TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  7/12/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

T3 – PESQUISA E GESTÃO DE MUDANÇA

Nome completo: Fernando da Costa Freitas        Turma: Minor GN

Prof.: Luciano Venelli Costa        2º semestre de 2021

  1. ESCOLHA DA ESCALA E MONTAGEM DO INSTRUMENTO DE PESQUISA

Título da escala escolhida e se foi aplicada a escala toda, somente alguns fatores, escala reduzida etc.

Escala de Satisfação no Trabalho, foi aplicada a escala toda

Dados demográficos incluídos no instrumento de pesquisa (Sexo, Cargo, Idade etc.)

Idade, gênero, cargo, tempo na empresa, já trabalhou em outras empresas.

Link para acesso ao questionário publicado:

https://forms.gle/7pJRT5GQJBMgMRecA

DEFINIÇÃO TEÓRICA DO CONSTRUTO:

Ex.: comprometimento organizacional afetivo. O que é isso? (Obrigatório indicar a fonte da definição).

De  acordo  com  Mowday,  Steers  e  Porter  (1979),  o  comprometimento  organizacional  afetivo  é um  estado  em  que  o  empregado  se  identifica  com  a  organização,  desejando  nela  permanecer para  alcançar  seus  objetivos. Fonte onde a definição foi encontrada: https://periodicos.uff.br/pca/article/view/11196/7991 

Original: MOWDAY, R. T.; STEERS, R. M.; PORTER, L. W. The measurement of organizational commitment. Journal of Vocational Behavior,v. 14, p.224-247, 1979.

Uma antiga classificação dos estudiosos de satisfação no trabalho dividia as teorias sobre satisfação em dois grupos (Martins, 1984). O primeiro deles reunia as explicações teóricas relacionadas às causas da satisfação; buscava especificar as variáveis relevantes e o modo como elas eram combinadas para determinar satisfação. O segundo, que reunia as teorias relativas ao conteúdo, tentava identificar necessidades ou valores específicos que compunham a satisfação. Todavia, essa classificação incluía como teorias de satisfação no trabalho várias criadas para explicar a motivação humana e não a satisfação no trabalho.

https://www.scielo.br/j/pusf/a/pk3b53dYYVqwZptCbsn8TRv/?lang=pt

CARACTERÍSTICAS DO INSTRUMENTO:

Explique aqui quantos itens tem o instrumento, se você utilizou a versão completa ou reduzida, qual o alfa de Cronbach. Se o instrumento tiver fatores, explique o título, a definição, a quantidade de itens e o alfa de Cronbach de cada fator.

Foram utilizados 15 instrumentos, foi a versão completa.

Fatores:

Satisfação com os colegas: contentamento com a colaboração, a amizade, a confiança e o relacionamento mantido com os colegas de trabalho. Alfa = 0,81.

Satisfação com o salário: Contentamento com o que recebe como salário se o indivíduo trabalha, com sua capacidade profissional com o seu custo de vida e com os esforços feitos na realização do trabalho. Alfa = 0,90.

Satisfação com a chefia: Contentamento com a organização e capacidade profissional do chefe, com o seu interesse pelo trabalho dos subordinados e entendimento entre eles. Alfa = 0,84.

Satisfação com a natureza do trabalho: Contentamento com interesse despertado pelas tarefas, com a capacidade de absorverem o trabalhador e com a variedade das mesmas. Alfa = 0,77.

Satisfação com as promoções: Contentamento com o número de vezes que já recebeu promoções, com as garantias oferecidas a quem e promovido, com a maneira de a empresa realizar promoções e com o tempo de espera pela promoção. Alfa = 0,81.

PÚBLICO-ALVO DA PESQUISA:

Se é de uma empresa ou várias, e como foi enviado o link para responder.

Público de várias empresas, link foi enviado através de redes sociais como LinkedIn e WhatsApp.

Data de envio e data de finalização do recebimento de respostas:

25/10/2021 até 08/11/2021

  1. PESQUISA TEÓRICA

Referências dos artigos ou livros consultados (em norma ABNT).

SATISFAÇÃO no trabalho - uma breve revisão: Job satisfaction - a short review. SciELO, Brasil, 30 dez. 2005. https://www.scielo.br/j/rbso/a/M8DvvS9XBrtqBryT6yGYg5n/?lang=pt

ADAPTAÇÃO e validação de construto da Escala de Satisfação no Trabalho: Adaptation and construct validation of Job Satisfaction Scale. SciELO, Brasil, 6 dez. 2005. https://www.scielo.br/j/pusf/a/pk3b53dYYVqwZptCbsn8TRv/abstract/?lang=pt

DA ROCHA VALLE, Angelada. Monitoramento da satisfação no trabalho de uma empresa financeira. Universidade de Brasília - Instituto de psicologia, [s. l.], p. 1-195, 2007. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/2585/1/2007_AngeladaRochaValle.PDF. Acesso em: 17 nov. 2021.

Principais antecessores e sucessores do construto, conforme o(s) artigo(s) estudado(s):

ANTECESSORES/ preditor: próprio trabalho, o desempenho, a promoção e o reconhecimento pelo trabalho executado, insatisfação no trabalho, supervisão, relações interpessoais no trabalho, política de organização e salário.

SUCESSORES/ consequente: rotatividade, ausências e motivação no trabalho, dentre outras.

De acordo com o resultado da pesquisa feita no artigo estudado, qual o antecessor de maior impacto sobre o seu construto? Qual o coeficiente padronizado (β)?

De acordo com o artigo, a cultura organizacional é que se destaca, o qual é um construto que faz parte da base do processo de socialização aqueles princípios vividos de modo que a experiencia subjetiva compartilhada, o qual cria nas organizações a possibilidade de simbolização e medias das necessidades individuais e organizacionais. Para a aplicação da pesquisa os antecessores de clima organizacional e cultura organizacional foi removido da pesquisa e os outros fatores passaram por reformulações para relacionamento, remuneração, condições, trabalho desafiador, treinamento e crescimento. Os betas são de -0.01, 0.25, 0.15, 0.44, 0.03 e -0.1.

Segundo o artigo estudado, havia diferença entre os grupos (variáveis demográficas)?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com