TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade na Construção Civil

Por:   •  7/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Prova 2 –Qualidade na Construção Civil

Prof. Paulo Roberto May

Data: _27/06/2018

Aluno(a):  

Instruções e Observações:

1 – A interpretação da prova faz parte da avaliação.

2 – Não é permitido ausentar-se da sala durante a realização da avaliação, é permitida a realização da prova por alunos que cheguem até quando o primeiro aluno concluir a prova e sair da sala.

2–Nãoé permitido o uso de celulares, microcomputadores e calculadoras programáveis durante a prova.

3 – Somente será permitido consulta a apostila e materiais relacionados à disciplina.

5 –Caso tenha alguma dúvida quanto ao enunciado da questão, levante sua mão e aguarde em silêncio pelo professor.

6 – A cola será penalizada com nota zero.

1. Escolha uma empresa de construção civil, pode ser onde trabalha ou trabalhou, descreva os programas ou métodos de qualidade que a mesma utiliza ou aplica, e relacione com que foi estudado em nossa disciplina.

R: Fui surpreendido com a disciplina do prezado professor, pois trabalho no setor de obras na atual empresa, e que adotamos todos os métodos e programas que o professor nos apresentou, pois gerenciamos a obra do contorno viário de Florianópolis e como somos contratantes, é feito vários controles para verificar a eficiência de nossa contratada. E analisando a versão da apostila final, no item 4.1, onde cita 7 das principais ferramentas da qualidade, vou elencar os programas que é utilizado na empresa atual na qual eu trabalho:

1- Folha de verificação: esta ferramenta utilizamos para controlar os serviços de terraplenagem em específico a execução de aterro de nossa contratada, que com essa ferramenta conseguimos pontuar as frentes atacadas, e etapas como: lançamento, tratamento e compactação. Pontos positivos dessa ferramenta, é que consegue-se rastrear os pontos de ineficiência da contratada, como: tempo e período prolongado no apenas no tratamento, pois para o serviço de aterro, espera-se como resultado a compactação do mesmo. Abaixo segue folha de verificação modelo, lembrando que a folha é alimentada com informações apontadas nos Relatório de Diário de Obra RDO's.

[pic 2]

2- Gráfico de Pareto, utilizamos para os controle financeiros do contrato.

3- Diagrama de Causa e Efeito, muito utilizado nas reuniões de planejamento quinzenal (RPQ), onde conseguimos contabilizar os seis (06) M, o método, mão de obra, matéria prima, máquinas, meio ambiente e medida, esse controle é feito diárimante, e feito um "brainstorming" semanalmente em especial na sexta-feira.

4- Diagrama de correlação ou de dispersão, é utilizado no controle pluviométrico da obra, onde é apresentado semanalmente no gráfico de avanço físico da obra e mensalmente informado para o consórcio. Ferramenta muito importante onde consegue-se interpretar se a contratada foi prejudicada pelo fator clima - tempo ou se confirma a ineficiência da mesma.

5- Carta de controle, é utilizado para controle de situação de ofícios e também para controle de metas. Porém é muito importante para a apresentação mensal de um relatório que é encaminhado para o Órgão fiscalizador, neste caso a ANTT.

6- Ciclo PDCA, como somos contratante, fiscalizamos, e por isso trabalhamos em cima do PDCA da contratada.

7- Método 5W 2H, não trabalho diretamente com o método, no entanto, vejo meus superiores antes de tomar qualquer decisão, utilizar o método.

8- Métodos de priorização, 6 sigmas, 5S, os gerenciamentos de rotinas, todos são utilizados.

2. Escolha um processo, ou atividade, na área da construção civil e faça o planejamento desta atividade de acordo com o Método PDCA para planejamento. Assuma que algo saiu de forma não conforme (resultou em um problema) e complete o ciclo do PDCA.

R: 1- Planejamento: Aterro compactado do trecho TR 35 (192+830 até 193+200), com data de início 01.08.17 e término 01.09.17;

2- Execução: A execução será feita com a utilização dos equipamentos: três (02) rolos compactador "pata", uma (01) grade de disco, uma (01) motoniveladora, uma (01) escavadeira hidráulica, e dez (10) caminhões basculantes;

3- Verificação: Comparando os relatórios de campo e fotográficos, assim como também os apontamentos de diários de obra, constata-se a ineficiência da contratada na produção, devido ao longo período apenas tratando o material conforme é demonstrado a imagem da "questão 1", um dos motivos para o tratamento do material é a umidade do mesmo, porém no período supracitado acima houve apenas dois dias de chuva isolados e com volumes abaixo da média histórica e não justificou o tratamento do material conforme relatório de laboratório por parte da equipe de qualidade e também devido a falta de recursos.

4- Atuação corretiva: Como as metas não foram alcançadas e o planejamento está em atraso conforme o cronograma, se faz necessário o replanejamento utilizando o método PDCA, segue abaixo algumas sugestões por parte da contratante:

P- planejar: acrescentar o efetivo de mão de obra e equipamentos;

D- executar: Treinamento da equipe de frente do trabalho para aproveitar o fator clima tempo favorável e assim trabalhando em turnos extras, outro ponto importante é utilizar rolos compactadores que aumentem a produtividade, tipo os CT300, porque os utilizados são inferiores;

C- verificar: aproveitar os dias favoráveis para a compactação de aterro, conforme os relatórios de campo da equipe de qualidade;

A- agir me função dos resultados: ter estratégia para aplicar o planejado, e adotar medidas corretivas em cima da verificação dos resultados.

3. Apresente um exemplo na construção civil de um problema. Utilizando o “Método 5W2H para análise de problema (pág. 63)” faça a análise deste problema.

R: what (o que) o problema é: Fundação

who (quem) esta envolvido: equipe de projeto

where (onde) o problema acontece: falha na fundação / sondagem

when (quando) ele ocorre, desde quando: Junho/2017 - Agosto/2017

how (como) surgiu o problema: falha nas sondagens do solo local

how much (quanto) custa ter este problema: novas sondagens (contratação de equipe) novo projeto, retrabalho, tempo de trabalho e espera para alteração de projeto, replanejamento.

why (porque) ocorre o problema, causas: incapacidade técnica (sondagens), projeto, definição de sondagem.

4. Escolha uma atividade, na área da construção civil, explique como a mesma deve ser executada e faça o fluxograma da mesma (de acordo com o que foi definido na Fase 2 do Gerenciamento da Rotina).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (275.1 Kb)   docx (80.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com