TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  24/10/2019  •  Artigo  •  2.962 Palavras (12 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

O estudo aqui apresentado trata da importância da Gestão da Qualidade de Obras como elemento de desenvolvimento da Indústria da construção civil brasileira. Esse setor produtivo desempenha papel de considerável relevância para o fortalecimento da economia e do bem-estar social do país, e para que o próprio setor se mantenha perene do ponto de vista da sua capacidade produtiva é necessário que a indústria da construção civil mantenha o rigor e a eficiente aplicação dos preceitos da Gestão da Qualidade de Obras em todas as etapas da execução de projetos de construção. Para a realização do estudo se deu por meio de uma revisão de literatura em que foram consultados materiais técnicos e acadêmicos bem como artigos científicos disponibilizados eletronicamente em bases de dados especializadas no setor da construção civil. Fez-se uma análise acerca da importância da Gestão da Qualidade de Obras e os fatores que afetam a produtividade e o pleno cumprimento dos serviços constantes dos cronogramas de execução em todas as fases do projeto. Ficou demonstrado que a Gestão da Qualidade as promove a (principais fatores de risco) e a variação de custo devido a defeito de qualidade em gestão da qualidade e sugere algumas medidas proativas medidas para a melhoria da qualidade na execução fase de projetos de construção.

foi baseada na A qualidade é um dos fatores críticos no sucesso dos projetos de construção e está diretamente ligada à gestão da qualidade e ao ciclo de vida do projeto. Embora a gestão da qualidade em todas as fases do projeto ciclo de vida é importante, mas a gestão da qualidade no estágio de execução (construção) contribui significativamente na qualidade final dos projetos de construção. Este projeto enfoca principalmente a importância

Palavras chave: Gestão. Qualidade. Construção Civil. Obra.

A qualidade é um dos fatores críticos para o sucesso de projetos de construção. Qualidade dos projetos de construção, como bem como o sucesso do projeto, pode ser considerado como o cumprimento expectativas (ou seja, a satisfação) dos participantes do projeto.

A indústria da construção civil na Índia tem lutado com questões de qualidade por muitos anos. Uma quantidade significativa do orçamento é gasto anualmente em infraestrutura e outros projetos de desenvolvimento. Desde os resultados de qualidade dos projetos não estão de acordo com os padrões exigidos, construção ocorre. Consequentemente investimentos adicionais são necessários para a remoção de defeitos e serviço de manutenção. 

Um projeto de construção em sua vida útil passa por diferentes fases. As principais fases de um projeto podem ser descritas como: planejamento conceitual, estudo de viabilidade, design, compras, construção, aceitação, operação e manutenção. A qualidade dos projetos de construção está ligada a gestão da qualidade em todas as fases do ciclo de vida do projeto.

Este artigo, portanto, enfoca a gestão da qualidade na fase de execução da construção projetos. O objetivo deste trabalho é destacar a importância gestão da qualidade na fase de execução dos projetos de construção.

Durante as últimas décadas, a indústria da construção foi fortemente criticada por seu desempenho e produtividade em relação com outras indústrias. Com a volta do novo milênio, parece que a indústria da construção vai através de um intenso período de introspecção, que é exacerbada pelo aumento da mudança tecnológica e social.

Essas mudanças estão alterando o ritmo do ambiente dentro do qual a construção opera. Além disso, tais mudanças afetam extensivamente a forma como os negócios são realizados. Nenhuma organização operando na indústria da construção, seja ela grande ou pequena, privado ou público, pode ignorar sua mudança ambientes, se é para sobreviver.

Muitas das práticas de gerenciamento usadas para dar suporte organizações de construção estão sendo desafiadas. Os clientes da indústria estão avançando. Demanda de clientes melhor qualidade de serviço, edifícios mais rápidos e inovações em tecnologia. Não é por acaso que a indústria da construção civil voltado para o setor manufatureiro como ponto de referência e fonte de inovação. Conceitos de sucesso derivados de manufatura, como a Gestão da Qualidade Total (TQM), Reengenharia e Produção Lean (ou Just-in-Time), são sendo adotado e integrado na indústria da construção. Implicitamente, a implementação bem-sucedida desses conceitos é fortemente dependente de uma cultura de trabalho em equipe e cooperação níveis intra e interorganizacionais na construção.

A gestão da qualidade tem sido cada vez mais adotada empresas de construção como uma iniciativa para resolver problemas e atender às necessidades do cliente final, se uma indústria precisava adotar o conceito de QMS (Qualidade Management System) na indústria da construção. Contudo, implementar princípios do SGQ na indústria da construção é particularmente difícil por causa das muitas partes envolvidas. Nesta tese, primeiramente apresento uma breve revisão de literatura sobre gestão da qualidade na indústria da construção.

Em segundo lugar, nos concentramos no problema que define a qualidade em construção. Eu uso dados de meus estudos sobre qualidade em indústria de construção para ilustrar o problema de definir qualidade e também discutir com alguns empreiteiros. Terceiro, nós concentrar-se nos problemas de implementação da gestão da qualidade indústria de construção. Usando esses dados, eu faço alguns questionários para pesquisa de qualidade. Em quarto lugar, formam a pesquisa que eu posso facilmente prever o principal fator que afeta a qualidade construção. Em quinto lugar, o fator principal encontrado afeta a organização em termos de tempo, custo e reputação. Finalmente, o o resultado da pesquisa mostra o custo e o tempo da qualidade insuficiente.

Este projeto propõe investigar a adoção e implementação do SGQ na indústria da construção e desenvolver uma “metodologia de medição” de construção processos de satisfação do cliente e contínua melhoria. O conceito principal deste projeto de pesquisa ser para identificar "o que" processos podem ser medidos e "como" para medi-los. Para identificar os objetivos acima, literatura pesquisa, questionários e entrevistas serão utilizados. As ferramentas usado na medição será uma ou várias das “Ferramentas Qualidade Total ”, como gráficos de controle e execução, causa e diagramas de efeito, fluxogramas, folhas de verificação, diagramas de Pareto, e histogramas. Para a indústria de construção local, este projeto tem o potencial de demonstrar benefícios de usar TQM em suas organizações. Isto será realizado por mostrando que os esforços de melhoria da qualidade podem ser quantificados, medidos e analisados ​​- mostrando assim a construção empresa para melhorar continuamente em produtos e serviços para atender e até exceder as necessidades do cliente. Na Índia, especialmente Tamilnadu falta de qualidade gestão de modo a criar consciência sobre a qualidade a gestão é mais importante. Esta tese cria algumas a consciência sobre o fator principal afeta a qualidade da construção e custo de má qualidade. Outro importante ponto desta tese é comparar a gestão da qualidade entre alto nível empresas e empresas de baixo nível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com