TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metrologia Industrial e Científica

Por:   •  5/10/2021  •  Abstract  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

Metrologia Industrial e Científica

1ª Lista de Exercícios

Hygor Garcia

2021.2

1 – Defina os conceitos de Medição, Mensurando e Indicação.

Medição: procedimento experimental através do qual o valor momentâneo de uma grandeza física é determinado como um múltiplo e/ou fração de 1 unidade, estabelecida por um padrão, e reconhecida internacionalmente.

Mensurando: objeto da medição, grandeza específica submetida à medição.

Indicação: é o valor de uma grandeza fornecido por um sistema de medição;

2 – Quais são as razões que justificam nossa necessidade de medidas?

A metrologia engloba aspectos teóricos e práticos da medição. Medições são  essenciais para todos os aspectos dos empreendimentos humanos, pois são  indispensáveis no controle da produção, na avaliação de processos de qualidade,  saúde e segurança, materiais, comida e tantos outros produtos a fim de garantir ao  consumidor práticas seguras de comércio entre as companhias. A necessidade de um  sistema padronizado e universal de medidas veio da dificuldade humana de mensurar  quantidades de qualquer natureza e de conversão entre uma medida e outra. O  Sistema Internacional de Unidades é hoje a forma moderna do sistema métrico que  utiliza um sistema de unidades de medida concebidos através de sete unidades  básicas. É o sistema de medição mais usado do mundo, tanto no comércio quanto na  ciência, sendo padronizado de definições de unidades de medida que visam  uniformizar e facilitar medições e relações internacionais decorrentes. A busca de  soluções para a necessidade de medir tornou a metrologia uma linguagem universal e  aceita por todos, facilitando trocas comerciais e o cotidiano das pessoas.

3 – Cite os principais fatores que causam os erros de medição.

Má definição do mensurando, imperfeições no sistema de medição, condições ambientais, procedimento de medição e a influência do operador

4 – Explique porque metrologia é uma linguagem universal?

A necessidade de medir é muito antiga e acompanha as civilizações desde sua origem. Por muito tempo, cada país e/ou localidade possuía seu próprio método de medição baseado inicialmente em partes do corpo humano como o pé, palmo, braça,  polegada e côncavo. Porém, este sistema de medição era impreciso visto as diferenças da anatomia que varia entre cada indivíduo. Este fato criou vários problemas para o comércio, pois as pessoas de determinados lugares não estavam familiarizadas com o modo de medir de outras regiões, além dos padrões serem altamente subjetivos. Quantidades de diversas naturezas eram expressas em unidades de medidas pouco confiáveis, diferentes entre si e enfrentavam a necessidade de conversão entre uma medida e outra. Levando em consideração toda esta problemática, viu-se a necessidade de padronização da medição para que em todas as localidades pudessem compreender e  colocar em prática um sistema único de medidas. 

5 – Cite um produto cuja fabricação prescinda de alguma medição.

O vidro é um exemplo de produto proveniente de medições. Isto se prova em sua  composição composta por areia, calcário, barrilha (carbonato de sódio), alumina (óxido  de alumínio) e corantes ou descorantes. A combinação destes ingredientes em contato  com altas temperaturas formam o material tão utilizado em todo o mundo. Mas para  que surja em si o vidro é necessário certa medida de cada um dos componentes  distribuídos da seguinte forma: 70% areia, 14% barrilha, 11% calcário, 2% alumia e 1%  de corantes e descorantes. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com