TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas

Por:   •  14/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações II

Identificação da tarefa: Tarefa 1.2. Envio de arquivo

Pontuação: 15 pontos

Tarefa 1.2

Eletricista morre após receber descarga elétrica em Recife

Recife/PE - Um acidente deixou um homem morto no prédio Arnaldo Dubeux (Antiga Bolsa de Valores), localizado no Bairro do Recife, área central do Recife, na tarde de 15 de julho. A vítima, Rogério José Alves, de 40 anos, trabalhava como eletricista da empresa Cinzel Engenharia. Ele foi eletrocutado quando estava realizando a instalação do quadro elétrico no Centro Cultural da Caixa Econômica, que está sendo revitalizado.

De acordo com o Instituto de Criminalística (IC), o caso está sendo tratado como acidente de trabalho. "Nós recolhemos Luvas, botas e o capacete que a vítima possivelmente estaria usando", contou um agente do IC, que preferiu não se identificar. "Ainda precisamos confirmar com o SAMU, que fez os primeiros socorros, se ele realmente estaria usando os materiais de proteção".

Rogério estaria instalando bombas hidráulicas no prédio, que passa por uma revitalização em sua estrutura. "Ele estava mexendo com uma voltagem de 380 w, que é uma voltagem de nível industrial", explicou o agente do IC.

O possível motivo do acidente seria uma "fuga de corrente elétrica" pela tampa do quadro de distribuição, porém o laudo da perícia só sairá em 15 dias. A Cinzel Engenharia ainda não divulgou nenhuma nota oficial sobre o incidente. O corpo de Rogério já seguiu para o Instituto de Medicina Legal (IML).

Revista Proteção. Eletricista morre após receber descarga elétrica em Recife. Fonte: JC Online. Disponível em http://www.protecaoeventos.com.br/site/content/noticias/noticia_detalhe.php?id=JajbJyjg. Acesso em: 15 de agosto de 2019.

Esse acidente poderia ter sido evitado se tivessem sido respeitadas as proteções coletivas e individuais tratadas na Norma Regulamentadora N.º 10 – NR 10.

Com base no texto apresentado acima, no disposto na NR 10 e no conteúdo disponibilizado, discorra sobre como esse acidente poderia ter sido evitado, sob a ótica prevencionista.

É obrigatório que sejam abordados, no mínimo, os seguintes quesitos:

  1. Sistemas de proteção coletiva
  2. Sistemas de proteção individual
  3. Projetos de proteção coletiva e individual

E que sejam respondidas as perguntas a seguir:

  1. Qual é a sequência correta de procedimentos apropriados de proteção ao trabalhador que deveriam ter sido obedecidos?
  2. Somente a implantação dos projetos de proteção coletiva e individual teria sido suficiente para evitar o acidente?

O seu texto deve conter, no mínimo, 20 linhas.

Atenção: plagiar textos de outros autores ou apresentados na internet zera a sua nota. Se for necessário utilizar trechos idênticos de outros autores, inclua como citação direta ou indireta. Também não se esqueça de citá-los em sua bibliografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com