TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MECANIDA DOS SOLIDOS

Por:   •  21/12/2022  •  Seminário  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DO CAP 1

DISCIPLINA DE MECANICA DOS SOLIDOS

A Mecânica é uma ciência vasta e engloba diversas áreas de estudo. Nessa unidade, restringimos a análise para a estática dos corpos rígidos, em que a velocidade deles é nula e o corpo sofre deformações pequenas o suficiente para serem desprezadas. 

Dado que o corpo segue em repouso, ele deve se manter nessa situação, e as leis de Newton enunciam que para isso ocorrer a resultante das forças aplicada ao corpo, que é a soma de todas as forças aplicadas nele, deve ser zero. Se isso ocorrer, a primeira lei, que se trata do princípio da inércia, nos diz que ele permanecerá em repouso se nenhuma força resultante atuar sobre ele.

Definidos os conceitos elementais do curso, passou-se para a estática abstrata, ou cálculo vetorial, em que se definiu o conceito de grandeza vetorial e sua representação através de um vetor. Os vetores possuem algumas particularidades e as operações entre eles devem ser estudadas, pois possuem diferenças conceituais em relação a simples operações escalares.

A soma vetorial não é apenas uma soma das magnitudes de cada vetor, e sim uma composição das magnitudes, com direção e sentido de cada uma das componentes da soma. Dois métodos gráficos foram apresentados: o método do paralelogramo e o método da poligonal. O primeiro é apropriado apenas para soma de dois vetores, enquanto o segundo é mais genérico, permitindo uma soma de três ou mais componentes. Fechando esse tópico, apresentou-se o conceito de decomposição vetorial, em que um vetor pode ser separado em uma soma de dois ou mais vetores, chamados de componentes.

Passou-se para o estudo da força como um vetor, em que a representação algébrica foi apresentada, partindo do conceito de decomposição vetorial. Apresentou-se os vetores unitários îĵ e k̂ , que representam as componentes dos vetores nas direções xy e z, respectivamente; com essa representação, a soma vetorial ficou mais simples, trabalhando-se individualmente cada componente.

Por fim, consolidou-se o conceito de equilíbrio, apresentando alguns casos simples, mas de fácil visualização, de forma a deixar o leitor acostumado com representações gráficas de vetores, bem como as suas operações através da forma algébrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (301.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com