TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lei da Conservação das Massas ou conservação das matérias

Por:   •  14/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUCÃO      

   Iremos nos ater à Lei da Conservação das Massas ou conservação das matérias, postulada por Lavoisier no final do século XVIII, no qual é o objeto do estudo desse experimento, pode ser explicada da seguinte forma: em uma reação química, não há a ‘criação’ nem ‘destruição’ de átomos, logo a massa do sistema é conservada. O que ocorre é o processo de desagregação de conjuntos atômicos para a formação de outros agregados atômicos, os quais são os produtos do processo. Informalmente, pode-se explicar essa lei com o enunciado “Na natureza nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma”, ou seja, o enunciado dessa lei define que a soma das massas antes da reação equivale à soma das massas após o término da reação, assim concluímos que através de uma reação de precipitação, observar e comprovar as leis das transformações químicas ou leis ponderais das reações, especificamente a Lei da Conservação de Massa de Lavoisier.

OBJETIVOS

    Provar que a lei de Lavoisier também chamada de lei da conservação das massas e verdadeira. A lei explica que as substâncias químicas quando reagem, não são perdidas, ou seja, se transformam em outras, de forma que esses elementos ainda permanecem, no entanto de forma diferente, pois seus átomos são rearranjados. “A soma das massas das substâncias reagentes é igual à soma das massas dos produtos da reação.”

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

  1. Pipetar 5 ml de solução de Na2CO3 (0,1m) e colocar em um frasco e fechar
  2. Pipetar 5 ml de solução de CaCL2 (0,1m) e colocar em um frasco e fechar
  3. Pipetar 10 ml de solução de H2SO4 (0,1m) e colocar em um frasco e fechar
  4. Pesar os 3 frascos juntos
  5. Reação 1:fora da balança, adicionar a solução de CaCL2 (0,1m) no frasco que contem a solução de Na2CO3 (0,1m) e tampar ambos os frascos e verificar a reação
  6. Pesar novamente o conjunto de frascos e anotar a massa
  7. Fora da balança, adicionar a solução de H2SO4 (0,1m) ao frasco que contem a solução formada pela reação 1. Tampar o frasco rapidamente. Observar o que ocorre.
  8. Pesar mais uma vez o conjunto e anotar a massa.

RESULTADOS

Sistema: frascos com soluções

Massa (g)

Coloração

Antes das reações

59,3844

Transparente

Após a 1º reação

59,3767

Branca

Após a 2º reação

59,2834

Transparente (com bolhas)

DISCUSSÃO

  Fazendo a primeira reação, foi possível nota uma alteração devido a formação do carbonato de cálcio (CaCO3), que é um pó branco insolúvel em água, por isso gera uma aparência esbranquiçada na solução, como pode ser observado na Reação 1.

Reação 1: Na2CO3(aq) + CaCl2(aq) → 2NaCl (aq) + CaCO3(s)

    Ao fazer a segunda reação,  percebe-se que a solução volta  a ser transparente, como seus  reagentes  no  início  do  processo, a pequena  variação  de  massa  e  relação  a   inicial  para  massa final  ocorreu  devido  ao  manuseio  dos  reagentes  de  um  frasco  para  outro  durante  o  processo e supondo  que  houve vazamento  deste  durante  a  pesagem assim  provocando  a  variação  da  massa  no  final  do  experimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (176.4 Kb)   docx (607.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com