TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova de Processos de Fabricação Mecânica

Por:   •  4/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 4

A3_Processos de Fabricação Mecânica

Explique os cuidados para a operação de soldagem. Quais os principais equipamentos de proteção? *

Como o processo de soldagem envolve exposição a radiações ionizantes e partículas tóxicas, eletricidade, com risco de queimaduras é importante observar os procedimentos de segurança como evitar longos tempos na mesma posição e expostos a ruídos. utilizar os EPIs evitando acidentes e exposições que causam riscos Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos e acidentes.

Os principais equipamentos de proteção são:  óculos com lente branca, touca, capacete com lente escura, Avental de raspa, mangotes e perneiras, luvas cano longo, botas de proteção solado isolante, e protetor auricular, máscara para soldagem.

Usinagem, explique suas principais variáveis: *

Para se obter um melhor resultado no processo de usinagem é necessário ficar atento ao processo específico de usinagem adequado para a peça e pode variar de acordo com a:

 Geometria da peça, contornos, áreas planas, côncavas e convexas.

Além do tipo de peça e material a ser usinado o material da ferramenta de corte e suas trajetórias podem impactar o para o resultado do processo que também deve observar as variáveis envolvidas como:  Resistência à compressão, dureza, tenacidade da ferramenta de corte, Material da peça a ser usinada, Aplicação, Condição, tempo de usinagem, vida útil da ferramenta, qualidade de corte e acabamento superficial, estes parâmetros têm grande importância no que diz respeito aos custos e resultados do processo.

Todas essas variáveis podem ser agravadas para processos com superfícies complexas onde a qualidade também pode ser afetada pela situação em que se dá o corte pela ferramenta, para auxiliar a minimizar os impactos algumas alternativas podem ser avaliadas como: Variar a região de corte do gume da ferramenta segundo a variação do grau de inclinação da superfície ou geometria da região que está sendo usinada, influenciando no esforço do corte, bem como a associação com as outras superfícies adjacentes.

Explique as operações do Tratamento Térmico de Têmpera? *

O tratamento térmico de Têmpera tem o objetivo de aumentar a dureza, resistência à tração e a resistência ao desgaste do aço. No Tratamento Térmico de Têmpera o aço é aquecido até atingir a temperatura de austenitização, da estrutura CFC, logo após realiza um resfriamento rápido, sem contato com a curva IT obtendo a estrutura martensítica TCC. Geralmente a salmoura, água e óleo são os meios mais utilizados para realizar o resfriamento dos aços-carbonos e baixa liga. Cada aço possui se meio da Têmpera, e devido o tratamento de têmpera diminuir a resistência de impacto o aço temperado deve ser revenido.

Qual o objetivo e as transformações de fases no tratamento térmico de Têmpera? *

Austenita: Possibilita a transformação da liga em vários microconstituintes, como por exemplo a têmpera que consiste na transformação da austenita em martensita por meio de um rápido resfriamento da peça tratada termicamente.

Martensítica: Promove o aumento na dureza, Aumento na resistência à tração, redução na tenacidade. É formada quando ligas ferro - carbono austenitizadas são resfriadas rapidamente ou bruscamente, é uma estrutura monofásica (TCC).

A têmpera superficial: produz-se uma mudança da estrutura cristalina localizada somente na superfície do aço, que assim adquirirá as propriedades e característicos típicos da estrutura martensítica.

Devem ser empregados aços de 0,3% a 0,6% de teor de carbono.

  • superfícies de alta dureza e resistência ao desgaste;
  • boa resistência à fadiga por dobramento,
  • boa capacidade para resistir cargas de contato;
  • resistência satisfatória ao empenamento.

Têmpera por chama: Ocorre o aquecimento rápido, acima da temperatura crítica, a superfície a ser endurecida, por intermédio de uma chama de oxiacetileno, seguindo-se um jato de água, em forma de borrifo, de modo a produzir uma camada endurecida até a profundidade desejada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (489.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com