TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lei Municipal de Movimentação de Solo

Por:   •  18/10/2019  •  Bibliografia  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

Laudo Geológico

Metodologia

A metodologia de trabalho baseou-se nos estudos geológicos tradicionais, como: observações de campo, sondagens, análise de mapas topográficos, fotografias do local, obtenção de coordenadas com GPS, mapas de drenagem, análise de solo e rocha superficial, cálculos de áreas e volume, no local e área do entorno.

Procurou-se estabelecer as possíveis relações existentes entre as feições geológicas regionais e locais e o comportamento das águas superficiais e subterrâneas e sua correlação com os processos erosivos, a intemperização e o comportamento geotécnico do terreno.

Caracterizações do Meio Físico

Localmente este terreno hoje objeto de licenciamento tem seus aspectos geológicos principalmente relacionados à litologias e solos comuns na região lito-estratigráfico a qual está inserida na Bacia Intracratônica denominada “Bacia do Paraná, a qual tem seu substrato rochoso aflorante às rochas vulcânicas diferenciadas ácidas e como solo os produtos provenientes do intemperismo associado à diagênese que formou os neossolo litólico distrófico típico.

Geologia local

O sítio geológico tem seu embasamento formado por rochas terciárias com uma geocronologia das ultimas emanações vulcânicas fissurais até 125 milhões de anos, tendo uma composição os derrames jovens superiores diferenciados ácidos mais ricos em sílica que cobre as basais, que são classificados como derrames vulcânicos basálticos enquanto os superiores tardi-magmáticos são Riolitos Dacitos e Riodacitos.

Na área a geotectônica não se faz presente, não apresentando fraturamentos mapeáveis nesta escala de mapeamentos, pois se situa num divisor de águas de duas micro-bacias de afluentes do Arroio Barracão; um ao leste e outro ao oeste distando cada um mais de 300,0 metros.

A camada de solo que cobre o embasamento de rochas vulcânicas terciárias é um solo de granulometria argilo-silicoso com muitos grânulos de fragmentos de rochas que variam de centímetros a dezenas de centímetros com uma tonalidade marrom claro a escuro; com espessuras de mais de 3,0 m e o freático não foi encontrado.

[pic 2][pic 3]  [pic 4][pic 5]

Figura 1: a) apresentação dos derrames basalticos presentes na área e b) detalhe para o solo.

Geotecnia

A caracterização baseia-se nas observações realizadas no entorno da área, em cortes em perfis existentes em locais próximos onde as características geológicas ainda se apresentam relativamente passiveis de comparação, lembramos que a profundidade do solo é semelhante variando apenas a cota altimétrica em que se encontra, mas mantendo as espessuras.

        Se verifica instabilidade nos taludes frontal e a tardoz da área, como apresentando nas figuras 2 e 3, onde este frontal como corte de estrada e supostamente contido com blocos empilhados que vieram a escorregar, assim como o escavado a tardoz onde o mesmo apresenta arvores sobre a porção erodida.

O comportamento geotécnico da área é instável, com possibilidades de movimentações de massa, apresentando características para erosões, sem fraturas aparentes. Este deverá ser contido baseando-se em futuro projeto para contenção deste talude.

[pic 6][pic 7]

Figura 2: a) talude frontal colapsado e b) vista proximal da situação do talude.

[pic 8][pic 9]

Figura 3: a) talude a tardoz da área apresentando alto grau de erosão no solo e b) vista da mesma porção com outro ângulo.

De acordo com o visualizado, deverá ser realizado o projeto para a contenção destes taludes assim como o seu ajuste para com o empreendimento, prevenindo futuros problemas e adequando de acordo com a lei vigente para contenção de taludes, a ABNT NBR 11682.

Garibaldi, 15 de julho de 2019.

___________________________

Leovegildo Tadeu Machado

GEÓLOGO e TÉC. AGRÍCOLA – CREA 52558

Referências Bibliográficas

  • CONSEMA - Resolução 102/2005 – dispõe sobre os critérios para o exercício da competência do Licenciamento Ambiental Municipal, no âmbito do estado do Rio Grande do Sul.
  • EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. 1997. Sistema Brasileiro de Classificação de Solo.  Brasília: EMBRAPA Produção de Informação; Rio de Janeiro: EMBRAPA Solos, 412 p.
  • Hawkesworth, C. J.;  Gallagher,  K.;  Kelley, S.;  Mantovani, M.,  Peate, D. W.;  Regelous, M.; Rogers, N. W. 1992.  Paraná  magmatism  and the opening of the South  Atlantic. In: Storey, Alabaster, Pankhurst (ed).  Magmatism and  the  causes of continental break-up, Geological Society Special Publication, n. 68, p.221-240.
  • IBGE. 1986. Levantamento de Recursos Naturais. Projeto RADAMBRASIL. Vol. 33. Rio de Janeiro, 796 p.
  • Mantovani, M. S. M.;  Cordani, U. G.;  Roisenberg, A. 1985. Geoquímica  isotópica em  rochas vulcânicas ácidas  da  Bacia do Paraná e implicações  genéticas associadas.  Revista Brasileira de Geociências, 15: 61-65.
  • Renne, P. R.;  Ernesto, M.;  Pacca, I. G.;  Coe, R. S.;  Glen, J. M.; Prevot, M.; Perrin, M. 1992.The  age  of  Paraná  Flood  Vulcanismo,  Rifting  of   Gondwanaland,  and  the  Jurassic-Cretaceous Boundary. Science, 258: 975- 979.
  • Roisenberg, A.; Viero, A. P. 2000. O vulcanismo mesozóico da Bacia do Paraná no Rio Grande do Sul. In: Holz, M. & De Ros, L. F. (ed). Geologia do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, CIGO/UFRGS. P. 335-354.
  • Steward, K.; Turner, S.;  Kelley, S.;  Hawkesworth, C.;  Kirstein, L.;  Mantovani, M. 1996. 3-D 40Ar - 39Ar geochronology in the Paraná continental flood basalt  province. Earth  and Planetary Letters, 143: 95-109.
  • Turner, S.; Regelous, M.; Kelley, S.; Hawkensworth, C.; Mantovani, M. 1994.  Magmatism  and continental break-up in the South Atlantic:  high  precision 40Ar - 39Ar  geochronology. Earth  and Planetary Letters, 121: 333-348.
  • VIEIRA, Lúcio Salgado; SANTOS, Paulo Cesar Tadeu C.; VIEIRA, Maria de Nazareth S. Solos: Propriedades, Classificação e Manejo, Brasília, MEC/ABEAS, 1988. 154p.
  • Convênio Estado do RS / Fundo Pró-Guaíba / CPRM – Agosto 1998 - Carta Caxias do Sul - SH.22-V-D - Escala 1: 250.000.
  • LEINZ, V. & AMARAL, S. E. Geologia Geral. São Paulo: Ed. Nacional, 8ª Ed. – 1980.
  • SOUZA, C. G. Manual Técnico em Pedologia, Rio de Janeiro: IBGE,1995

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (920.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com