TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO DA INDÚSTRIA 4.0 NO MERCADO EM BUSCA DE UMA EXCELÊNCIA NO PROCESSO PRODUTIVO

Por:   •  3/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.265 Palavras (10 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 10

                                                                                               

A INTRODUÇÃO DA INDÚSTRIA 4.0 NO MERCADO EM BUSCA DE UMA EXCELÊNCIA NO PROCESSO PRODUTIVO

Projeto de Pesquisa do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Iguaçu como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção.

Nova Iguaçu
2017

SUMÁRIO

1. Antecedentes e formulação do problema        4

2. Objetivos        5

2.1. Objetivo Geral        5

2.2. Objetivos Específicos        5

3. Justificativa        6

4. Delimitação e alcance        6

5. Hipótese        6

6. Marco Teórico        7

7. Marco Metodológico        8

7.1. Desenho e método de pesquisa        8

7.2. Universo e amostra        9

7.3. Instrumento de coleta de dados        9

8. Cronograma        10

9. Referências        10


1. Antecedentes e formulação do problema 

Com o passar dos anos a competitividade industrial vêm aumentando cada vez mais, as industriais buscam alcançar sempre o seu posicionamento no mercado, abrangendo os aspectos como: qualidade, sustentabilidade, maior eficiência no processo, redução de custos, maior poder econômico, eliminação dos riscos e perfeição, e com isso tende a seguir as novas tendências tecnológicas. A tendência industrial vem mudando continuamente desde a primeira revolução industrial, com o advento das máquinas industriais, baseando nisso que serão apresentados as tendências da nova e mais modificadora revolução industrial, a qual a sociedade terá de se adaptar, pois esta veio e está com força total, trocando alguns paradigmas que as empresas possuía e trazendo força competitiva elevada. Neste trabalho será apresentado o conceito mais atual das indústrias, A indústria 4.0.

O que hoje as empresas mais buscam é rentabilidade, qualidade nos serviços/produtos, menor desperdício e satisfação dos clientes. Baseado nesse conceito que a indústria 4.0 vem surgindo no Brasil nas empresas de grande porte, onde todo o seu processo produtivo é integrado, utilizando banco de dados, robótica, internet das coisas, sistema de gestão e armazenamento em nuvem.

A Indústria 4.0, por sua vez, corresponde a uma evolução tecnológica sem precedente na história do processo industrial, envolvendo todos os segmentos da produção em redes de comunicação de última geração, banco de dados planetários, robótica, produções customizadas, redução de custos operacionais, baixos preços finais, eliminação dos riscos de acidentes.

A idéia de ter a certeza de que o produto está exatamente com as especificações que o cliente solicitou, não tendo que se preocupar em esperar muito tempo por isso, pois seu pedido é extremamente diferenciado dos demais, e ainda, não ter que pagar um alto valor de diferença. Pois é, isso chegou! Com a indústria 4.0 pode-se programar a máquina/robô para projetar algo extremamente diferente, sem o gasto de um valor elevado com isso. Por exemplo, há uma máquina precisa de corte, mas seus cortes são limitados em retas e círculos, com a utilização desses robôs, pode-se apenas fazer uma identificação do serviço desejado e o mesmo executar todo o resto. Essa identificação pode ser, por exemplo, através de aplicativos de celular onde o mesmo gera um QR Code (código de barra bidimensional) onde apenas se realiza uma identificação que ocorre através de uma câmera no inicio do processo e a mesmo identificará seu pedido e o confeccionará. Inacreditável! Normalmente é isso que pensamos quando dizemos esse conceito de indústria 4.0 e não é só isso, imagina para uma indústria saber se seu novo produto que será lançado no próximo ano terá toda uma resistência ou as especificações exigidas pelo cliente antes mesmo de ser produzido fisicamente.

A indústria 4.0 ou quarta revolução industrial traz um conceito de precisão no processo, integração das máquinas existentes no processo, identificação das possíveis causas dos problemas no processo, tudo isso devido ao sistema de gestão que consegue administrar de uma maneira fácil e inteligente todos os dados fornecidos pela máquina, ou seja, a máquina gera dados que são armazenados em banco de dados físicos ou virtuais como no caso da Nuvem, esses dados são gerados durante todo o processo de fabricação com intervalos de milésimos de segundos, ou seja, qualquer variação existente neste, a máquina junto ao sistema de gestão, acusa a variação, trazendo assim a garantia de que todo aquele processo esteja de maneira linear em todos os seus produtos. Ao término da produção a máquina consegue verificar se o que ela produziu está dentro das especificações solicitadas pelo cliente.

A problemática se dá a partir do fato de que em meio à competitividade, as empresas que não se adaptam aos avanços tecnológicos, que não buscam se inteirar no que há de inovação/tendência no mercado, tem uma grande chance de ser ultrapassada ou mesmo chegar à falência.

2. Objetivos

2.1. Objetivo Geral

Revelar as tendências da nova e mais modificadora revolução industrial, provendo seu conceito e os possíveis resultados obtidos com sua aplicação.

2.2. Objetivos Específicos

2.2.1. Discorrer os períodos evolutivos tecnológicos.

2.2.2. Apresentar os níveis evolutivos tecnológicos que proporcionaram este novo período.

2.2.3. Abordar os benefícios proporcionados com a implementação do conceito da Indústria 4.0.

3. Justificativa 

Esse conceito esta inovando totalmente a maneira de pensar dos empreendedores, pois quando se fala em desperdício zero, fala-se também de economia, redução de custo e lucratividade. Tal pesquisa busca trazer o conceito de um novo cenário industrial que trará para os empreendedores total rendimento das máquinas e interação de todo o seu processo produtivo, trazendo avanço exponencial da capacidade dos computadores, imensa quantidade de informação digitalizada e novas estratégias de inovação. O conceito da Indústria 4.0 como uma evolução nos sistemas produtivos industriais, trará para organizações que o aplicarem, benefícios que jamais imaginária se alcançar. O estudo desse trabalho será capaz de discorrer todo o conceito dessa revolução industrial a fim de disseminar o impacto e as grandes vantagens competitivas que essa mudança há de causar no cenário industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (193.1 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com