TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Técnica Planning Poker

Por:   •  10/7/2018  •  Resenha  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

Planning Poker

A técnica Planning Poker foi definida pela primeira vez por James Grenning (2012) e foi popularizada por Mike Cohn (2005). O Planning Poker pode ser considerado uma combinação de três técnicas: opinião de especialista, analogia e desagregação [COHN, 2005] tornando essa técnica bastante iterativa e prática.

Esta técnica de estimativa consiste em obter os dados de tempo ou de complexidade através de um jogo de cartas. Segundo Cohn (2005) por ser uma técnica com boa interatividade permite que todos da equipe consigam participar sem grandes dificuldades, a ideia é levantar pontos como complexidade, tempo e esforço para o desenvolvimento daquele pacote de trabalho ou atividade.

Para a execução do Planning Poker cada participante terá um conjunto de cartas, 12 no total, numeradas na sequência Fibonacci como mostra a Figura 2.

Figura 2 – Cartas do Planning Poker.

Autor: Ritter (2014).

As cartas seguem a sequência de Fibonacci para dar distinção entre os valores, pois em uma sequência linear seria bem mais difícil de uma pessoa explicar o porquê uma estimativa é de 6 pontos e não 7. Portanto em uma sequência não linear a discussão entre o porque não é 3, mas sim 5 é bem mais mensurável [COHN, 2005].

A carta de valor 0 indica que a atividade está pronta ou é tão pequena que será feita em poucos minutos [RITTER, 2014]. As cartas cujo os valores são acima de 20 são considerados muito altos, portanto trata-se de uma atividade ou pacote de trabalho muito grande que pode não ser finalizado ou que é melhor dividi-las em tarefas menores [RITTER, 2014]. A carta com valor ‘?’ indica que o participante não tem conhecimento o suficiente para estimar, sendo necessário reexplicar em grupo a descrição daquela atividade [RITTER, 2014]. O ideal é que as estimativas estejam entre o valor 1/2 e 13 [RITTER, 2014].

O Planning Poker funciona em rodadas, como se fosse um jogo de Poker, ninguém que está participando sabe qual a carta que os outros irão mostrar como estimativas [COHN, 2015]. Assim que todos jogarem ao mesmo tempo poderá haver um intervalo muito grande entre os valores das cartas, então quem estimou o menor valor e o maior valor irão falar o porquê das cartas (explicando a complexidade, expondo uma base histórica etc.) [COHN, 2015]. Logo em seguida, quando todos estiverem dadas suas opiniões haverá uma nova rodada, e assim seguirá até não haver uma discrepância entre os valores [COHN, 2015]. É recomendado que não passe de três rodadas por atividades, se não chegarem em um consenso pode-se fazer a média dos valores ou deixar para estimar por último aquela atividade [COHN, 2015].

Ideal Day

Esta técnica de estimativa ágil faz ênfase as horas de trabalho, equivalente a um dia ideal de trabalho (Ideal Day) [MARTINS, 2017]. Segundo Cohn (2005) um dia ideal corresponde ao trabalho de um profissional de nível sênior em 8 horas de trabalho sem interrupções.

Entretanto, Cohn (2015) alerta sobre o uso dessa técnica, pois raramente um profissional consegue trabalhar sem interrupções na vida real, e, portanto, esta técnica deve ser utilizada unicamente como quantificação de tamanho e referência ideal de produtividade.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com