TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade em Engenharia

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho consiste em falar sobre os 14 pontos de Deming, os 14 pontos de Crosby, Trilogia de Juran e os 7 princípios de gestão da qualidade.

William Edwards Deming nasceu no dia 14 de outubro de 1900 na cidade de Sioux em Lowa(EUA) e morreu em 1993 (morreu aos 93 anos). Formou-se em engenharia elétrica, com doutorado em matemática e física pela Universidade de Yale.

Deming era um pesquisador de muitas habilidades, e que os poucos sabem é que esse Guru da qualidade também estudou musica e tocava vários instrumentos, alem de compor. Ele percorrera varias era da qualidade, tendo sido discípulo de Shewhart, com quem compartilhou o interesse pelas ferramentas estatísticas aplicadas ao controle do processo e pelo método de analise e solução de problemas por meios do ciclo PDCA.

Deming foi enviado ao Japão pelas Forças Aliadas no período da reconstrução do Japão,no pós-guerra (1947 e 1950), para ensinar as técnicas de amostragens estatísticas, que Deming formulou suas principais contribuições, sua convivência com os japoneses durou mais de duas décadas e era tratado como o pai do controle de qualidade no Japão e recebeu o premio Japonês da Qualidade (Deming Prize).

Phillip B. Crosby nasceu nos Estados Unidos no ano de 1926, empresário e escritor. Crosby é considerado um dos grandes filósofos da gestão empresarial moderna, é considerado como “o pai da revolução da qualidade”, criador de conceitos como: “zero defeito”, que foi muito popular na época, tantos em programas militares, em 1961, na construção de mísseis, com em empresas.

Esse programa aproveitava as noções de custos da qualidade propostas por Juran, mas tinha forte apelo gerencial e motivacional, com ênfase no fazer certo a primeira vez. Porém, houve também muita critica ao programa, que alguns trataram como apenas um conjunto de slogans de propagandas.

Crosby publicou vários livros, entre os quais se destacam-se: Quality is Free (1979) e Quality Is Still Free (1996), também divulga quatorze pontos prioritários para a qualidade.

Juran nasceu em 1904, na Romênia, emigrou para os Estados Unidos em 1912, licenciou-se em engenharia e direito, começou a sua atividade profissional como gestor de qualidade na Western Eletric Company e foi professor de engenharia na New York University.

Em 1954, foi convidado para dar uma série de palestras no Japão, que mais tarde foram reconhecidas como a base do foco na qualidade adotado pela indústria japonesa do pós-guerra. Ao lado de W. Edwards Deming, ele entrou na mitologia da gestão como um dos dois norte-americanos cujo mérito das idéias sobre qualidade só foi reconhecido no exterior.

Em 1979 fundou o Juran Institute, a instituição que maior atividade de promoção da qualidade tem desenvolvido em todo o mundo. Juran recebeu 40 prêmios internacionais de 12 países. O seu último livro intitulou-se A History for Managing for Quality. O essencial de sua obra é que ele é considerado o primeiro guru que aplicou a qualidade à estratégia empresarial, em vez de ligá-la meramente à estatística ou aos métodos de controle total da qualidade.

Foi o primeiro a propor uma abordagem dos custos da qualidade, classificando-os em três categorias: falhas (externas e internas), prevenção e avaliação e ainda propôs a Trilogia da qualidade: planejamento, controle e melhoria.

O planejamento da qualidade estabelece os objetivos de desempenho e o plano de ações para atingi-los.

O controle da qualidade consiste em avaliar o desempenho em avaliar o desempenho operacional, comparar com objetivos e atuar no processo, quando os resultados os resultados se desviarem do desejado.

Finalmente, a melhoria da qualidade busca aperfeiçoar o patamar de desempenho atual para novos níveis, tornando a empresa mais competitiva.

A ABNTNBR ISO 9001 baseia-se em sete princípios de gestão da qualidade. Estes princípios garantirá que a sua empresa ou negócio está apta a gerar valor a seus clientes de forma consistente.

2 OS 14 PONTOS DE DEMING

Nesses 14 pontos, Deming buscou sintetizar sua experiência no Japão, como prelação para a mudança organizacional necessária, com ênfase na liderança e na participação de todos na organização.

2.1 Constância de propósito

Criar consistência de propósito em direção à melhoria de produto e do serviço, visando a competitividade, ficar no negócio e criar trabalhos.

2.2 Adotar a nova filosofia

Adoção de uma nova mentalidade, o que exige que os gestores despertem para os desafios, aprendam suas responsabilidades e assumam direção nas mudanças.

2.3 Cessar a dependência da inspeção em massa.

Eliminar o paradigma da inspeção em massa para melhoria de qualidade. Eliminar a inspeção em massa mediante projeto de qualidade desde o início.

2.4 Acabar com a prática de orçamentos apenas com base no preço.

Não priorizar relações comerciais baseado em preço, em vez disso, migrar para uma visão de longo prazo, reduzir quantidade de fornecedores e transformá-los em parceiros leais e confiáveis.

2.5 Melhoria contínua do sistema produtivo e serviço

Melhorar constantemente o sistema produtivo e serviço para melhorar a qualidade e produtividade e com isso reduzir continuamente o custo.

2.6 Instituir treinamento no trabalho

2.7 Adotar e instituir liderança

A proposta da supervisão é poder ajudar as pessoas, maquinarias e instalações a fazerem melhor os trabalhos. A supervisão dos gestores, assim como dos trabalhadores operacionais, deve ser detalhada e corretiva quando necessário.

2.8 Afastar o medo, de forma que todos possam trabalhar efetivamente para a empresa.

2.9 Derrubar barreiras entre os diversos setores pessoal.

Derrubar as barreiras entre os departamentos. Pessoas da área de pesquisa, projeto, vendas e produção devem trabalhar como uma equipe para antever os problemas e necessidades dos produtos e serviços.

2.10 Eliminar “slogans”, exortações e metas

Eliminar “slogans”, exortações e metas para a mão de obra que exijam nível zero de falhas e estabeleçam novos níveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com