental na comunidade local.

Já com a implantação da estrada, o principal impacto ambiental é diminuição de indivíduos da fauna, fundamentada nos registros de atropelamentos de animais silvestres próximos as UCs, seguido da poluição sonora, poluição atmosférica e a diminuição da vegetação local junto com as interações fauna - flora existente no complexo de UCs.

Impactos e benefícios econômicos

Os benefícios econômicos relativos à Unidade de Conservação a ser citado é a implantação de empreendimentos voltados para o ecoturismo local, uso sustentável da terra com a produção de alimentos, medicamentos naturais, aumento da polinização dos cultivos em torno dos fragmentos e principalmente dentro dos limites que tem objetivo definido sendo um complexo de Reservas de Desenvolvimento Sustentável e Ressaltando também a grande importância de recursos financeiros como o ICMS ecológico como instrumento econômico para o saneamento ambiental. Já os benefícios da construção da estrada se dá pelo melhoramento ao acesso às Unidades de conservação e otimização do escoamento de cargas da região, transporte de passageiros e consequentemente a redução dos custos nos transportes.

Os impactos econômicos com a implantação das UCs se resumem na limitação das fronteiras agrícolas, da construção da estrada e suas respectivas degradações ambientais, tendo em vista que os impactos são totalmente relativos à valoração ambiental, que deve ser calculada para possível e inadiável recuperação da área degradada. O impacto econômico com a implantação da estrada se resume com o custo de compensação da área impactada.

Impactos e benefícios culturais

Os benefícios da criação das UCs se resumem na preservação do patrimônio cultural indígena, o fortalecimento da cultura sobre preservação da natureza dentro da comunidade local e a melhoria no desenvolvimento do uso sustentável dos recursos naturais da reserva.

Os possíveis impactos pode ser que haja conflitos de ordem cultural, hábitos e costumes como a caça com arco e flecha, visto que o objetivo da criação da UC é disciplinar os indivíduos locais no uso dos recursos naturais de forma adequada e sustentável.

        Com a criação da estrada, a comunidade pode ser prejudicada no âmbito cultural, devido à chegada de indivíduos de outras regiões de diversas culturas que interfere na cultura local, o aumento de circulação de veículos e o crescimento urbano na região que poderá surgir, e o benefício a ser citado com a instalação da estrada é a facilitação do acesso para o empreendimento turístico dessas UC’s.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (212.2 Kb)   docx (315.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com