TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA RENOVAÇÃO DO PARQUE DE HIDRÔMETROS

Por:   •  11/6/2019  •  Monografia  •  6.241 Palavras (25 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 25

NOME DA FACULDADE

A IMPORTÂNCIA DA RENOVAÇÃO DO PARQUE DE HIDRÔMETROS

Nome do aluno:

RESUMO

Ficou provado que é importante para o bom desempenho de qualquer empresa de saneamento, como um provedor de serviços essencial, garantir a qualidade do sistema de produção e distribuição de água potável, um ativo cada vez mais raro. A redução da capacidade de novos investimentos e a escassez de recursos externos, bem como a eficiência no atendimento às necessidades dos usuários, também exigem eficiência no abastecimento de água, minimizando assim as perdas. Em média, as perdas totais de água representam 40% do total produzido no Brasil e, na maioria dos casos, as perdas aparentes representam 50% delas. A submedição na frota hidrométrica é considerada a maior parte das perdas aparentes, garantindo que a confiabilidade da micromedição se torne uma importante ação para a redução de perdas. É necessário garantir que o desempenho do hidrômetro seja mantido em níveis adequados à medida que diminui com o tempo de uso. Neste artigo, as propostas para aplicações metrológicas são apresentadas como ferramentas para reduzir e controlar perdas e ações para minimizar a subcontagem de hidrômetros, reduzindo assim o índice de perdas de faturamento. O levantamento é utilizado para estimar erros sistemáticos ao longo dos anos a partir do momento da instalação e para verificar a influência sobre esses erros, a instalação incorreta e o cronograma. Também são propostas ações para garantir a confiabilidade metrológica da aquisição e monitoramento de hidrômetros.

Palavras – Chaves: Renovação. Parque de hidrômetros. Consumo. Importância.

ABSTRACT

It has been proven that it is important for the good performance of any sanitation company, as an essential service provider, to ensure the quality of the system of production and distribution of drinking water, an increasingly rare asset. . Reducing the capacity for new investments and the scarcity of external resources, as well as efficiency in meeting the needs of users, also require efficiency in water supply, thus minimizing losses. On average, the total water losses represent 40% of the total produced in Brazil and, in most cases, the apparent losses represent 50% of them. Sub-measurement in the hydrometric fleet is considered the most apparent loss, ensuring that the reliability of the micromediation becomes an important action to reduce losses. It is necessary to ensure that the performance of the hydrometer is maintained at adequate levels as it decreases with the time of use. In this article, proposals for metrological applications are presented as tools to reduce and control losses and actions to minimize the sub-metering of water meters, thus reducing the rate of billing losses. The survey is used to estimate systematic errors over the years from the time of installation and to verify the influence on these errors, the incorrect installation and the schedule. Actions are also proposed to ensure the metrological reliability of the acquisition and monitoring of water meters.

Keywords: Renewal. Water meter park. Consumption. Importance.

  1. INTRODUÇÃO

        A conservação e racionalização do uso de energia e recursos hídricos têm se tornado fatores decisivos para o sucesso da inserção e manutenção dos países da comunidade mundial como forças econômicas.

        Os recursos hídricos não podem ser tratados simplesmente como recursos renováveis, mas como recursos limitados. O uso racional e a conservação são, portanto, essenciais.

        A água é a fonte da vida, a razão da existência de plantas, animais e homens na superfície da Terra. Sem isso, o planeta estaria deserto. De acordo com a teoria do "Big Bang", a água existe no planeta desde a sua criação há 4,5 bilhões de anos, e até hoje não houve aumento no volume porque a água não é criada, sofre apenas mudanças constantes, no que é chamado de ciclo da água. A ação do sol começa este ciclo contínuo de água saindo e retornando à terra.

        Em nosso planeta, 71% da superfície é coberta por água, mas 97% desse total é salgado e em apenas 2% dos rios e lagos de água doce, uma tecnologia conhecida torna o tratamento viável. O Brasil tem 8% das reservas de água doce do mundo, 80% estão na região amazônica, os 20% restantes estão desigualmente distribuídos em outras partes do país. A região Sul, por exemplo, contém 6,5% da água doce do país [PNCDA - DTA A1, 1999].

        Embora a questão da escassez de água, já discutida e conhecida, o ser humano, em geral, ainda não tenha percebido a importância de preservar as fontes de água e evitar sua poluição. Nossa civilização cresceu e evoluiu, mas infelizmente, a mesma proporção também aumentou as fontes de poluição.

        Um ano e dois meses, entre 2003 e 2004, sobrevoando a maior reserva de água doce do mundo: o território brasileiro, o casal aventureiro Gerard e Margui Moss percorreu cerca de 100 mil quilômetros. Em mil vôos de descarga, coletaram amostras de água doce de rios, reservatórios e reservatórios no Brasil. As amostras foram enviadas para universidades e centros de pesquisa no Brasil. O resultado da análise será um retrato sem precedentes de nossas águas.

        O atual estado de saneamento e metrologia nesta área estimula a pesquisa e sistematização de ações que conduzam à redução e controle das perdas de água. A cultura metrológica nas empresas de saneamento em geral, propagada pelos procedimentos e padrões relevantes, está muito abaixo do estado da arte em metrologia.

        A confiabilidade da confiabilidade metrológica e o bom desempenho dos hidrômetros, através da gestão sistemática do parque, constituem um passo importante para a eficiência [ANDRÉS, M., 1995; ARREGUI, F. DO C., 1998; Inácio, 1999]. É apresentada a necessidade de estudo e avaliação do comportamento do parque de medidores de água e das atividades relacionadas aos laboratórios credenciados pelo INMETRO para a realização de ensaios em hidrômetros.

        Testes que serão considerados pela obra diretamente relacionada com a "tendência (Td)" [Inmetro, 2000c] apresentado por contadores de água pertencentes aos sistemas de monitoramento e medição para faturamento SAMAE Blumenau.

  1. CARACTERÍSTICAS DE CONSUMO

        Desde o começo da humanidade, o homem tem procurado maneiras de quantificar, medir e categorizar tudo em sua vida. Esta pesquisa deve-se não apenas à sua necessidade de saber, mas também à análise de como isso pode afetar sua vida. A água existente ou indisponível é tão vital à vida que, eventualmente, se torna um dos fatores mais poderosos para a preservação da espécie e, portanto, requer seu uso mais racional. Então o homem realmente precisa saber exatamente o quanto você usa deste valioso produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com