TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia de Pesquisa

Por:   •  14/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 7

1 APRESENTAÇÃO

O assunto escolhido para o trabalho de Engenharia Civil é Gerenciamento de Obra, que está inserido na área de Planejamento. O tema de pesquisa é Planejamento e suas ferramentas, com objetivo em gerenciar projetos.

Pode se dizer que a área de Planejamento foi a que despertou maior interesse, durante o período de graduação. A escolha do tema foi uma motivação pessoal e profissional pois em experiência profissional que obtive constatei ausência na prática deste assunto dentro do mercado de trabalho, com um estudo melhor de planejamento é possível uma otimização de serviços e tempo.

Mercantonio, (2010. Não paginado) esclarece que

Atualmente há várias metodologias de gerenciamento de projetos, ferramentas, estudos sobre o tema e mesmo assim vários projetos não são concluídos de acordo com o esperado devido ao alto grau de incertezas. Muitos são os tipos de problemas tradicionalmente relatados pelos gerentes de projetos: não cumprimento dos prazos, custos acima do orçado, escopo mal definido, qualidade inferior a contratada e falta de recursos capacitados.

Esses problemas atualmente são muito comuns e pode ser percebido facilmente, porém geralmente os tais não podem ser resolvidos tão fácil e sendo que eles apresentam apenas uma parte superficial dos problemas.

O artigo tem como função detalhar o planejamento de um projeto, de acordo com as ferramentas utilizadas para tal processo afim de minimizar problemas decorrentes da falta de gerenciamento.

 Carvalho (2007. p. 125) complementa

“Não por acaso, o gerenciamento de projetos tem adquirido relevâncias incontestes, reduzindo os riscos e o percurso para obtenção dos melhores resultados, com o maior controle, e melhores métodos, ampliando a capacidade das organizações de multiplicar-se em mais projetos simultâneos. ”

Portanto o método de gerenciamento visa reunir toda informação possível do projeto, com o propósito de criar cronogramas, alocação de recursos humanos, materiais e financeiros. O processo de planejamento consiste em sua fase inicial, sendo assim de fundamental importância.

Nesta fase analisa-se todos os aspectos do escopo, tempo, custo, qualidade, comunicações, recursos humanos, riscos, aquisições e gerenciamento das partes interessadas. Em cada processo utiliza-se ferramentas, a fim de recurso para uma melhor análise. Sejam elas:

Escopo: prepara especificação detalhada do escopo, cria e estabelece uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto), especifica como será entrega do projeto;

Tempo: planejar e gerenciar o cronograma, ferramentas de controle do cronograma, modelos;

Custos: unidades de medida, nível de exatidão, regras para medição do desempenho, relatórios, descrição dos processos;

Qualidade: análise de custo-benefício, custos da qualidade, diagramas, fluxogramas, folhas de verificação, gráfico de controle;

Comunicações: Análise de requisitos da comunicação, tecnologia das comunicações, métodos, reuniões;

Recursos humanos: organogramas e descrições de cargos, networking, teoria organizacional, reuniões;  

Riscos: técnicas analíticas, opinião especializada, reuniões;

Aquisições: análise de fazer ou comprar, pesquisa de mercado;

Gerenciamento das partes interessadas: análise das partes interessadas.

2 PROBLEMÁTICA / HIPÓTESE

Qual é a importância do planejamento, quais ferramentas disponíveis em relação a gerenciamento de obras?

3 OBJETIVO(S)

O objetivo geral da pesquisa é mostrar as ferramentas utilizadas no processo de planejamento, tal como é feito, de quais formas elas são uteis.

Os objetivos específicos são:

  • Detalhar ferramentas do planejamento e explicar sua utilização;
  • Apresentar uma melhor concepção de planejamento, atribuindo a utilização de cada recurso;
  • Exemplificar e sugerir uma elaboração do planejamento de um empreendimento, para poder estimar prazo, escopo.

4 JUSTIFICATIVA

Observa-se atualmente que há um grande número de atraso em obras e um mal gerenciamento, resultando assim em um custo no final. Pode se dizer que ocorridos deste tipo ocorre por falta de planejamento, ou uma coordenação precária.

Em um artigo realizado na revista téchne (ed. pini) de Cavalcante e Ignácio (2016) demostra um estudo feito em que revela atraso em duas obras (data centers) devido a deficiência no planejamento e no controle, podendo causar aumento de custos, indisponibilidade de equipe, e perda de credibilidade. O artigo indica que o atraso em obra está ficando cada vez mais frequente.

Conforme o artigo uma maneira de levantar a explicação do atraso é confrontar o cronograma com o decorrido fazendo assim uma análise crítica de cada etapa em que houve o atraso, ou difere do planejado. Feito isso pode-se levantar conclusões, apontar sugestões para aprimorar a análise.

Estes fatos anunciados evidenciam, o que já foi citado anteriormente.

Para que um projeto seja executado de maneira que busque o sucesso e obtém uma satisfação dos clientes e atenta os objetivos de prazo, custo e qualidade desejado, é preciso que haja um planejamento bem definido. Sem ele os riscos de não entregar um projeto no prazo aumentam consideravelmente.

Um projeto é uma sequência de atividades a serem estabelecidas conforme viabilidade e buscando sempre harmonia entre, podendo assim dizer que haja concordância para estabelecer um prazo e requisitos mínimos, sendo eles de qualidade e sustentabilidade. É função do planejamento definir qual será a ordem dessa sequência, para isso há um detalhamento minucioso do projeto, a fim de determinar quais recursos será usado, quando e onde.

Mesmo assim nem sempre acontecerá conforme idealizado, porém no processo é preciso estar preparado a quaisquer ocorrências.

5 QUADRO TEÓRICO DE REFERÊNCIA

A literatura básica selecionada para fundamentar a pesquisa contempla o livro Passo a passo do gerenciamento de projetos, de Carvalho (2007), a dissertação A corrente critica aplicada na ferramenta de gestão de projetos MS Project, de Marcantonio (2010) e a tese de doutorado Modelo de referência para o gerenciamento do processo de projeto integrado de edificações, de Romano (2003)

Para se dominar o assunto de planejamento, é fundamental conhecer e estudar os conceitos e definições básico gerenciamento de projeto, desde as ferramentas até os métodos necessário para fundamentação. A dissertação de Marcantonio (2010) escolhido possui uma quantidade enorme dessas informações e por isso fundamentará a pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (185.3 Kb)   docx (291.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com