TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO*

Por:   •  10/4/2015  •  Artigo  •  2.977 Palavras (12 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 12

A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO[1]*

RESUMO: O colaborador é um dos principais pilares de uma organização empresarial, ou seja, responsável por boa parte da fabricação, se o mesmo estiver problemas relacionados à saúde e segurança, vai prejudicar o desempenho produtivo e consequentemente denegrir a imagem da empresa, sem contar com altos custos de indenização ou multas, com isso este trabalho tem como objetivo demostrar a importância da aplicação da saúde e segurança do trabalho nos processo de produção, comparando dados de hoje e do passado, enfatizando os empresários a investirem nas técnicas de prevenção, para proporcionar um ambiente agradável, saudável e produtivo, e se esses requisitos estiverem em plena harmonia o lucro já é 50% garantido.

PALAVRAS-CHAVE: Saúde e Segurança do Trabalho. Funcionários. Acidente de trabalho.Engenharia de  Produção.  

1 INTRODUÇÃO

        

A preocupação com a saúde e a segurança no trabalho, pode ser identificada desde épocas remotas, onde os homens procuravam proteção contra os animais ferozes e contra os fenômenos atmosféricos, abrigando-se nas cavernas. O uso do fogo e das armas proporcionou-lhe proteção, mas aumentaram os riscos.

O aprofundamento nesta temática ganhou maior ênfase com o advento da Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no final do século XVIII, onde houve transformações radicais na forma de produzir e de viver das pessoas, pelas condições impostas ao homem em seu ambiente de produção, de se adequar à máquina, pois, tornou-se necessário à utilização de um maior número das mesmas, na decorrência do trabalho. No Brasil seu desenvolvimento se deu a partir de 1919, com a criação da primeira lei contra acidentes.

A preservação da saúde e da segurança no ambiente de trabalho constitui uma das principais bases para o desenvolvimento adequado da força de trabalho, sendo indispensável quando se espera ter um ambiente produtivo e de qualidade. O sucesso na obtenção dos resultados está intimamente relacionado com a valorização do recurso humano dentro da empresa, como um dos fatores primordiais.

  1. PROBLEMA DE PESQUISA

Ainda são poucas as empresas que aplicam as técnicas de segurança do trabalho. Na ocorrência de um acidente, quem é atingido diretamente são os funcionários apresentando problemas de saúde, tanto os aspectos físicos, mental e social. Porém a empresa também perde em produção, acarretando muitos prejuízos a sua organização. Assim o problema de pesquisa que se pretende abordar neste artigo é o alto número de acidentes ocorrido, sendo que a maioria dos donos de produção tem conhecimento de técnicas de prevenção, mas ainda persistem no erro.

  1. OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo geral

O objetivo geral desta pesquisa é conscientizar os empresários da importância da aplicação da segurança do trabalho e sua inter-relação com os processos de produção.

1.2.2 Objetivos específicos

        O presente trabalho tem como o objetivo específico descrever e conhecer a evolução da segurança do trabalho, através dos fatos históricos e assim consequentemente explicar os conceitos mais utilizados e de maior importância, finalizando com o levantamento do número de acidentes ocorridos no passado e atualmente com a finalidade de comparar os dados e concluir que com a diminuição de acidentes a produção tende em aumentar.  

1.3 JUSTIFICATIVA

        O trabalho existe desde o aparecimento do primeiro homem, sofrendo alterações no decorrer dos séculos, hoje a maioria das pessoas desenvolvem suas atividades em fábricas, consequência da explosão da revolução industrial no século XVIII, desde esse período as indústrias vem crescendo em ritmo acelerado implantando novas tecnologias que auxiliam na maior produção, necessitando assim de mais pessoas, como no passado as condições do ambiente de trabalho eram péssimas, muitos indivíduos foram afastados por doenças, ou por incapacitada de forma total ou parcial, temporária ou permanente para o trabalho. Assim surgiu a necessidade de profissionais ligados à área de saúde e segurança do trabalho. Atualmente as empresas possui alguém apto a desenvolver técnicas preventivas, mas isso não se generaliza, pois mesmo havendo o conhecimento sobre a sua importância, não são aplicadas, causando prejuízos na sociedade local e posteriormente no País, na qual vão ser mais pessoas em hospitais e outras aposentadas por invalidez, provocando muitas vezes problemas psicológicos, prejudicando a qualidade de vida, e a empresa perde em produção acarretando na diminuição da economia. Com isso fica claro que com um ambiente agradável, com controle de riscos, a chance de ocorrer um acidente é mínima evitando assim uma série de problemas pessoais e sociais.

  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A pesquisa a ser realizada tem por objetivo descrever os fatos ocorridos no passado como também fazer uma analise de dados, para isso foi utilizados os procedimentos de abordagem indireta, na qual foi feita pesquisa documental como leis e normas e pesquisa bibliográfica como livros e artigos. Quanto à metodologia foi usado o método comparativo que permite compreender a realidade através de dados e tempos históricos.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 RETROSPECTIVA HISTÓRICA

Atualmente a importância da aplicação da saúde e segurança do trabalho é reconhecida pela maioria dos donos de produção, mas isso só foi possível graças a fatos históricos que induziram uma pesquisa mais profunda.

No século XVI, foram observadas as condições de vida dos mineradores da época, na qual se constatou casos de acidentes no trabalho e doenças, como silicose, asma entre outras. Onze anos depois surge a primeira monografia sobre a relação entre trabalho e doença, mas nenhuma pesquisa surtiu efeito algum com relação à preocupação quanto à saúde do trabalhador.

Em 1700, foi publicado na Itália, pelo pai da medicina do trabalho, Bernardinho Ramazzini um livro que descreve cinquenta e quatro profissões distintas e as doenças a elas relacionadas. Porém como a maioria das atividades eram artesanais e realizadas em casa ou oficinas, por pequenos números de trabalhadores, os casos de doenças profissionais eram poucos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (516.1 Kb)   docx (257.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com