TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TOLERÂNCIA DIMENSIONAL E TOLERÂNCIA DO PRODUTO

Por:   •  25/10/2017  •  Artigo  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

TOLERÂNCIA DIMENSIONAL E TOLERÂNCIA DO PRODUTO¹

*

*

*

RESUMO: Para que umaempresa possa ser competitiva nos dias atuais,é necessário buscar diferenciais para que se produza produtos com qualidade superior aos demais concorrentes, visando o mínimo de custo possível e desenvolvendo produtos cada vez mais em períodos curtos.Sendo assim, retratamos neste trabalho a importância da tolerância no processo de desenvolvimento dos produtos, capaz de atender aos requisitos anteriormente mencionados. Éum processo extremamente minucioso   executar peças com as dimensões exatas, pois todo processo de produção está sujeito a imprecisões. Podendo haver variações ou desvios de cotas que são indicadas no desenho. Então devemos determinar o desvio possível que não inutiliza a peça, este desvio chamamos de Tolerância.

Palavras-chaves: Produtos.Tolerância.Qualidade.

1 INTRODUÇÃO

As empresas que irão sobreviver no futuro são aquelas que conseguem gerar produtos com alta qualidade e baixo custo. Isso pode ser obtido ao se definir as maiores tolerâncias possíveis que cada componente permite.A crescente exigência em termos de custo, tempo de entrega e qualidade do atual mercado, impõe sobre as empresas o desafio de responderem de forma rápida e eficiente com melhores produtos, que sejam mais atraentes, personalizados, mais acessíveis, multifuncionais e principalmente, lançados no mercado antes da concorrência.

Reduzindo a variação dos processos de fabricação, a empresa pode reduzir os custos diretos e os efeitos indiretos de refugos e retrabalhos em seus processos, assegurando a qualidade nos produtos entregues aos seus clientes. Fazendo o projeto de produto ser mais tolerante às variações de processo, o gerenciamento dimensional de produtos também reduzirá custos pela redução do tempo para desenvolvimento e lançamento de novos produtos e pelo amadurecimento mais rápido de novos processos. Produtos menos sensíveis às variações dos processos de fabricação são mais confiáveis em serviço, potencializando a aumento de satisfação dos seus consumidores

A aderência ao sistema de tolerância na fase inicial do projeto passa ser uma atividade chave no desenvolvimento do produto, podendo constituir uma vantagem competitiva entre as organizações empresariais. A adoção de sistemas de tolerâncias permite a eliminação das perdas de material, a otimização do emprego de máquinas, ferramentas e dispositivos, reduzindo drasticamente os custos de produção. Neste contexto, este trabalho descreve a importância da tolerância no processo de desenvolvimento do produto.

2 TOLERÂNCIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO

        O Gerenciamento Dimensional de Produtos corresponde ao conjunto de operações sistêmicas destinadas a prever, evitar e reduzir a ocorrência de variações dimensionais que levem a não conformidades geométricas em produtos, assegurando o atendimento de requisitos estéticos e funcionais, permitindo a obtenção de alta qualidade no produto sem retrabalhos. É uma metodologia atual e muito importante para se vencer o desafio de aliar precisão de produtos com produtividade de processos e acertar da primeira vez.As tolerâncias têm um papel fundamental na engenharia dimensional, pois não existe processo de fabricação isento de desvios. Além disso, tolerâncias bem definidas garantem a intercambiabilidade das peças, sendo considerada em alguns segmentos fabris, como uma estratégia de manufatura. Devido as variações da cadeia do processo de fabricação, a solução eficaz consiste em aumentar as especificações da tolerância mantendo a função correta, o que significa tornar o projeto mais robusto.

A tolerância de acoplamento (folga e desvio) e o cálculo da rigidez estrutural (deformação elástica, desconsiderando as influências térmicas) de um produto, conferem uma correlação orientada a uma influência de análise multicritério. Quando se discute os desvios de um produto, como parte do gerenciamento da qualidade, podemos destacar quatro fases, conforme figura 01 a seguir:

FIGURA 01 – TOLERÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO

[pic 1]

Fonte: ABEPRO, 2017

3 ESTRATEGIAS DE OTIMIZAÇÃO DE TOLERÂNCIAS

        Há seis abordagens estratégicas para aumentar a qualidade e economia dos produtos, mediante desenvolvimento: Tolerâncias, Análise de tolerância, Síntese de tolerância e otimização, Alargamento da tolerância, Desvinculação da tolerância e Prevenção da tolerância.

Tolerância: Os itens de um componente, que são importantes para sua função, devem ser tolerados pelo tipo e pelo valor da sua tolerância, para que seja assegurada a função correta das peças que fazem parte do acoplamento

Análise de tolerância: A análise de tolerância pode ser dividida em análise das partes internas e análise sobre todas as partes de uma peça (produto ou componente), seguido da consequente síntese e otimização da tolerância.

FIGURA 02 – ANÁLISE DE TOLERÂNCIA, SÍNTESE E OTIMIZAÇÃO

[pic 2]

Fonte: ABEPRO, 2017

A análise de tolerância estima os efeitos da variação da manufatura sobre as dimensões da montagem do produto, ou seja, a dimensão dos comprimentos e dos ângulos envolvendo duas ou mais peças diferentes. A análise de tolerância provê uma ligação importante entre o projeto de engenharia e a manufatura, sendo uma ferramenta que quantifica o efeito da variação da montagem dos componentes sobre as especificações de performance

FIGURA 03 – TOLERÂNCIAS -  PROJETO E MANUFATURA

[pic 3]

Fonte: ABEPRO, 2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (251.9 Kb)   docx (512.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com