TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Cadeia de Suprimentos Para as Empresas

Por:   •  30/8/2021  •  Resenha  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 6

A importância da cadeia de suprimentos para as empresas

Saber gerenciar a sua cadeia de suprimentos (supply chain) é essencial para o sucesso do seu negócio. Isso porque envolve todas as fases de produção e entrega de mercadorias. Se essa área for deficiente, você poderá perder muito dinheiro.

É preciso, por exemplo, minimizar o custo da logística — um dos principais fatores que impactam na cadeia de suprimentos. Para otimizar esse número, é essencial incluir como prioridade a boa gestão da cadeia em seu planejamento anual.

Além disso, é importante buscar entender como funciona e como ela pode ser melhorada. Para tanto, confira o guia sobre gerenciamento de supply chain que preparamos!

O que é a cadeia de suprimentos?

Como mencionado, a cadeia de suprimentos, ou supply chain, envolve todas as etapas de fabricação e entrega de produtos aos clientes. Isso corresponde a:

• Aquisição de matéria-prima;

• Estocagem de mercadorias prontas, em fabricação ou de seus insumos;

• Transporte de itens,

• Entrega de produtos ao cliente.

Nessas fases, incluem-se processos ou fluxos de trabalho, recursos financeiros, mão de obra, entre outras variáveis que asseguram o funcionamento de toda a cadeia. Vale destacar que a cadeia de abastecimento parte dos fornecedores e segue até os clientes, envolvendo, às vezes, intermediários (revendas, representações) e outras instituições.

Como funciona o gerenciamento da supply chain?

A gestão da cadeia de suprimentos é a administração e controle dos elementos que a constituem, como:

• Fluxos de dados;

• Produção de mercadorias;

• Atividades e funções dos colaboradores;

• Rotinas logísticas;

• Custos;

• Canais de distribuição,

• Tempo de entregas.

Ela emprega técnicas, metodologias e soluções tecnológicas para acompanhar, integrar, controlar e organizar suas etapas. Cada companhia conta com uma cadeia de suprimentos própria, de modo que tanto clientes empresariais quanto fornecedores têm as suas.

Por isso, uma gestão de suprimentos eficiente deve considerar, além de seus fluxos internos, os externos. Ou seja, aqueles que envolvem os seus parceiros, fornecedores e consumidores.

É importante que haja integração de processos entre esses agentes, com troca de informações para que as cadeias de ambos sejam otimizadas e se complementem. Dessa forma, o cliente saberá, por exemplo, quando o fornecedor tem matéria-prima e, a partir disso, poderá se preparar para fazer pedidos.

Em contrapartida, os seus próprios consumidores também receberão encomendas dentro dos prazos acordados. Nesse caso, como veremos adiante, é necessário contar com sistemas de gestão que simplifiquem o controle das rotinas e fluxos de trabalho na área.

Elas também entregam informações estratégicas. Por exemplo, há sistemas que permitem que o cliente cheque o estoque do fornecedor para fazer as suas solicitações de insumo, além de saber quando eles chegarão.

Além disso, tecnologias que ajudam no controle do almoxarifado, no planejamento e na roteirização de rotas, no acompanhamento de produtos estocados ou em trânsito são essenciais, pois melhoram a integração, a operacionalização e o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

A importância para a indústria

Uma boa gestão de cadeia de suprimentos diminui custos ao longo da cadeia. Isso acontece principalmente ao otimizar o controle dos produtos de modo a prevenir perdas, extravios e quebras. Também é essencial reduzir confusões que surgem devido a dados conflituosos nos estoques — como quantidades de itens estocados que não batem com os registros — e nas entregas.

Líderes que buscam bons resultados e redução de gargalos logísticos precisam focar no gerenciamento suprimentos. Isso deve ser feito tanto em curto quanto em médio e longo prazo. Assim, é possível que as atividades do setor se tornem mais simples, seguras e ágeis.

Principais benefícios da gestão do abastecimento

Assim como em outras áreas, a gestão eficiente traz muitos benefícios para a empresa. Entenda os principais deles no supply chain:

Transparência

Um dos principais benefícios de ter uma gestão eficiente é a transparência. Esse é um benefício para a organização, pois ela passa a acompanhar melhor o que ocorre em todo o processo.

Redução de custos

Uma gestão da cadeia de fornecimento eficaz reduz custos em diferentes setores. Exemplos disso são o estoque, compras, entregas e distribuição, entre outros. Com a integração de todas as etapas que compõem esse fluxo, a economia poderá ser ainda maior. Contudo, para que isso seja possível, é fundamental contar com um bom sistema de gestão empresarial.

Otimização de espaço e recursos

É preciso se preocupar com a correta alocação de recursos e de espaço. Por exemplo, em armazéns, realizam-se estudos sobre qual design é melhor para a alocação de prateleiras e estantes, além dos corredores entre elas. Avalia-se até o movimento dos veículos nesses espaços, para encontrar as rotas mais rápidas e eficientes para o transporte e armazenamento de produtos.

Atendimento e entrega

O cliente também sai ganhando quando a empresa investe em Supply Chain Management. Isso porque aumentam as chances de as compras serem entregues dentro do prazo devido à eficiência da cadeia de produção.

O atendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com