TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REALIDADE VIRTUAL: UMA REVISÃO CRITICA DA LEITURA DA PSICOLOGIA

Por:   •  9/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.595 Palavras (19 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 19

      [pic 1]

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]


CAROLINA CLEMENTE RESENDE

REALIDADE VIRTUAL: UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA EM PSICOLOGIA

Monografia apresentada ao curso de graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília, como requisito parcial para a obtenção do Título de Psicóloga.

Orientadora: Profa.Virginia Turra

Brasília

2017


[pic 6]


[pic 7]

Monografia de autoria de Carolina Clemente Resende, intitulada REALIDADE VIRTUAL: UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA EM PSICOLOGIA, apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Psicóloga da Universidade Católica de Brasília, em 23/05/2017, defendida e aprovada pela banca examinadora abaixo assinada:

____________________________________________

Profa. Dra. Virginia Turra

Orientadora

Universidade Católica de Brasília - UCB

____________________________________________

Profa. Dra. Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione

Membro da banca

Universidade Católica de Brasília - UCB


(Carol, esta página é para você, SE QUISER, fazer uma dedicatória do seu trabalho, ou  prestar homenagem a alguém de significado especial na sua vida pessoal e/ou profissional. Se não quiser, não tem problema, então delete essa página.)

Dedicatória dedicatória dedicatória dedicatória dedicatória.


AGRADECIMENTO

Carol, aqui você coloca os seus agradecimentos, SE QUISER, não é obrigatório.


Carol, aqui você  pode colocar uma epígrafe, mas também não é obrigatória, só se quiser. É uma citação, um pensamento, algo que esteja relacionado ao trabalho. Só se rolar. Precisa colocar a fonte da citação. Se não quiser, delete essa página.


RESUMO

Referência: RESENDE, Carolina Clemente. REALIDADE VIRTUAL: UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA EM PSICOLOGIA. Defendida em 2017. Quantidade de folhas. Monografia de Conclusão de Curso. Universidade Católica de Brasília, Publicada em 2017.

Resumo com tamanho entre 150 e 500 palavras.

Palavras-chave: Realidade Virtual. Psicologia.


ABSTRACT

Resumo traduzido para o inglês com tamanho entre 150 e 500 palavras.

Keywords: traduzir para o inglês.


Carol, aqui, SE TIVER, coloque, nessa ordem:

Lista de ilustrações - só se tiver gráfico, acho que não tem

Lista de tabelas - tem tabela

Lista de abreviaturas

Lista de siglas - eu acho que tem siglas, né? Vou catando as que já estão no texto.

Lista de símbolos

Lista de siglas

ONU - Organizações das Nações Unidas

RA - Realidade Aumentada

RC - Reabilitação Cognitiva

RV - Realidade Virtual

WAN - Wide Area Networks


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO4
  2. JUSTIFICATIVA DO PROJETO5
  3. OBJETIVO GERAL11
  4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS11
  5. METODOLOGIA.........................................................................................................1
  1. FONTES................................................................................................................12
  2. ANÁLISE DOS DADOS12
  1. CRONOGRAMA15
  2. REFERÊNCIAS..........................................................................................................17


INTRODUÇÃO

A proposta deste trabalho é dar visibilidade aos recursos virtuais para a prática e pesquisa no campo da psicologia.  O virtual é apresentado como uma pulsão falsa e faz-se necessário desconstruir o que julgo ser uma falsa dicotomia entre o real e o virtual. Para isso procedeu-se uma pesquisa bibliográfica sobre as concepções do mundo online, bem como de pesquisas que mostram importantes recursos práticos para a psicologia.

Desde o surgimento da Internet, advinda da resposta dos militares dos Estados Unidos contra a iniciativa Sputnick da União Soviética em meados da guerra fria (LIMA, 2000)[1], nunca se imaginou o impacto que essa nova rede de informação teria na sociedade mundial. Os iniciadores do projeto jamais poderiam imaginar que a Internet cresceria tanto quanto hoje. A tecnologia utilizada na época para transmissão de dados foi criada com o nome de Wide Area Networks (WAN), mas a linguagem utilizada nos computadores ligados em rede era muito complicada, por isso, na época, o potencial de alastramento da Internet não podia ser imaginado (MERKLE E RICHARDSON, 2000). Atualmente com 3,2 bilhões de usuários ao redor do mundo segundo as Organizações das Nações Unidas (ONU), o avanço da Internet, principalmente a partir da década de 90, fez com que surgissem ferramentas de comunicações diversas como por exemplo os e-mails, redes sociais e os jogos online. Com isso criou-se para a humanidade um novo ambiente o qual nunca havia sido experimentado: O Ambiente Virtual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (396.6 Kb)   docx (169.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com