TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas

Por:   •  10/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: PRR – Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações II

Identificação da tarefa: Tarefa 2. Envio de arquivo

Pontuação: 20 pontos

Tarefa 2

1. Realize um estudo dirigido com o mínimo de 5 páginas e o máximo 10, baseando-se na RTP 05 – Instalações Elétricas Temporárias em Canteiros de Obras (FUNDACENTRO) e nas Normas Regulamentadoras correlatas, abordando as seguintes questões:

Considerações gerais do trabalho envolvendo eletricidade e a importância do tema;

Relacionar seis medidas de proteção coletiva e individuais para as atividades envolvendo eletricidade em canteiros de obras. Apresente suas reflexões quanto às proteções relacionadas.

Dentre as medidas de proteção coletiva, tem-se:

1. Botina de couro, solado isolante: Para proteção dos pés contra agentes agressivos e choques elétricos. Não deverá possuir componentes metálicos;

2. Luvas isolantes para eletricista: Para o uso em serviços com risco de choque elétrico em equipamentos energizados e passíveis de energização. Obs.: As luvas isolantes não devem ser utilizadas isoladamente, isto é, sem as luvas de cobertura;

3. Luvas de cobertura em vaqueta: Utilizadas para proteção das luvas isolantes;

4. Óculos de segurança: Destina-se à proteção dos olhos contra impactos mecânicos e efeitos decorrentes da irradiação solar ou do arco elétrico;

5. Capacete de segurança: Destina-se a proteger a cabeça contra impactos, quedas de objetos, contato acidental com circuitos elétricos energizados. Constituído de material isolante;

6. Cinto de segurança / tabalarte: Cinto de segurança do tipo subabdominal é destinado a equilibrar/sustentar o trabalhador em postes/torres para prevenir quedas por altura. Talabarte é complemento do cinto de segurança.

A NR-10 veda o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalações elétricas.

O que pode-se resumir a respeito dos Equipamentos de Proteção Individual, é que, em sua grande maioria, servem para minimizar os danos, e não para evitar o acidente. Tal tipo de medida deve ser a última a ser tomada quando se leva em consideração as proteções contra acidentes, conforme abaixo.

O equipamento de proteção coletiva (EPC) para eletricista é aquele destinado a garantir condições para que os trabalhadores possam desempenhar suas funções em segurança. As condições necessárias de segurança e determinações dos EPC para eletricidade são o produto de um estudo de risco, que deve ser feito por profissionais qualificados, estando relacionadas à fase de planejamento do projeto.

Quanto as medidas de proteção individual, seguem:

1. Detector de tensão: Equipamento empregado para confirmar a presença ou ausência de tensão em um circuito ou parte dele. Podem ser:

a) Do tipo de chave de fenda, para uso exclusivo em baixa tensão;

b)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com