TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROVA PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  25/11/2014  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 3

PROCESSOS GERENCIAIS

1 - A Administração cientifica passou por 3 processos, assinale as principais características do 3º processo:

1ª- Princípio da intensificação: Consiste em diminuir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.

2ª- Principio da economicidade: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. Assim Ford conseguiu fabricar um trator ou um automóvel, vende-lo e recebe-lo antes do vencimento da matéria prima empregada na fabricação e do pagamento dos salários. Segundo Ford a velocidade de fabricação deve ser rápida. O minério sai da mina Sábado e entregue sob forma de carro na Terça feira a tarde.

3ª- Principio de produtividade: Consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período através da especialização da linha de montagem.

2- A atividade de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais entre outros mais fortes concorrentes empresas reconhecidas denomina-se:

Resp: Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes.

3 – A administração por objetivos (APO) os objetivos organizacionais podem ser divididos em:

Departamentais, individuais e organizacionais

4 – Mintzberg (2000) - conceito de aprendizagem organização:

“Estratégia Deliberada” é inerente às Escolas Prescritivas de Administração Estratégica (composta pelas Escolas de Design, Planejamento e Posicionamento), as quais enfatizam o controle em detrimento do aprendizado no processo. “Nessas escolas, a atenção organizacional está presa à realização de intenções explícitas (significando ‘implementação’), não na adaptação dessas intenções a novas compreensões” (MINTZBERG et al., 2000, p.143)

5 - Nos anos 50 Sec. XX Frederick Herzberg (teoria 2 fatores), quais fatores higiênicos estão associados:

a) Dedicação, esforço e recompensa

b) centralização, criatividade e inovação

c) conservação, participação e engajamento

d) autorrealização, saúde e qualidade de vida

e) inserção social, segurança e reconhecimento (resposta certa)

6 – Entre os teóricos da administração Henry Ford teve destaque ao afirmar que a eficiência no processo produtivo na linha de montagem se dá:

Resposta: c) pela padronização de produtos, peças a trabalhadores.

7 – Para os autores clássicos a especialização pode ocorrer em dois sentidos, vertical e horizontal é correto afirmar:

Para os autores clássicos, a especialização na organização pode dar-se em dois sentidos: vertical e horizontal.

A especialização vertical ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura.

A especialização vertical se faz à custa de um aumento de níveis hierárquicos. É um desdobramento da autoridade e por isso denominada processo escalar, pois refere-se ao crescimento da cadeia de comando.

A especialização vertical caracteriza-se sempre pelo crescimento vertical do organograma, isto é, pelo aumento do número de níveis hierárquicos.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com