TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestao de Projetos

Por:   •  30/6/2016  •  Artigo  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho justifica-se na expansão dos conhecimentos adquiridos no Curso de Engenharia de Produção e aumento do potencial crítico para avaliar projetos na esfera pública. Mais especificadamente, este trabalho propõe a avaliação da liderança em projetos realizados pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em Governador Valadares - MG.

        Segundo o PMBOK (2008), “um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”. A definição formal de projeto está diretamente alinhada à criação de produtos únicos, com características próprias, aplicada a todos os níveis de organização, tais como pequenas empresas, quanto a multinacionais, em que prazo, tempo e performance são premissas básicas.

        Nesse sentido, a gerência (ou gestão) de projetos pode ser compreendida como uma sequência de atividades que geram resultados significativos para as organizações. Para Kerzner (2007):

A gestão de projetos pode ser definida como o planejamento, a programação e o controle de uma série de tarefas integradas de forma a atingir seus objetivos com êxito, para benefícios dos participantes do projeto. Dessa forma, percebe-se que as empresas passaram a reconhecer a importância da gestão de projetos, tanto para o futuro quanto para o presente.

        De acordo com Osborne e Gaebler (1998) apud Carneiro (2010), “as organizações públicas apresentam características particulares que as diferem das organizações do setor privado visto que a missão fundamental do governo é “fazer o bem” e não “fazer dinheiro”“. A Gestão Pública incorpora os desafios enfrentados pelo Gerenciamento de Projeto. São tantos os desafios encontrados para uma gestão eficaz, que a implementação de técnicas de melhoramento contínuo tem se tornado uma constante em diversas esferas do setor. Por isso, o papel assumido pelo gestor do projeto é fundamental, pois seus atributos ultrapassam a perspectiva de administrador tradicional, englobando mutações, tais como direcionar a organização ser flexível e adaptável. São atributos de um gestor que executa uma boa liderança em projetos: possuir uma visão clara sobre os objetivos da organização; capacitação dos envolvidos; proporcionar um ambiente para fomentar o compartilhamento de informações, conhecimento e experiências; impor metas e fiscalizar o desempenho dos envolvidos; e, por fim, motivar os envolvidos.

        

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Analisar a liderança e o papel que o gestor desempenha na gestão de projetos da PMMG em Governador Valadares.

Objetivos Específicos

  • Apresentar os conceitos do tema global da pesquisa por meio de revisão bibliográfica;
  • Contextualizar os termos de modo a exemplificar a importância da aplicação de uma gestão de projetos eficiente no setor público.
  • Indicar a importância de avaliar o gestor de projetos.

METODOLOGIA

O método científico adotado para o desenvolvimento do trabalho e alcance dos objetivos é classificado como revisão bibliográfica. Desse modo, o trabalho terá como público-alvo os líderes de projetos e os respectivos liderados da PMMG em Governador Valadares.

 O tipo de amostragem é o probabilístico, pois a escolha dos participantes será feita de modo aleatório. Os procedimentos a serem utilizados serão questionários, entrevistas e coleta de dados com abordagem qualitativa. Indutivo ou dedutivo.

CRONOGRAMA

Descrição

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

1.Levantamento Bibliográfico

X

X

2. Fichamento

X

3. Pesquisa de Campo

X

X

4. Entrevista

X

X

5. Tabulação  

Dados

X

6. Discussão Resultados

X

X

7. Redação Final

X

8. Formatação Final

X

9. Protocolo

X

10. Organização Defesa

X

11. Defesa

X

12. Revisão

X

RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que com este estudo seja possível a investigação do gerenciamento de projetos com ênfase em liderança na PMMG – Governador Valadares.

Pretende-se ainda criar um plano de aperfeiçoamento e metas das práticas gerenciais de forma a avaliar qualitativamente o desempenho do líder bem como apresentar as principais habilidades que trazem aumento da produtividade e satisfação dos envolvidos de forma geral. Por fim, almeja-se que no futuro os projetos aplicados neste setor público possuam indicadores eficientes de qualidade embasados neste documento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (117.3 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com