TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DO GÁS NATURAL VEICULAR NA CIDADE DE MANAUS - AM

Por:   •  15/9/2021  •  Artigo  •  2.958 Palavras (12 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS

CAMPUS MANAUS CENTRO

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

ALUNO: WALLACE PEREIRA DA SILVA

UTILIZAÇÃO DO GÁS NATURAL VEICULAR NA CIDADE DE MANAUS - AM

MANAUS – AMAZONAS

2021

NOME: WALLACE PEREIRA DA SILVA

UTILIZAÇÃO DO GÁS NATURAL VEICULAR NA CIDADE DE MANAUS - AM

MANAUS – AMAZONAS

2021

Ficha catalográfica

Folha de aprovação

Dedicatória

Agradecimentos

RESUMO

LISTA DE ILUSTRAÇÕES  

LISTA DE TABELAS

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

Sumário

1 INTRODUÇÃO        12

2 GÁS NATURAL VEICULAR        14

2.1 O GÁS NATURAL NO CENÁRIO BRASILEIRO        14

2.2 VANTAGENS AMBIENTAIS AO USO DO GNV        14

2.3 VANTAGENS ECONÔMICAS AO USO DO GNV        14

3 METODOLOGIA        14

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO        14

CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        14

1 INTRODUÇÃO

O gás natural passou a ganhar cada vez mais espaço na matriz energética brasileira. O número de consumidores, tanto residenciais como industriais, tem crescido dia após dia. O setor tem recebido grandes investimentos com o propósito de conseguir suprir essa demanda cada vez maior, sendo utilizado como um dos combustíveis substitutos dos dois derivados do petróleo (a gasolina e o óleo diesel) (GRAVINA, 2008).

Atualmente diversos fatores estimulam a busca por uma alternativa de combustível para veículos automotores. Uma possível escassez de petróleo ao longo dos anos devido a demanda de combustíveis gerada pelo aumento constante da frota de veículos nas ruas, o aumento no valor dos combustíveis que tem sido constante nos últimos meses e a preocupação com a emissão de poluentes no meio ambiente, são aspectos importantes que nos levam a busca por medidas que possam minimizar esses fatores (OLIVEIRA, 2018).

Neste cenário, os veículos automotores são as principais fontes de poluição dos grandes centros urbanos. Essas regiões são as que mais sofrem com a poluição atmosférica, pois é onde existem maiores números de veículos circulando em uma dada região. No transporte, a preocupação ambiental é percebida através dos limites impostos às emissões de poluentes (FERRÉ, 2019).

Então surge o gás natural como uma alternativa energética de grande apelo comercial e ambiental, pois apresenta vantagens econômicas e ambientais em relação a outras fontes de energia. Seu uso, cada vez mais difundido, vem mostrando grandes perspectivas quanto à possibilidade de se minimizar impactos ambientais, oriundos da utilização de combustíveis fósseis utilizando tecnologia disponível, barata e de fácil replicabilidade (GRAVINA, 2008).

Sendo formado quimicamente por uma mistura de hidrocarbonetos leves, que pode ser associada ou não ao petróleo. Quando utilizado como combustível automotivo, recebendo a denominação Gás Natural Veicular (GNV) apresenta vantagens ambientais e econômicas quando comparado aos seus concorrentes, gasolina e etanol hidratado. O GNV emite menos gás carbônico e, praticamente, nenhum componente particulado nem enxofre, o que justifica sua promoção por meio de políticas públicas. O preço relativo é favorável e a recuperação do investimento de conversão do veículo para GNV é proporcional à distância percorrida (MORAIS, 2013).

Diante disto, a questão econômica que motivou o consumo desta alternativa à gasolina, particularmente, em veículos de pequeno porte, como carros de passeio, acarretou em efeito direto na indústria automobilística. As montadoras brasileiras já fabricam alguns modelos com a alternativa do uso do GNV, investindo ativamente neste segmento. Isso oferece maior garantia ao carro e dispensa o inconveniente da alocação do cilindro de gás no porta-malas, como é feito no processo de conversão para o GNV, o que reduziria este espaço (CORRÊA, 2005).

TEMA

DELIMITAÇÃO DO TEMA

PROBLEMÁTICA

PERGUNTA PROBLEMA

HIPÓTESES

JUSTIFICATIVA

OBJETIVO GERAL

Investigar quais são as possíveis utilizações do gás natural veicular e suas vantagens para o Brasil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Mostrar se o uso de GNV revela uma tendência de crescimento econômico para o Brasil;
  • Relatar as vantagens ambientais do uso do GNV;
  • Analisar a experiência do Brasil no mercado de GNV, que já tem seu consumo maduro.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

INTRODUZIR

2.1 GÁS NATURAL VEICULAR

O gás natural tem ganhado cada vez mais espaço na matriz energética brasileira. O número de consumidores, tanto residenciais como industriais, tem crescido dia após dia. O setor tem recebido grandes investimentos com o propósito de conseguir suprir essa demanda cada vez maior. A utilização do gás natural tem sido um fator impulsionador dos setores em que ele gira em torno, o que impacta no desenvolvimento de municípios e estados. O gás natural tende a ser um dos combustíveis substitutos dos dois derivados do petróleo (a gasolina e o óleo diesel).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (390.2 Kb)   docx (282.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com