TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Gestão Ambiental Nas Empresas Brasileiras

Por:   •  29/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.803 Palavras (24 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 24

A importância da Gestão Ambiental nas empresas brasileiras

Eduardo Marques da Silva

Jadna Parente

RESUMO

A Gestão Ambiental é crucial para as empresas brasileiras, pois busca equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente, uma vez que a falta de cuidados simples, porém importantes, podem gerar perdas significativas tanto na saúde do indivíduo quanto financeiramente. O presente trabalho tem como objetivo analisar a gestão ambiental nas empresas brasileiras. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que consiste na construção de uma análise ampla da literatura, contribuindo para discussões sobre métodos e resultados de pesquisas, assim como reflexões sobre a realização de futuros estudos. Nas bases de dados BVS, Google acadêmico, SCIelo. Para tanto foram utilizados artigos publicados nos últimos cinco anos sobre a temática do estudo para obtenção dos resultados contemplando os objetivos. Os estudos mostraram que a preocupação com a gestão ambiental surgiu quando as agressões feitas à natureza começaram a atingir o homem, foi assim que este percebeu que o equilíbrio estava sendo rompido e havia falhas nessa gestão, entendendo-se a partir daí que esses recursos são limitados e que não há como ter crescimento econômico sem preservação do meio ambiente. Devido às transformações no contexto empresarial, muitas organizações têm a consciência que para alcançar um bom desempenho e se manter no mercado de hoje, a sua responsabilidade social não pode ser ignorada, sendo necessário integrá-la em sua estratégia empresarial.

Palavras-Chave: Gestão Ambiental. Legislação Ambiental. Responsabilidade Social.

1 INTRODUÇÃO 

A Gestão Ambiental garante a minimização dos impactos negativos das atividades empresariais no meio ambiente e promove a sustentabilidade. Ela contribui para o fortalecimento da imagem da empresa e a conquista da confiança dos consumidores e investidores, além de proteger os recursos naturais, como água e solo, evitando sua degradação e escassez. 

A adoção de práticas sustentáveis pode levar a uma redução dos gastos com energia, água e materiais, gerando economia para a empresa. Ao investir em tecnologias e práticas sustentáveis, as empresas podem se destacar no mercado e atrair clientes e investidores conscientes.

A implementação da Gestão Ambiental traz diversos benefícios para as empresas, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico. Alguns desses benefícios incluem: Redução de Impactos Ambientais, Economia de Recursos Naturais, Melhoria na Imagem Corporativa.

A adoção de práticas sustentáveis contribui para a preservação do meio ambiente e a redução da emissão de poluentes, permite o uso eficiente de recursos naturais, como água e energia, resultando em economia para as empresas, seu comprometimento com a Gestão Ambiental é vista de forma mais positiva pelos consumidores, investidores e sociedade em geral, empresas socialmente responsáveis e comprometidas com a gestão ambiental têm uma vantagem competitiva, atraindo clientes e investidores que valorizam essas práticas, a adoção de práticas sustentáveis permite às empresas estarem em conformidade com a legislação ambiental, evitando penalidades e melhorando sua reputação no mercado.

A legislação ambiental no Brasil é fundamental para garantir a proteção do meio ambiente e estabelecer diretrizes e normas para a gestão ambiental nas empresas. O cumprimento dessas leis é essencial para evitar punições legais e melhorar a sustentabilidade das organizações.

As empresas têm o papel de contribuir para o desenvolvimento sustentável, gerando impactos positivos na sociedade e no meio ambiente. A responsabilidade social e ambiental implica em adotar práticas éticas, respeitar os direitos humanos, promover a diversidade e inclusão, além de proteger e preservar o meio ambiente.

Empresas de diversos setores têm adotado práticas sustentáveis como forma de contribuir para um futuro mais sustentável. Algumas dessas práticas incluem: Uso de Energias Renováveis - Empresas têm investido em fontes de energia limpa, como solar e eólica, reduzindo sua pegada de carbono, Gestão Eficiente de Recursos - A otimização do uso de água e energia, assim como o gerenciamento adequado de resíduos, têm sido prioridades para muitas empresas e Iniciativas de Reciclagem - Programas de reciclagem interna e parcerias com cooperativas são implementados para reduzir o desperdício e promover a economia circular.

A preocupação com o meio ambiente, a responsabilidade social, práticas de governança corporativa entre outras medidas, estão contribuindo cada vez mais para uma crescente demanda dentro do mercado financeiro direcionada aos produtos voltados a esse nicho. Nesse sentido, as empresas, cada vez mais, sofrem cobrança da sociedade quanto à prestação de contas no sentido de identificar aquelas entidades que geram prejuízos ou que não acrescentam nenhum valor à qualidade de vida da comunidade onde estão inseridas. Nesse contexto o presente trabalho traz como problemática: qual a importância da gestão ambiental nas empresas?

Para tanto, apresenta-se como objetivo geral analisar gestão ambiental nas empresas brasileiras. Trata-se de uma revisão de literatura entendida como uma análise sistemática e síntese da investigação sobre um tema específico de escopo restrito com análise descritiva. Os dados secundários serão colhidos através de uma revisão de literatura sobre o tema através de artigos publicados em revistas científicas.

2 METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que consiste na construção de uma análise ampla da literatura, contribuindo para discussões sobre métodos e resultados de pesquisas, assim como reflexões sobre a realização de futuros estudos. O propósito inicial deste método de pesquisa é obter um profundo entendimento de um determinado fenômeno baseando-se em estudos anteriores (MATTOS,2015).

Dentre os métodos de revisão, a revisão integrativa é o mais amplo, sendo uma vantagem, pois permite a inclusão simultânea de pesquisa experimental e quase-experimental proporcionando uma compreensão mais completa do tema de interesse.

A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados eletrônicas (Scielo-10 artigos), Google Acadêmico-10 artigos e BVS-8 artigos). Para este estudo, foram utilizados e elencados os seguintes descritores: gestão ambiental, legislação ambiental e responsabilidade Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com