TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação Organizacional

Por:   •  17/11/2021  •  Monografia  •  4.231 Palavras (17 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 17

Motivação Organizacional


Bruna Márcia Lobato

Anahnguera Educacional – Taubaté

RA: 2480222003

brunalobb@gmail.com


A IMPORTÂNICA DA MOTIVAÇÃO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

RESUMO

Este trabalho é o resultado de um estudo que aborda o tema de motivação dos colaboradores  nas organizações, considerado um fator direto com elevada importância para a obtenção de resultados positivos da empresa. O problema abordado neste trabalho é: A importância da identificação dos elementos que motivam ou desmotivam os colaboradores dentro de seu ambiente de trabalho. A metodologia utilizada tem embasamento em pesquisas bibliográficas, teorias e um estudo de caso referente a uma pesquisa de clima organizacional, realizada através de um questionário de questões de múltipla escolha e também perguntas abertas que foi aplicado em 100% dos colaboradores da empresa. Os resultados apresentados em comparação à pesquisa do ano anterior e após a identificação dos elementos que desmotivam os funcionários, aplicando ações sugeridas pelos próprios colaboradores, observou-se a evolução no percentual de pessoas que se sentem motivadas e engajadas com os resultados da empresa.

Palavras-Chave: Motivação; Clima organizacional, ambiente de trabalho.

ABSTRACT

This work is the result of a study that addresses the topic of employee motivation in organizations, considering a direct factor of high importance to achieve positive results within company. The subject addressed in this work is: The importance of identifying those elements that motivate or demotivate employees within the workplace.  The methodology is based on literature searches, theories and a case study about a research of organizational climate, conducted through a questionnaire of multiple choice questions and open questions that also was applied to 100% of the company's employees. The results presented in comparison to the research of the previous year and after the identification of the elements that discourage employees, applying actions suggested by the employees themselves, observed the evolution in the percentage of people who felt motivated and engaged with the company's results.

Keywords: Motivation; Organizational environment, work environment.

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, o mercado exige um alto padrão de qualidade em serviços ou produtos com grande esforço e desempenho das empresas para gerar mais lucros, e garantir a continuidade das empresas no cenário competitivo do mercado mundial. Segundo Marras (2000) pode-se considerar que a administração estratégica de recursos humanos, é uma maneira de otimizar os resultados finais das organizações, a partir do reconhecimento da importânica que o comportamento humano e em relação à atividades desempenhada na organização.

Este trabalho aborda como tema a palavra Motivação dos colaboradores que é abrangida na gestão de recursos humano, como um fator de extrema relevância para as organizações, pois os colaboradores que são comprometidos com sua empresa, impacta diretamente nos resultados e consequentemente no sucesso e  a excelência da empresa.

O problema abordado neste trabalho é como identificar os principais elementos que motivam ou desmotivam as pessoas.

O objetivo é demonstrar a importância em identificar os principais elementos que motivam ou desmotivam os colaboradores em seu trabalho. Segundo Chiavenato (2005), a motivação dos colaboradores impulsiona suas atitudes no desempenho de suas tarefas dentro do ambiente de trabalho. No entanto, existe um interesse por parte da organização, saber quais são esses elementos que causam a falta de motivação ou desmotivação de seus funcionários para assim poder neutraliza-las ou anular as mesmas, e também conhecer os elementos que motivam os colaboradores para aprimora-las.

Trata-se então de uma pesquisa bibliográfica, embasada em teorias clássicas sobre motivação, que buscam explicar o complexo fenômeno motivacional de pessoas dentro das organizações, e aplicado um estudo de caso, com pesquisa documental realizado embasada em uma pesquisa de clima organizacional realizada numa determinada organização da cidade de Taubaté.

  1.  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Muitas empresas não demonstra a tamanha importância que esta pequena palavra tem. A motivação atualmente busca ser um impulso que naturalmente muitos buscam para atingir objetivos, planos e expectativas profissionais e também pessoais. Define o ser humano para ter sua prorpia autencidade a busca por liberdade e estabilidade.

De acordo com Marras (2000) as organizações são constituídas por pessoas, isto deixa evidente o quanto é importante e reconhecer e também investir, potencializar e reconhecer as habilidades de seus colaboradores, para que se obtenha deles o melhor desempenho em seu trabalho, que consequentemente, destaca-se a melhor atuação da empresa no mercado.  Já a visão de Dutra (2006) frisa que quando se tem alterações em padrões, ou mesmas transformações no ambiente de trabalho, como por exemplo, no desenvolvimento da propria empresa, está correlacionada com o desenvolvimento também das pessoas, ou seja, os colaboradores buscam o crecimento e valorização própria de sua carreira profissional quando com o crecimento da organização.

A dificuldade das grandes organizações está em identificar elementos motivadores e os desmotivadores que tem maior índice de relevância para os colaboradores da empresa.

Já Robbins (2002) acreditava que esta tal motivação funciona como um processo que é responsável pela direção, intensidade e até mesmo a persistência dos esforços desses individuos para buscar e alcançar seus próprios objetivos. Sendo assim, criaram-se muitas teorias, na tentativa de explicar a visão do que realmente é um processo motivacional, classificando e estudando o por que e quais eram as principais necessidades em comum ás pessoas.

Chiavenato (2005),já afirma que todas as teorias motivacionais podem ser úteis para todas organizações, diretamente aos gestores e a gestão de recursos humanos, dando-lhes o conhecimento necessário para atentar-se as necessidades humanos em seu ambiente de trabalho, tendo assim oportunidades em motivar toda a sua equipe, tendo como retorno, o comprometimento de sua equipe para alcançar os resultados positivos tanto para a empresa e quanto para os seus colaboradores.

Existem algumas teorias que são consideradas clássicas, que visam explicar o “como surge a motivação”, destaque para uma das mais conhecida e tambem ainda utilizadas, a teoria de Maslow e de Herzberg.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (556.2 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com